Tempo para Leitura: 5 minutos

Bom, pra variar a gente sempre avisa aqui no começo né, nosso foco não é motor, cambio e etc, parte mecânica a gente deixa pra quem entende ok?

Recebemos o novo ka no fim do ano passado, a versão Hatch, SEL, completa, para poder brincar um pouco com o carrinho.

Mas antes de falar do novo modelo é legal a gente lembrar a evolução do Ka, que foi bem radical, o novo modelo nada lembra a primeira geração, que apesar de muita gente não gostar, eu adorava hahaha.

geracaoka

O modelo atual nem de longe lembra o Ka original, nem por fora nem por dentro.

Hoje o novo Ka é um carro moderno, com linhas atuais, um carro que cresceu ao longo do tempo e amadureceu. Apesar de ser vendido como carro popular, hoje o Ka de popular praticamente não tem nada. nem o preço, que para que fosse melhorado em tudo, teve que subir. mas ainda assim é um carro da linha de entrada, mas com cara, jeito e itens de carros bem acima de sua categoria.

O novo Ka, segue a linha mundial da Ford, pois é um carro Global, o que significa que teoricamente é o mesmo carro no mundo todo, com apenas algumas mudanças para determinadas regiões, isso é bem legal, pois pelo menos nosso carro é atual, e tenho que falar, ficou muito bonito.

Não sou fã de carro 1.0, muito menos de cambio manual, e apesar de pra mim, o Ka não ter despertado desejo de compra, não posso deixar de falar que seu motor 1.0 de 3 cilindros, anda bem na cidade, o carro não é  xoxo, tem uma saída razoável e é esperto nas ruas de Sampa, na subida? bom na subida não tem jeito 4 pessoas e o carro pede a primeira marcha, mas ele é um carro 1.0 então não podemos esperar milagres.

Seu cambio manual de 5 marchas é preciso, sem espaço para erro na hora de trocar a marcha.

Mas Richard porque você disse que não compraria logo de cara?

Ok, ainda não falei tudo sobre o carro, mas eu tenho como pré requisito, carro 1.8 ou 2.0, mesmo sabendo que bebe muito, e obrigatoriamente que seja automático, qualquer outro carro fora desses padrões ficam de fora da minha lista, mas isso não quer dizer que eu não goste do carro, apenas não se enquadra no meu perfil de compra, da mesma forma que o próximo texto que será sobre a Land Rover Evoque, ela tem tudo que eu gosto em um carro, mas também não se enquadra no meu perfil, mas desta vez pelo preço hahaha, ou seja, temos poder de escolha, e temos que adequar isso na hora da compra, mas se o Ka fosse 1.6 automático, provavelmente entrava na lista como segundo carro pra mim.

Mas voltando ao Ka, por fora, ele é um carro médio, que se adapta bem pra SP, pois é fácil arrumar vaga pro tamanho dele, com sua direção elétrica fica muito fácil de manobrar o carro, fica muito leve.

A versão que recebi é a TOP, ou seja vem com tudo que tem direito, rodas de liga leve aro 15, que pra mim é o mínimo de tamanho descente pra carro, rodas 14, 13 e 12 ficam horríveis em qualquer carro.

Farol de Milha, vidros elétricos, Sync, assistente de rampa que impede que o carro volte pra trás na subida e isso é bem legal pois veio em um carro sem ser top de linha da marca.

Falando nele, quem nunca ficou com o pé na embreagem, segurando o carro na subida que atire a primeira pedra, mas não vale quem só usa carro automático hahaha, sério puxar freio de mão e segurar depois no pé é algo comum, mas que detona todo o carro, com o assistente de rampa, esse problema está resolvido. só parar, puxar o freio de mão e esperar o farol abrir, solta o freio de mão engata e vai tranquilo, pois ele segura o carro por uns 5 segundos para que você possa sair tranquilamente, sem ficar forçando o carro ou preocupado hahaha. nota 10 pra isso.

Vem com o Ford Sync completo, onde podemos conectar o celular para falar, escutar musicas, e usar alguns aplicativos, eu usei o Spotify e funcionou perfeito. rápido e sem complicação pra fazer.

O novo Ka é bem completo, claro, a versão SEL é a mais completa, mas a diferença de preço entre o básico e ele é de cerca de 5 mil reais, pode parecer muito, mas vale o investimento, é um carro econômico, bem acabado e muito bonito, se você pretende trocar de carro e seu valor de investimento vai até 45 mil, da uma olhada no Ka, que pode ser que você encontre um carro que tem um bom conjunto de carro top, em relação a alguns concorrentes com o mesmo preço.

Dirigir o Ka foi bem gostoso, o carro é macio, os bancos são confortáveis, o ar condicionado GELA mesmo, e nesse calor nada melhor que um ar que funciona bem, e rápido. Tem bom espaço para as pernas, mesmo no banco traseiro, o porta malas não é enorme, mas atende bem uma família pequena.

