Tempo para Leitura: 7 minutos

A PEUGEOT lança no país o Novo 208. A linha 2017 do hatch compacto premium consagra o i-cockpit como o grande diferencial da PEUGEOT no mercado e expressa de forma fiel a nova fase da empresa e a mudança pela qual passou seu portfólio de produtos: atualmente é a mais moderna gama de automóveis já oferecida pela Marca no Brasil.

Além de comercializar veículos cada vez mais equipados, destinados a clientes que buscam refinamento, qualidade e tecnologia, no Novo 208 cada elemento de sua concepção foi pensado para proporcionar aos motoristas e passageiros uma experiência surpreendente a bordo do modelo.

A começar pelo i-Cockpit, que propõe uma ruptura com o tradicional conceito do posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos. Ainda internamente, o Novo 208 renovou totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento. Maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante, manopla do câmbio, nada passou despercebido pela Marca.

O Novo 208 também traz um renovado código estético, alinhado com o modelo europeu, que tornou seu estilo mais atrativo e impactante.

Demarcando seu território de atuação de forma categórica e definitiva, a PEUGEOT elevou ainda mais o patamar do segmento dos hatches compactos premium com o lançamento do 208 GT, hot hatch compacto nacional mais emocionante e divertido do país. Equipado com o reconhecido e multipremiado motor turbo THP de 173 cv de potência máxima, esse legítimo hot hatch alia alto desempenho – com aceleração de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer de dirigir absolutamente único.

A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.

O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.

9a38ed6a-ec63-4059-9c08-47a4edb2650d
dbe9f341-85bb-49e9-9f7c-56262e0783a1

 Novo PEUGEOT 208 GT reforça a tradição da marca no território dos hot hatches

 Em sua história a PEUGEOT detém o conhecimento e a tradição na produção de veículos que, com o passar do tempo, adquiriram o status de lendas no universo automotivo. Fazem parte desta seleta lista modelos como o 205 GTi (1994), o 206 RC (1999), o 207 RC (2007) e, mais recentemente, o 208 GTi (2013). Agora chegou a vez de o Brasil desfrutar desse know-how.

Na linha 2017, o Novo 208 ganha a apimentada versão GT, que é a síntese perfeita de um legítimo hot hatch. Assim, a PEUGEOT retoma o universo do hatches esportivos no qual sempre transitou com desenvoltura para lançar no Brasil o compacto nacional de condução mais divertida, instintiva e estimulante de sua categoria. Um carro incrível de pilotar, e o único modelo do segmento equipado com o motor turbo THP de 173 cavalos de potência.

Seu visual é arrebatador. De estilo dinâmico e agressivo, esse autêntico hot hatch é rico em detalhes, realçados pela nova roda de alumínio diamantada de 17 polegadas, novo farol com módulo elíptico e luz diurna em LED, revestimento do retrovisor e aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escamento cromada e nova grade dianteira com detalhes na cor vermelha.

O ambiente interno exclusivo destaca o tom escuro do painel e elementos na cor vermelha presentes inclusive no painel de instrumentos iluminado em LED, na costura do revestimento dos bancos e de peças como apoio de braço e volante em couro negro e vermelho perfurado com marcação do “Zero”, inserto cromado e placa GT.

O interior esportivo e exclusivo se completa com as pedaleiras em alumínio, maçanetas, embelezadores dos aeradores em cromo acetinado, manopla do câmbio cromada, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. Outro destaque fica por conta do painel de bordo com revestimento em “soft-touch” padrão Stellar.

Com esse pacote, o consumidor está imerso em um universo próprio antes mesmo de dar a partida. Ao fazê-la, seus sonhos se cristalizam em uma experiência única de condução: o i-Cockpit, a central multimídia de nova geração e principalmente o alto desempenho de motor turbo THP de 173 cv, que confere uma aceleração vigorosa de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h (etanol).

