Tempo para Leitura: 15 minutos

A BMW i promoveu no dia 31 de outubro um test drive exclusivo para a imprensa automotiva com o BMW i3, em Amsterdã, na Holanda. Na ocasião, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e a performance do primeiro veículo premium totalmente elétrico de produção em série do BMW Group. Os jornalistas ainda puderam participar de diversos workshops com especialistas da marca, que abordaram assuntos como: chassi, produto, ConnectedDrive BMW i, o portfólio de produtos para mobilidade BMW i 360º Electric, design e relação custo/benefício.

bm

O BMW i3 garante a agilidade e experiência de condução eletrizante que se espera de qualquer produto da marca BMW, com emissão zero de CO2. Ao contrário dos veículos com carroceria convencional, o BMW i3 possui a inovadora arquitetura LifeDrive, constituída por duas unidades funcionais separadas. O módulo Life superior consiste em uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). Este conceito não só compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg, mas também baixa o centro de gravidade do automóvel para tornar a sua condução mais dinâmica.

Construído em alumínio, o módulo Drive inferior é formado pelo sistema de suspensão, componentes de estrutura e de impacto. É também no módulo Drive que se encontra o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio especificamente desenvolvida para o BMW i3 e o motor elétrico de alta densidade, que pesa apenas 50 kg, está acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica.

Os atributos do BMW i3 são típicos de um BMW. Tração traseira, distribuição do peso em 50:50, baixo centro de gravidade devido à localização da bateria, potência de 170 hp e torque de 250 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,2 segundos e, para retomada de 30 a 70 km/h, são necessários apenas 2,5 segundos.

Após diversos estudos e pesquisas realizadas pela matriz com o BMW ActiveE e MINI E, o BMW i3 foi desenvolvido para o ambiente urbano e possui uma autonomia entre 130 e 160 km. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40 km, respectivamente. Haverá, ainda, a versão com um extensor de autonomia, que contará com um motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cm3 e 34 hp de potência, para gerar energia à bateria. Este sistema vai elevar a autonomia do BMW i3 para aproximadamente 300 km.

“Acreditamos no potencial do mercado brasileiro para adotar o veículo elétrico e as tecnologias de vanguarda. Para o BMW Group, o futuro é agora e o Brasil é parte integral desta realidade”, comenta Carlos Cortes, gerente da BMWi no Brasil.

A comercialização do BMW i3 no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2014.

O BMW i3 é o primeiro carro premium do mundo projetado desde o início com um motor elétrico. O resultado é o prazer de dirigir da marca da BMW de forma pura, que oferece emissões zero e uma intensidade envolvente inigualável por outros veículos elétricos. Assim como a arquitetura exclusiva do veículo – toda baseada na estrutura LifeDrive e sua célula de passageiros de CFRP (plástico reforçado por fibra de carbono) – o motor elétrico, a eletrônica de potência e a bateria de íon de lítio de alta tensão foram desenvolvidos e fabricados de forma independente pelo BMW Group dentro de seu programa BMW eDrive. Isso garante que o consagrado Puro Prazer de Dirigir da BMW também seja uma característica central do primeiro carro com motor elétrico da marca BMW i. Também desempenhando seu papel neste ponto estão os sistemas de assistência ao motorista e os serviços de mobilidade do BMW ConnectedDrive e o 360° ELECTRIC projetados especificamente para o BMW i3. A integração inteligente desses recursos permite que estes acentuem a experiência premium de mobilidade totalmente elétrica em ambientes urbanos.

 bm2

O motor elétrico gera a potência de 125 kW/170 hp e um torque máximo de 250

Nm (184 lb-ft), disponível a qualquer momento. O motor pesa apenas 50 kg e possui densidade de potência e capacidade de resposta sem precedentes no mundo da mobilidade elétrica. A construção específica do motor elétrico síncrono híbrido, desenvolvido exclusivamente para o BMW i3, mantém um fluxo linear de potência dentro dos níveis mais altos da faixa de rotação. O BMW i3 acelera de 0 a 60 km/h (37 mph) em

apenas 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h (62 mph) em 7,2 segundos.

