A E.life, e a Contexto Estratégia, empresa especialista em estratégias politicas, lançam dia 06 de novembro, em Brasília, o Big Data Eleitoral. Trata-se de uma base de dados crescente e contínua, com milhões de informações classificadas e analisadas por diferentes tipos de hábitos e padrões de comportamento de eleitores e políticos nas redes sociais.

 O Big Data Eleitoral foi planejado para ser um instrumento de aproximação entre os políticos e a sociedade, pelo conceito de “tribos de interesses”. De um lado, o serviço incorpora a infraestrutura de big data da E.life e a sua ferramenta de business intelligence Buzzmonitor. Por outro, a Contexto integra ao serviço Big Data Eleitoral sua experiência em aplicar e analisar pesquisas quantitativas e qualitativas para traçar estratégias políticas.

Para Alessandro Lima, CEO da E.life, “o Big Data Eleitoral incorpora o conhecimento e a capacidade da empresa em monitorar e analisar grandes volumes de dados nas mídias sociais, como os mais de um milhão de publicações por dia em finais de novela, em disputas de futebol e na própria base de informações sobre os movimentos políticos brasileiros”, revela.

 “Hoje, não é mais possível fazer política sem considerar as manifestações e atividades em redes sociais”, afirma Adriano Oliveira, doutor em ciência política, professor da UFPE e sócio-cotista da Contexto Estratégia, para ressaltar a importância da parceria com a E.life.

Baseado na ferramenta Buzzmonitor, da E.life, o serviço Big Data Eleitoral coleta, classifica e analisa os desejos da sociedade, o comportamento de eleitores e políticos e os movimentos sociais que tenham quaisquer relações com o tema. E ainda pode ser utilizado tanto pela sociedade (em versão gratuita para até 6 mil dados na versão freemium) como por candidatos, partidos e governos.

Aos candidatos às eleições de 2014 o Big Data Eleitoral oferece uma ampla gama de informações aprofundadas, classificadas e analisadas – todas disponibilizadas pelos próprios eleitores em seus perfis públicos e comparadas a resultados de pesquisas quantitativas e qualitativas. Com isso, os candidatos poderão criar programas e estratégias de conquista dos eleitores que correspondam aos anseios dessa sociedade que se manifesta nas redes sociais.

A E.life calcula que serão analisados milhões de dados e milhares de pessoas por dia entre Twitter e Facebook, um volume sempre crescente, à medida que as eleições se aproximam.

 

Tribos de interesse mais influentes

O Big Data Eleitoral também pode ser um instrumento para a sociedade monitorar e influenciar o processo eleitoral. Além de ter suas publicações analisadas e organizadas para melhor compreensão dos políticos, cada cidadão pode monitorar assuntos e pessoas de seu interesse. Para isso, basta usar, por tempo indeterminado, a versão gratuita do Buzzmonitor.

 

Políticos monitorados

Faz parte, também, do Big Data Eleitoral o monitoramento do Twitter de alguns políticos brasileiros com o objetivo de analisar suas principais citações, participações e interações nessa rede social, de 11 de setembro de 2013 até as eleições de 2014. (lista abaixo).

Metodologia

A metodologia utilizada pelo Big Data Eleitoral envolve indicadores como pesquisas eleitorais quantitativas, pesquisas qualitativas e dados agregados das redes sociais.

Lista dos políticos monitorados

Possíveis candidatos à Presidência 2014:  Partido  Estado
Aécio Neves PSDB  
Dilma Rousseff PT  
Eduardo Campos PSB  
Marina Silva Rede/ PSB  
Prefeitos    
Fernando Haddad PT São Paulo
Eduardo Paes PMDB Rio de Janeiro
Márcio Lacerda PSB Belo Horizonte
Gustavo Fruet PDT Curitiba
José Fortunati PDT Porto Alegre
Antônio Carlos Magalhães Neto DEM Salvador
Geraldo Júlio PSB Recife
Roberto Cláudio PSB Fortaleza
Arthur Virgílio Neto PSDB Manaus
Governadores    
Geraldo Alckmin PSDB São Paulo
Sérgio Cabral Filho PMDB Rio de Janeiro
Antônio Anastasia PSDB Minas Gerais
Beto Richa PSDB Paraná
Tarso Genro PT Rio Grande do Sul
Jaques Wagner PT Bahia
Eduardo Campos PSB Pernambuco
Cid Gomes PSB Ceará
Agnelo Queiroz PT Distrito Federal
Omar Aziz PMN Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.