Tempo para Leitura: 3 minutos

Hoje, no Mobile World Congress, a Nokia anunciou o que muitos esperavam, mas não como gostariamos, o Nokia X, X+ e XL,são uma família de smartphones que rodam aplicativos Android™, oferece os serviços Microsoft e a experiência da marca Nokia.

Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL foram concebidos para compor o mercado em rápido crescimento de smartphones acessíveis e fornecer uma porta de entrada para a linha Lumia e os serviços Microsoft tais como Skype, OneDrive e Outlook.com.

Stephen Elop, vice-presidente executivo da Nokia Devices & Services, comentou sobre os lançamentos: “A Nokia quer conectar o próximo bilhão de pessoas ao redor mundo, e hoje nós demonstramos como o nosso portifólio foi desenhado para que elas tenham também as melhores experiências”.

“Nossa abordagem consiste em oferecer quatro famílias de produtos, incluindo novos aparelhos de entrada, como o Nokia 220; os Asha touch, como o Nokia Asha 230; nossos smartphones Nokia X, X+ e XL, voltados principalmente aos mercados emergentes; e nosso portfólio Lumia, para os quais apresentamos importantes inovações e oferecemos total compatibilidade com a experiência Microsoft”, acrescenta Elop. 

A família Nokia X combina a qualidade e design da Nokia com a nova interface de tiles, inspirada na família Lumia. Todos os aparelhos possuem Fastlane, tela que permite facilmente escolher os aplicativos preferidos. Os usuários podem ainda acessar os apps tanto na Loja Nokia quanto em outras dezenas de lojas de aplicativos disponíveis no mercado, além de contarem com a opção de usar um cartão de memória com apps pré-carregados. O consumidor também pode aproveitar as experiências dos serviços assinados pela Nokia como o gratuito HERE Maps, com mapas offline e navegação integrados, e o Nokia MixRadio para o streaming gratuito de músicas e download de playlists. Todos os aparelhos também têm pré-instalados vários apps e games de diferentes desenvolvedores, incluindo Plants vs. Zombies 2, Viber, Vine e Twitter.

A família Nokia X também é uma forma acessível de experimentar serviços populares da Microsoft, como o OneDrive, que permite armazenamento gratuito de arquivos na nuvem. Com a compra de um modelo da família de smartphones Nokia X, em mercados selecionados, será oferecido gratuitamente um mês de ligações gratuitas ilimitadas por Skype por tempo limitado, ideal para fazer chamadas internacionais para telefones fixos em mais de 60 países e para telefones celulares em 8 países.

O primeiro smartphone da linha, o Nokia X, possui um display IPS capacitivo de 4’’ e câmera de 3MP. O Nokia X+ é otimizado para usuários multimídia que podem aproveitar ainda mais jogos, músicas, fotos e vídeos graças à sua maior capacidade de memória e armazenamento. Ambos os aparelhos X e X+ estarão disponíveis nas cores verde, vermelho fluorescente, ciano, amarelo, preto e branco.

Toda a família Nokia X conta com processador dual core Qualcomm Snapdragon e suporta dois chips, permitindo aos usuários fazerem a troca do cartão SIM para usufruírem de condições desejadas para ligações e uso de dados.

O Nokia X começa a ser vendido imediatamente, por 89 euros, nas regiões da Ásia-Pacífico, Europa, Índia, Oriente Médio e África e em seguida na América Latina. Já o Nokia X+ e o Nokia XL são esperados para chegar no início do segundo trimestre por 99 euros e 109 euros, respectivamente.

Bom pessoal, resumindo um pouco as coisas, os Nokias X, X+ e XL, estão longe do que gostaríamos, mas de certa forma é um grande passo para a Nokia, que acredito ter percebido que não tem como brigar com aparelhos android, apesar da qualidade de seus componentes, seu sistema não emplaca quase nada se comparado ao Android. Mas os aparelhos que chegam ao mercado, são fracos, e lentos, realmente para quem quer um Nokia e ter uma expêriencia de uso diferente.

Claro que eu esperava um android de verdade, mas se a gente pensar que a Microsoft concordou em colocar android em um aparelho deles, é um grande passo, e não vou duvidar se em breve a gente tenha sim um Lumia, top de linha rodando android. a Nokia vai perceber que tem um grande mercado esperando a chegada desse produto, e não acredito que deixará passar em branco essa fatia de mercado.

Quanto ao preço no Brasil eu vou arriscar entre 399 a 999 os aparelhos.

Esses aparelhos não acessam a Google Play, tampouco coisas do google, tudo é baixado pela koja Nokia, o que significa que nem todos os aplicativos e jogos estarão liberados.

O Nokia X e familia, usa uma base android modificada com cara de Windows Phone.

Apesar de estar bonito,  X e o XL, são lentos para o uso do dia a dia, mas como eu disse, em breve acho que teremos algo melhor.

Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.