A bateria de íon de lítio permite que o BMW i3 alcance uma autonomia de 130 a 160 km (81-99 milhas) na condução diária. Esta é aumentada cerca de 20 km (12 milhas) em modo ECO PRO e a mesma distância novamente em modo ECO PRO+. Se desejar, o BMW i3 também está disponível com um motor extensor de autonomia, que mantém a carga da bateria de íon de lítio em nível constante ao estar em movimento assim que esta cai abaixo de um valor especificado. Esta função é desempenhada por um motor a gasolina de dois cilindros e 650cc com 25 kW/34 hp e instalado imediatamente adjacente ao motor elétrico, acima do eixo traseiro. O extensor de autonomia aumenta a autonomia máxima do veículo na condução do dia a dia para cerca de 300 km (aprox. 180 milhas).

O primeiro carro elétrico do mundo totalmente ligado em rede, graças ao BMW ConnectedDrive.

O BMW i3 é o primeiro carro elétrico do mundo totalmente ligado em rede. Nenhum outro modelo possui essa troca de informações de longo alcance entre o veículo, seu motorista e o mundo exterior. Um cartão SIM instalado de série no BMW i3 é a chave de acesso aos serviços BMW ConnectedDrive – em sua forma 2013 recalibrada – disponíveis para o novo modelo elétrico. Por exemplo, esta apresenta os serviços de navegação desenvolvidos especialmente para aprimorar a mobilidade elétrica, juntamente com características já conhecidas, incluindo o programa de informações Concierge Services e a função de Chamada de Emergência Inteligente. Além disso, os motoristas podem utilizar o aplicativo BMW i Remote para compartilhar informações com seu veículo a qualquer momento usando o seu smartphone. A função de navegação de pedestre guia o motorista do local de estacionamento ao destino final e vice-versa, enquanto o BMW ConnectedDrive também oferece a exclusiva orientação de rota intermodal como a primeira do mundo, e que incorpora conexões locais de transporte público no planejamento de viagens. O objetivo desta rede inteligente é permitir o máximo prazer de dirigir em um carro com zero de emissões locais.

Os serviços BMW ConnectedDrive projetados especificamente para a BMW i estão focados nas áreas de navegação e gestão de energia. O Assistente de Autonomia é responsável tanto pelo planejamento da rota como a rota durante as viagens já em curso. Se o destino programado no sistema de navegação está além da autonomia do veículo, o sistema sugere a mudança para o modo ECO PRO ou o ECO PRO+ e calcula a rota mais eficiente. Se o motorista precisar carregar a bateria em uma estação pública de carregamento, é exibida uma lista de estações disponíveis na região. O sistema de navegação do BMW i3 também possui um visor dinâmico de autonomia, que, com excepcional precisão, fornece aos motoristas informações confiáveis e atualizadas como se há carga suficiente para chegar ao destino e, em caso afirmativo, a quantidade de energia que vai restar ao final da jornada. Todos os fatores que afetam a autonomia são considerados no processo de cálculo, que é realizado em um servidor BMW e enviado ao sistema de navegação por meio do cartão SIM instalado no veículo. A leitura da autonomia, apresentada sob a forma de diagrama radial no mapa de navegação no visor central de informações, é extremamente clara.

O conexão entre o motorista e o veículo também entra em uma nova dimensão no BMW i3. O aplicativo BMW ConnectedDrive Remote para a BMW i permite o acesso com o smartphone aos dados úteis do veículo para o planejamento da viagem. Se o BMW i3 estiver ligado a uma estação de carregamento ou ao BMW i Wallbox, o fornecimento de energia pode ser controlado via smartphone, enquanto o ar condicionado e função de aquecimento para o conjunto da bateria de alta tensão também pode ser ativado remotamente. Além disso, os clientes podem usar seu smartphone para enviar destinos ao sistema de navegação do veículo. O aplicativo também mostra ao motorista as estações de carregamento (disponíveis e em uso) e estabelece se o carro ainda tem energia suficiente para chegar até estas. A exibição do limite de autonomia do veículo na tela do smartphone replica a do sistema de navegação do veículo.