Na concepção do Novo 208 GT, diversas adaptações foram feitas com o objetivo de conferir à nova versão esportividade e segurança:

  • Suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;
  • Pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3: pneu de baixo atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas curvas;
  • Direção com melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;
  • Freio: Disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura. Discos sólidos nas rodas traseiras;
  • Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e curvas agressivas;
  • Hill Assist mantém o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira, dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o veículo se mova;
  • Iluminação estática de interseção (função “cornering”):
  • Com os faróis baixos ou altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina ilumine o interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h (condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos, manobras de estacionamento, etc).

Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de direção correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do volante.

Esta função fica inativa quando o ângulo de rotação do volante for inferior a um determinado valor, a velocidade superior a 40 km/h e quando é engatada a marcha à ré.

O programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções:

  • Anti-bloqueio de rodas (ABS) e repartidor eletrônico de frenagem (REF);
  • Assistência à frenagem de urgência (AFU);
  • Anti-derrapagem de rodas (ASR);
  • Controle dinâmico de estabilidade (CDS);
  • Função Hill Assist

Novo PEUGEOT 208 Sport: versão com estilo esportivo.

A PEUGEOT também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da performance em primeiro plano. Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto. O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.

Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.

i-Cockpit: para uma direção intuitiva e divertida

O conceito do i-Cockpit é tão inovador e único que virou uma marca registrada mundial da PEUGEOT. Presente em toda a linha do Novo 208, ele diferencia os modelos da PEUGEOT dos demais veículos ao romper com o tradicional conceito do posto de condução. Nele, a PEUGEOT coloca o motorista em uma posição diferente da usualmente conhecida, permitindo que ele desfrute do comportamento dinâmico, esportivo e seguro, sem deixar de lado o conforto que o novo compacto oferece.

Nesta arquitetura, o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante de pequeno diâmetro. Com base achatada e em posição mais baixa, o equipamento reforça ainda mais o carácter inovador e divertido de dirigir o modelo. O terceiro pilar do i-Cockpit é formado por uma das centrais multimídia mais modernas do mercado. Bem ao alcance das mãos, o equipamento é destaque em tecnologia, no qual a concepção do modelo se apoia tão fortemente.

Linhas ainda mais dinâmicas e elegantes

 Facilmente reconhecido nas ruas, o PEUGEOT 208 sempre apresentou estilo marcante. Agora, o novo modelo reforça a atratividade estilística de seu desenho.

A dianteira está revigorada por uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra, que contribuem para a modernidade e a identidade do veículo, por meio de uma assinatura forte e única. Há ainda novos para-choques, grade e área inferior que integra uma moldura diferenciada para as luzes de neblina.

A lateral do Novo 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de liga leve de 15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da configuração inicial – e a linha de cintura ascendente mostra uma área esculpida com desenho marcante.

Em forma de bumerangue, as novas lanternas com três “garras” em LED garantem um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.

Central multimídia de nova geração para uma conectividade intuitiva

Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança, conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração.

A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções:

  • MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio com exibição de capas, foto e viewer – AUX, calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
  • AJUSTES para acessar as configurações do sistema;
  • SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao MirrorScreen;
  • TELEFONE para acessar as funções ligadas ao telefone com reconhecimento de voz;
  • CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as diferentes funções do veículo;
  • NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
  • CÂMERA TRASEIRA (versões GT e Griffe): Quando engatar a marcha ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem permitindo visualizar o que está atrás do veiculo. Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro permite através de uma ajuda sonora de identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.

O sistema permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos PEUGEOT esta funcionalidade chama-se MirrorScreen, que apresenta as seguintes vantagens:

  • Integração e modernidade ao respeitar estilo e ergonomia ao exibir a tela do smartphone sobre a de 7”;
  • Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas para uma utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação conforme o veículo se movimenta ou não;
  • Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7′;
  • Controle: utilização do mesmo pacote de dados cliente, sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal;
  • Compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.
**Fotos do Renato Maia do Falandodecarro.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.