Faltou no Ka ajuste elétrico do espelho retrovisor, pois o restante vem tudo, computador de bordo com informações básicas do carro, aviso para troca de marcha para economizar combustível, desembaçador traseiro, enfim, o carro vem com itens de conforto que não se encontra em modelos de entrada normalmente. Principalmente o Radio com Bluetooth desde a versão de entrada, quem ainda não usou um assim, pode pensar, mas isso não é algo que vale a pena, mas eu digo, dirigir sem precisar pegar no celular para atender ligação é maravilhoso hahaha. Quem sabe em um futuro próximo teremos algo para ler as mensagens do Whats por exemplo e podermos responder por voz.

Se por um lado eu não desejei o Ka, a Fetanaka amou, de todos os carros que passaram por aqui, e não foram poucos, desde supercarros, a populares, foi o único que ela realmente desejou, ao ponto de irmos na concessionaria ver o carro para comprar, mas para o azar dela, o carro estava esgotado e sem previsão de chegada rápida. E na rua, vendo muitas pessoas já com o Ka resolvi ser meio cara de pau e perguntar porque o Ka? O que não gostou do Ka?

Achei 11 pessoas que toparam me responder, e a maioria mulher. mas a primeira resposta foi praticamente a mesma por todos, porque ficou lindo, porque eu já tinha um antigo, ou porque já tinha um Ford e mudou para um modelo novo.

Já a segunda pergunta, praticamente todos falaram a mesma coisa Faltou espelho elétrico, e 2 pessoas reclamaram do valor do seguro.

Mas valor do seguro vai variar de acordo com seu uso, onde mora, idade e etc, então não podemos levar em consideração, mas engraçado ver que algo simples, foi lembrado como a parte que faltou, ou seja quase todos que estavam com o Ka, falaram do espelho.

Quando pego um carro eu normalmente mostro para a maior quantidade de pessoas possível para saber o que acham, e a mesma coisa foi comigo, quando sentou no carro e foi ajustar as coisas, faltou o espelho elétrico.

Enfim, o novo Ka tem tudo para ser um sucesso, e hoje, a única coisa que lembra o bom e velho Ka é o nome mesmo, pois o resto é um carro totalmente novo.

Abraços a todos.

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Prezados, venho adquirindo veículos da FORD já há anos e pesquisei desde MARÇO/2014 sobre o NOVO KA, estive no lançamento em Trancoso e assim que disponibilizaram na loja fiz a aquisição no dia 30/08/14 recebendo o veículo no dia 04/09/2014. Tinha ciência que teria problemas já que todo lançamento saí meio como teste e equipe de manutenção ainda não esta totalmente preparada e peças de reposição não disponíveis com facilidade e rapidez. Até aí dou razão e imaginava ao adquirir o veiculo. Acontece que saí da concessionária dia 04/09, dia 18/09 retornei com o primeiro problema que aparentemente foi ajustado. 02 dias depois ou seja, 20/09 veículo voltou guinchado para loja novamente só me sendo entregue dia 15/10/14, ou seja só aí mais de 20 dias sem um veiculo que adquiri 0 KM. Todas as situações a concessionária se localiza a mais de 80 Km de onde resido onde nessas idas e vindas além de tudo tive as despesas de combustível. De repente para minha surpresa num período de maior trabalho já que gerencio um Hotel em destino turístico em uma bela semana de chuva descubro meus carpetes molhados, ou seja um novo problema: VAZAMENTO E CARRO ALAGADO, justo quando o meu ir e vir é necessário para possíveis soluções de problemas no Hotel. Dia 18/12 carro vai novamente para a concessionária em busca de descobrir qual o problema. Solicito o tão oferecido CARRO RESERVA oferecido pela TAL GARANTIA e o mesmo é negado sendo eu pelas minhas necessidades obrigado a ter custos de aluguel de veiculo pela minha necessidade de plantão de Natal em meu trabalho. Somente dia 26/12 descobrem o defeito e informam que como carro está andando tenho que buscá-lo e aguardar as peças de reposição tendo que ficar com carro exposto a chuva e todo alagamento interno que causava mau cheiro até o dia 26/01/2015 que foi quando chegaram as peças e tive de gastar combustível, perder tempo de trabalho em plena Alta Temporada, para mais uma saga de 80km até a loja. Chego e fico o dia inteiro na cidade aguardando instalação do supunham ser o defeito. Me entregam o carro porem o período era somente de SOL e não tinha como ter a certeza do serviço corrigido. Para minha surpresa dia 05/02/2015 vem enfim uma chuva e daí o resultado: DEFEITO NÃO FOI CORRIGIDO TEREI DE FAZER TODA SAGA ATÉ CONCESSIONÁRIA NOVAMENTE PARA DESCOBRIREM QUAL É O REAL PROBLEMA, ESPERAR VIR PEÇA, E O DEVIDO AJUSTE. Até lá para uma pessoa que adquiriu um veiculo 0 Km, passar todos os transtornos de não ter como me locomover durante o carnaval para plantão no Hotel e AGUARDAR. Sabia na aquisição que teria problemas mas não imaginava tantos e sem apoio algum por parte da Distribuidora, concessionaria, garantia e vendedor principalmente para quem já vinha com outros veículos da marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.