Multilaser Carrorama Vale a Compra?

CARRORAMA

CARRORAMA
9.2

Fácil de Instalar

10.0/10

Aplicativo Completo

10.0/10

Boas Informções

10.0/10

Não Compatível com todos os carros

8.0/10

Preço

8.0/10

Pros

  • Rápido de Instalar
  • Fácil de Usar
  • Bom conjunto de Informações
  • Preço
  • Mostra em alguns carros a % de Etanol na gasolina.

Cons

  • Depende de cada carro para mostrar as informações
  • Desliga o BT dos outros Dispositivos para se conectar
  • Falta uma lista de carros compatíveis atualizada no site

Recebi da Multilaser o Carrorama, um dispositivo que se conecta no carro para ter mais informações do carro em seu smartphone.

Se seu carro não tem um computador de bordo e ele for mais novo que 2010, o aparelho pode ser usado.

Bom o Carrorama promete mostrar dezenas de funções extras, e até a % de etanol que está no seu combustível, muito útil para saber se você que foi lá e colocou uma gasolina barata e seu carro ta falhando, se é a gasolina o problema.

Infelizmente nem tudo funciona em todos os carros, e o medidor de etanol é um deles, um dos motivos que me fez querer testar, era exatamente essa opção, mas como o aparelho, que é conectado na porta OBDII do carro, depende das informações que essa porta envia, nem todos os recursos funcionam em todos os carros, no Honda City por exemplo, justamente o recurso de % de etanol na gasolina, a Honda deixa bloqueado e o app não consegue efetuar a leitura.

Mas tirando essa parte, que não é culpa do dispositivo, o aplicativo é legal.

Temos mais uma coisa que me incomoda muito, pelo menos os modelos que eu recebi, ao ligar o app, ele DESLIGA todos os dispositivos Bluetooth que estão conectados ao celular, ou seja, quando ligo o CARRORAMA ele desconecta o rádio do carro, e meu relógio e tenho que reconectar manualmente isso.

E faltou uma página no site do fabricante mostrando CLARAMENTE o que é compatível em cada carro, existe uma tabela, mas só consegui encontrar perdendo algumas horas na internet e ela está atualizada até 2015 apenas.

Agora vamos falar do produto e do APP.

O Carrorama é um equipamento pequeno, que colocamos na porta OBDII do carro (cada carro está em um lugar, mas normalmente embaixo do volante, perto dos pedais. E se conecta com seu celular por Bluetooth

 

A instalação demora no máximo 30 segundos, e a configuração é rapida e feita direto no celular

 

Vale lembra que você precisa ter pelo menos virado a chave do carro até o pós chave, ou ligar o carro ok ?

Depois de conectado ele já exibe algumas informações:

Velocidade, RPM, Quantidade de combustível, tensão da bateria, temperatura da água e do motor, e se seu carro tiver liberado pela central, vai lhe mostrar tambem a % de etanol na gasolina, o que no City não funciona.

Esses são as principais informações que por padrão ele vai mostrar, mas ele tem muito mais que isso.

Ele pode fazer um diagnostico básico do seu carro, onde é possivel detectar algum problema.

E tem no seu menu mais umas dezenas de funções como as fotos abaixo irão mostrar:

O Aplicativo é bem completo, e o aparelho é relativamente barato, como no Brasil carros com um computador de bordo mais completo, normalmente a gente só encontra em carros mais caros, você pode ter um belo computador, as vezes bem melhor que o do carro, na tela do seu tablet ou smartphone, e ter várias informações úteis, até de qual é o defeito, em alguns casos, e não ser enganado por um mecânico que tentou se aproveitar do momento.

Recomendo?

Sem dúvida, meu carro tem computador de bordo, mas mostra apenas consumo imediato, média de consumo e temperatura ambiente, e com o Carrorama eu tenho mais recursos, uso todos? Não, mas o velocímetro é mais preciso que o do carro, pois ele vem direto da central, e a diferença, pelo menos no City é de estar no velocímetro 50KM, e no app 44, uma diferença de 6km à menos, testei isso em um radar com mostrador, e realmente a diferença é essa, ou seja, posso andar 6km mais rápido, pode parecer pouco, mas em uma viagem de 10 horas por exemplo são 6km mais rápido por hora, uma economia de 60km em tempo.

Ele não precisa ser ligado em nada, apenas na porta OBDII e o seu consumo é mínimo, e você só precisa retirar ele da porta, se for deixar seu carro parado mais de 7 dias, pois ele fica ligado full time.

E não se esqueça. Nem todas as funções do aplicativo irão funcionar em todos os carros, cada carro tem quais informações podem ou não ser liberadas, e quem faz isso é o fabricante, então pelo menos no Honda City, posso dizer que não funciona a % de Etanol no combustível, uma pena.

Vale a compra?

Se você gosta de ter mais informações do carro, gosta de brinquedinhos diferentes e ter um velocímetro digital, e mais preciso, sem dúvida que vale a pena.

Mas não esqueça, ele funciona somente em carros que tenham a porta ODBII e no Brasil carros fabricados depois de 2010.

Abraços a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here