O BMW i3 também está disponível com uma variedade de outros sistemas inovadores de assistência ao motorista do BMW ConnectedDrive desenvolvidos especificamente para otimizar a comodidade e a segurança em condições urbanas. Estes incluem o Driving Assistance Plus (Assistente de Condução), o Parking Assistant (Assistente de Estacionamento), a câmera de visão traseira e as Informações de limite de velocidade.

O BMW i3 é o primeiro modelo produzido em série a se beneficiar dos resultados dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento realizados pelo BMW Group como parte do projeto i e focando em soluções sustentáveis para a mobilidade no dia a dia. Seu conceito de veículo e a tecnologia do sistema propulsor se baseiam no poder de inovação da fabricante de carros premium mais bem sucedida do mundo. Isso garante que o BMW i3 seja um produto original do BMW Group e a incorporação de uma nova, e embora clássica, interpretação da BMW de mobilidade pessoal.

O motor elétrico, a eletrônica de potência e a bateria de íon de lítio desenvolvidos pelo BMW Group para o BMW i3 são exemplos da tecnologia BMW eDrive. O princípio BMW eDrive engloba qualquer conceito BMW que entrega a pura propulsão elétrica e zero emissões locais, tornando-se uma base particularmente significativa da BMW EfficientDynamics na exploração da mobilidade futura. O sistema propulsor totalmente elétrico do BMW i3 representa a expressão mais completa possível da tecnologia BMW eDrive.

O sistema DSC de série oferece todas as funções conhecidas dos atuais Modelos BMW, incluindo o Anti-lock Braking System (ABS), Controle de Frenagem em Curvas (CBC), Controle Dinâmico de Freio (DBC), Assistente de Freio (Brake Assist), Brake Standby (pré-posicionamento das lonas de freio próximo aos discos), Start-Off Assistant (para partidas em aclives), Compensação de fading dos freios (perda de eficiência devido ao aquecimento) e a função Brake Drying (para pista molhada). O modo DTC (Controle Dinâmico de Tração), ativado com o toque de um botão, aumenta os limites de intervenção do sistema de controle de estabilidade e permite um grau controlado de deslizamento das rodas de tração do BMW i3 ao arrancar na neve ou areia solta ou em saídas particularmente dinâmicas de curvas.

O BMW i3 é o primeiro carro elétrico do mundo que oferece conectividade completa. Sistemas inovadores de assistência ao motorista, em conjunto com serviços de mobilidade do BMW ConnectedDrive que foram especialmente adaptados para a tecnologia de propulsão totalmente elétrica servem para otimizar a segurança, conveniência e utilidade de produtos de informação e entretenimento no veículo, bem como proporcionar as condições ideais para completar as jornadas diárias com emissões zero. O BMW ConnectedDrive é exclusivo na forma de ajudar motoristas a implementar seus planos de mobilidade para combinar sustentabilidade e prazer de dirigir em perfeita harmonia.

Os serviços de navegação que foram desenvolvidos de acordo com o propósito com as demandas de mobilidade elétrica em mente complementam os produtos comprovados do portfólio BMW ConnectedDrive lançado em 2013. Estes incluem serviços de mobilidade, como Concierge Services para informações e a função de Chamada de Emergência Inteligente, junto a uma variedade de sistemas inovadores de assistência ao motorista que contribuem efetivamente para melhorar a conveniência e a segurança de mobilidade urbana. O acesso aos serviços BMW ConnectedDrive é garantido através de um cartão SIM instalado de série no veículo.

A conectividade entre o motorista e o carro também foi levada a uma nova dimensão no BMW i3. O aplicativo BMW ConnectedDrive Remote para a BMW i também deixa os dados do veículo usados para o planejamento da mobilidade disponíveis no smartphone do cliente. Juntamente com a função de navegação de pedestre para mostrar o caminho do estacionamento ao destino final e vice-versa, o BMW ConnectedDrive também possui um recurso exclusivo de orientação de rota intermodal capaz de incorporar conexões de transporte público local no planejamento da mobilidade. Os serviços BMW ConnectedDrive para a BMW i orienta os clientes a qualquer destino com precisão e eficiência. É possível traçar a rota para o BMW i3 da garagem ao local de estacionamento, auxiliar o motorista a trocar para a linha correta de ônibus ou de metro, e ajudar a completar a etapa final da jornada a pé.

