Entidades, empresas e representantes do governo brasileiro participam amanhã, durante o MWC 2017, em Barcelona, da assinatura de dois ​​Memorandos de Entendimento. Um deles, voltado ao desenvolvimento da quinta geração de serviços móveis (5G). O outro, a ser assinado no mesmo local, é um Memorando de Entendimento em Internet das Coisas (IoT).

O Memorando de Entendimento em IoT será assinado entre a Câmara IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil e a Aliança para a Inovação da Internet das Coisas – AIOTI, associação independente da indústria ligada à União Europeia, que reconhecem o valor da Internet Das Coisas (IoT) para endereçar desafios mundiais e o desenvolvimento da indústria tanto nas economias emergentes como nas evoluídas, para empresas de todos os tamanhos, para o desenvolvimento tecnológico e a inovação social.

Entre as ações a serem implementadas estão a cooperação na normalização global para a IoT, a promoção conjunta de convergência e interoperabilidade em IoT e o alinhamento de estratégias para capacitar as pessoas por meio de confiança, segurança e privacidade em IoT.

O Memorando para o Desenvolvimento do 5G será assinado entre o Projeto 5G Brasil e a 5G infrastructure Association, e tem entre seus objetivos a troca de informações e programas de trabalho em áreas de interesse mútuo sobre sistemas e redes de telecomunicações em 5G, cooperação entre indústrias e organismos europeus e brasileiros, participação em fóruns de discussão para a padronização do 5G, o desenvolvimento de protótipos e elaboração de futuras normas globais sobre o tema.

O Projeto 5G Brasil conta atualmente com os seguintes participantes: Abinee, Anatel, Cetuc, ClearTech, CPqD, Ericsson, Fitec, Huawei, Inatel, Informa, MCTIC, NEC, Nokia, Oi, Qualcomm, Sindisat, SindiTelebrasil, Telebrasil, Telefônica, TIM e Trópico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.