Tempo para Leitura: 2 minutos

O encerramento do primeiro semestre de 2015 comprovou que o ano não esta fácil para as fabricantes nacionais de veículos. O mercado está em queda livre, ou se preferir mergulhando no oceano com uma ancora amarrada nas pernas.

A produção diminuiu 18,5%, se comparado com o mesmo período de 2014. No total 1,27 milhão de autoveículos produzidos, sendo que no ano passado somou 1,56 milhão.

Os licenciamentos, ou seja, o número de veículos emplacados no Brasil também caíu, 20,7%. O total foi de 1,31 milhão contra os 1,66 milhão de 2014.

Apesar da queda, um segmento causa filas nas concessionárias, o dos utilitários esportivos compactos (SUV). A febre começou em março com a chegada do Honda HR-V (preço inicial R$ 69.900).  Em seguida chegou o Jeep Renegade (preço inicial R$ 69.900), depois foi a vez da Renault reestilzar o Duster (preço inicial R$ 62.990) e a Peugeot trouxe o novíssimo 2008 (preço inicial R$ 67.190). E todos eles chegaram para combater aquele que reinava soberano no segmento, o Ford EcoSport (preço inicial R$ 67.700).

No mês de junho o Honda HR-V emplacou 5.229 unidades, o Renault Duster chegou a 3.482, seguido de perto pelo Jeep Renegade com 3.061, o Ford EcoSport somou 2.628 e o Peugeot 2008 emplacou 709 modelos.

As informações que chegam são de que as compras destes utilitários são feitas em sua maioria a vista, o que é fácil de entender, as instituições financeiras restringem o crédito, e que para conseguir o modelo da Honda, a fila de espera é de 6 meses.

Estes resultados servem apenas para confirmar que a maioria dos consumidores, aqueles que adquirem carros com preços que variam entre 30 e 45 mil, estão com o poder de compra esmagado. Precisam adiar um pouco mais o sonho de ter o carro zero.

Torque máximo

E a obrigatoriedade dos extintores de incêndio do tipo ABC, mais uma vez foi adiada. Agora a nova data é 1º de outubro. As fabricantes do produto alegam que não conseguem produzir para atender a demanda. O importante é saber que a validade do equipamento é de 5 anos. Se o de seu carro estiver vencido, substitua para não ser multado.

Mesmo com a suspensão elevada, a VW Space Cross manteve a estabilidade. Boa de guiar, o visual aventureiro urbano do exterior não é espalhafatoso. Interior confortável, tanto para motorista como passageiros, tem a sua maior qualidade no motor MSI 1.6L 16 válvulas.

A fabricante alemã ZF desenvolveu um eixo de design leve para veículos de passeio. A peça é feita de plástico reforçado com fibra de vidro e chega a ser até 6 quilos mais leve que um eixo de metal.

Por: Edison Ragassi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.