O Drive Assistant Plus disponível como opcional para o BMW i3 compreende Alerta de Colisão com função de ativação de freio, que é acionado em velocidades até 60 km/h (aprox. 37 mph) e é capaz de responder a veículos parados e móveis à frente, bem como a pedestres. Também acompanha o Active Cruise Control, incluindo a função Stop & Go. Além de avisos visuais e sonoros, o sistema é ainda capaz de frear o veículo sozinho, se necessário, com um máximo de potência de frenagem. O Assistente de Estacionamento pode também ser encontrado na lista de opcionais extras e realizar as manobras de direção, ao mesmo tempo em que controla o acelerador, freio e seleção da marcha, permitindo a baliza totalmente automatizada do BMW i3. Há também a opção de uma câmera de visão traseira do BMW i3 complementar ao Controle de Distância de Estacionamento (PDC) com sensores traseiros de série. Outro prático opcional extra é o Traffic Jam Assistant (Assistente de Congestionamento), que permite que o motorista delegue tarefas de arrancar, frear e esterçar para manter o veículo na faixa. Além disso, o sistema de Informações do Limite de Velocidade também é oferecido em conjunto com o sistema de navegação.

Os vários serviços de mobilidade do BMW ConnectedDrive e do 360° ELECTRIC que foram especialmente desenvolvidos para a BMW i focam em aspectos de navegação e gestão de energia. A ampla troca de informações entre o motorista e o veículo permite que os atuais requisitos de mobilidade sejam confrontados com os recursos de energia disponíveis. Em condições cotidianas, um BMW i3 totalmente carregado é capaz de cobrir uma distância de 130 a 160 km (80 – 100 milhas) antes de precisar ser conectado a uma fonte de alimentação novamente. Os testes de campo realizados como parte do projeto i, que envolveu mais de 1.000 clientes de teste e registraram mais de 20 milhões de quilômetros (aprox. 12.500 milhões de milhas) de condução real, revelaram que esta autonomia de condução é mais que suficiente para as necessidades de mobilidade do dia a dia em ambientes urbanos, onde a distância média percorrida diariamente é de cerca de 45 km (aprox. 28 milhas). Os serviços de mobilidade BMW ConnectedDrive incluídos de série no BMW i3 ajudam a adaptar esta compatibilidade geral para qualquer situação de condução individual. A conectividade inteligente abre caminho para o máximo prazer de dirigir em um carro cujo sistema de propulsão produz zero de emissões locais.

Preciso, atualizado e confiável: sistema de navegação com exibição dinâmica da autonomia.

O BMW i3 pode ser opcionalmente equipado com um sistema de navegação cuja funcionalidade foi estendida para incluir os serviços BMW ConnectedDrive desenvolvidos especificamente para a BMW i. O Assistente de Autonomia de Condução é de valor inestimável para o planejamento de rotas e a viagem atual. Se o destino selecionado no sistema de navegação está além da autonomia atual do veículo, este auxilia o motorista, sugerindo a mudança para o modo ECO PRO ou ECO PRO+, e também calcula uma rota alternativa mais eficiente. E se a bateria tiver de ser recarregada em uma estação pública de carregamento, o motorista pode escolher as estações disponíveis na região.

Outro elemento fundamental da unidade de navegação em rede é a exibição dinâmica da autonomia, que mostra as informações notavelmente precisas, atualizadas e confiáveis levando em conta todas as variáveis relevantes. A situação da carga da bateria, o estilo de condução, a atividade das funções elétricas de conforto e o modo de condução selecionado são levados em conta para o cálculo, juntamente com a topografia do percurso, os níveis atuais de tráfego e da temperatura externa. Portanto, o sistema é capaz de fazer provisão para energia extra necessária para um aclive próximo, tráfego lento ou congestionamento na rota selecionada, e reduzir adequadamente o cálculo da autonomia. As informações detalhadas de trânsito em tempo real e atualizadas a cada minuto fornecidas pelo sistema RTTI também são acrescentadas à equação. As informações são analisadas e avaliadas a nível central pelo servidor BMW ConnectedDrive em constante comunicação com o veículo. O cartão SIM instalado no BMW i3 garante uma conexão confiável entre o veículo e o servidor BMW ConnectedDrive.

A exibição dinâmica de autonomia é visualizada no visor central de informações do BMW i3 como um contorno periférico dentro do mapa de navegação. Tomando a atual localização do veículo como um ponto de partida, todos os pontos que podem ser alcançados nos vários modos de condução são apresentados na forma de um diagrama radial da autonomia.

Serviços BMW ConnectedDrive permitem o planejamento de mobilidade para o destino atual e além.

Além das informações necessárias para a orientação de rota atualmente em progresso, o sistema de navegação também auxilia o motorista a planejar as exigências de mobilidade além do seu destino atual. Com o propósito de gestão de energia, não são levados em conta somente os atuais níveis de capacidade da bateria, mas as várias opções de carregamento também são consideradas. A bateria de íon de lítio no BMW i3 pode ser recarregada em qualquer tomada doméstica padrão para o máximo de flexibilidade, desde que o cabo de carregamento para a conexão à rede elétrica esteja sempre no veículo. No entanto, os níveis de energia podem ser carregados de maneira rápida e conveniente em uma das estações de carregamento especialmente projetadas para veículos elétricos. O Serviços BMW ConnectedDrive ajuda o motorista a identificar rapidamente os pontos de carregamento, exibindo no mapa de navegação todas as estações de carregamento disponíveis ao longo do percurso ou nas proximidades do destino.

Da  mesma forma que pontos de interesse, como restaurantes, hotéis e atrações turísticas são visualizados, estações de carregamento e estacionamentos também podem ser exibidas no visor de informações, se desejado. O motorista pode ver quais estacionamentos e estações de carregamento estão cheias ou possuem vaga e as informações são constantemente atualizadas pela conexão com o servidor BMW. E não deve demorar muito para os motoristas poderem reservar uma vaga em uma estação de carregamento do conforto de seu veículo. O conceito de conectividade completa também oferece aos clientes a opção de reservar estes e outros produtos do BMW ConnectedDrive após a entrega do seu veículo.

O servidor BMW ConnectedDrive, adicionalmente, fornece dados atualizados a cada minuto indicando se potenciais estações de carregamento irão realmente possuir vagas disponíveis na chegada. Por exemplo, os motoristas podem, com antecedência, ligar para uma estação localizada próxima ao destino da viagem. O sistema também informa sobre o tempo de carga necessário antes de iniciar a viagem de volta ou a continuação da viagem para o próximo destino. A quantidade de funções oferecidas pelo sistema de navegação com os serviços BMW ConnectedDrive específicos para sua BMW i possibilita planejar viagens usando somente energia elétrica com excelente precisão, confiabilidade e conveniência.

Conexão inteligente entre o motorista e o veículo: o aplicativo BMW ConnectedDrive Remote para o BMW i.

As informações de planejamento de mobilidade fornecidas são disponibilizadas no smartphone do cliente, bem como no veículo. Esta conectividade é fornecida por um aplicativo desenvolvido especialmente para a BMW i para telefones móveis com os sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo é uma versão melhorada dos serviços remotos oferecidos pelo BMW ConnectedDrive.

O aplicativo Remote para a BMW i permite que os motoristas acessem os dados do veículo e informações relevantes sobre o planejamento de rotas a qualquer momento. O motorista também pode usar o aplicativo para exibição das estações de carregamento que estão cheias ou possuem vagas, e verificar se estão localizadas no limite da autonomia atual do veículo. Para este fim, a extensão da autonomia também é exibida, assim como no sistema de navegação do veículo. Esta forma altamente inteligente de conectividade permite que motoristas verifiquem a situação de seu BMW i3 e até mesmo planejem as próximas viagens enquanto estiverem longe de seu veículo – seja em casa, no trabalho ou a caminho do estacionamento. Uma visão em tempo real das estações de carregamento e estacionamento também pode ser encontrada on-line no portal do cliente BMW ConnectedDrive. Os locais de recarga da rede ChargeNow de estações de carregamento também são exibidos.

Se o veículo estiver conectado a uma estação pública de carregamento ou o BMW i Wallbox, o procedimento de carregamento pode ser controlado remotamente e usando uma função de temporizador. Um gráfico de cálculo da autonomia idêntico ao do veículo pode ser visualizado no smartphone também. O aplicativo BMW i também pode ser usado para pesquisar e selecionar um destino de navegação ou uma estação de carregamento livre e, em seguida, importar as informações ao sistema do veículo. Além disso, as estações de carregamento disponíveis ao longo do percurso e nas proximidades do destino também são visualizadas no aplicativo BMW i, assim como no visor de informações do veículo. Isso permite que o motorista não só planeje a próxima viagem em tempo útil e com previsão, mas também faça os preparativos adequados para as outras exigências de mobilidade além do futuro imediato.

Os motoristas têm, além disso, a capacidade de controlar não só o processo de carregamento remotamente, mas também a preparação prévia do veículo. Se o BMW i3 estiver conectado a uma estação de carregamento ou ao BMW i Wallbox, o fornecimento de energia pode ser controlado do smartphone. O ar condicionado do veículo e o aquecimento da bateria de alta tensão também pode ser ativado remotamente. O pré-aquecimento da bateria garante a situação operacional ideal para desempenho, autonomia e durabilidade da bateria, mesmo a baixas temperaturas ambientes. Há também a opção de programar o processo de carregamento usando o aplicativo para que o carregamento ocorra quando a energia elétrica for mais barata, por exemplo, usando as tarifas fora de pico durante a noite, se for o caso.

Planejamento de rota intermodal: serviços de mobilidade BMW i leva você ao seu destino de forma eficiente e fácil.

Após deixar o veículo no estacionamento selecionado, os clientes podem usar a função de navegação de pedestre integrada no aplicativo BMW i para guiá-los ao seu destino final. O destino de navegação selecionado pelo motorista no veículo é automaticamente transferido para o aplicativo BMW i através do servidor BMW ConnectedDrive para que a orientação de rota possa continuar no smartphone. O sistema de navegação desenvolvido especificamente para a BMW i e as demandas de viagens em centros urbanos também apresenta uma função exclusiva de planejamento da rota intermodal.

Esta função também inclui redes de transportes públicos locais, permitindo que as conexões de transportes disponíveis sejam incorporadas no planejamento de rota, se necessário e exibido no sistema de navegação do BMW i3 em trânsito. Isso dá aos motoristas a opção de selecionar uma rota intermodal enquanto dirigem seu BMW i3, inicialmente sendo direcionados a um estacionamento público pelo sistema de navegação. Após deixar o veículo, o aplicativo BMW i é agora usado para guiá-los primeiro à linha correta de ônibus ou de metro, em seguida, ao seu destino para completar a etapa final da jornada a pé. Ao retornar são guiados por todo o caminho de volta ao seu carro novamente. O aplicativo permite que os motoristas vejam onde deixaram o veículo estacionado a qualquer momento.

Ao completar a jornada, os clientes podem comparar a eficiência de seu estilo de condução anonimamente com o de outros usuários do BMW i3. Ao mesmo tempo, recebem outras indicações de melhora da eficiência, bem como dicas para aperfeiçoar a forma como dirigem.

Além disso, a BMW i oferece serviços pioneiros de mobilidade abrangidos pelo 360° ELECTRIC que pode ser incorporado ao planejamento da mobilidade do cliente. Estes incluem o serviço premium DriveNow de compartilhamento de veículo, disponível na Alemanha desde 2011 e em San Francisco desde setembro de 2012. Foi aqui que o ParkNow também foi apresentado como o primeiro do mundo, permitindo que vagas de estacionamento sejam reservadas por um aplicativo no smartphone.

O ParkNow e outros serviços são oferecidos aos clientes por meio do BMW ConnectedDrive e disponibilizados para uso em seu sistema de navegação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.