Tempo para Leitura: 5 minutos

Não, ainda não foi desta vez, mas está perto, acredite.

Quando a gente foi decorar nossa casa, lá em 2012, andar e imaginar não era suficiente, precisava de algo que pudesse ver com detalhes, mostrar para ter mais algumas ideias com os amigos e família dando palpites, mas o que usar?

Programas de arquiteturas eram coisas de outro mundo pra mim, sem contar que pediam dados demais, poxa, eu só queria poder colocar algumas coisas, pintar e ver como ficaria, ver se o que tinha na cabeça se encaixava na vida real, nessas buscas eu achei um programa da AutoDesk, o HomeStyler, foi amor a primeira teclada hahaha.

Simples de usar, porem recheado de recursos, eu pude com ele, montar toda a casa de forma simples, fazendo a planta e depois subindo as paredes, colocando janelas, móveis e etc, e o melhor tudo colorido, e desta forma descobro que o sofá que queria colocar não dava para por na casa, que a mesa era pequena demais, e que o Home Theater simplesmente ficava perfeito onde eu queria.

Pude com isso ter uma ideia quase exata de como ficaria a nossa casa, pois o programa permite que a gente coloque praticamente tudo e em 3D, sendo possível até andar pelo que montamos.

A melhor forma de fazer isso, é ter uma planta da sua casa, mas caso não tenha pode fazer na mão mesmo, infelizmente eu não lembro se salvei quando fiz, então usei um exemplo para ilustrar, mas o passo a passo é ridículo de tão simples, e qualquer pessoa consegue aprender e usar em menos de 10 minutos.

Sobe a sua planta para o aplicativo, e coloca os “moldes” do piso e paredes em cima da sua planta, como se fosse um Lego mesmo, desta forma, você vai ter a forma exata de sua casa para poder fazer as mudanças. Coloque as janelas, pinte as paredes, escolha o piso mais aproximado e pronto, sua planta está feita. depois pode por o que imaginar, tomadas, móveis, eletros, deixe da forma que você gostaria que sua casa pudesse ficar, e vai poder ter uma ideia de como será sem ser na cabeça ou em apenas um papel.

Ué mas a planta não está em 2D? Sim, mas basta trocar no botão 3D e a mágica acontece, podemos ver como ficou a casa, cada espaço em 3D, da para andar pelos cômodos para ter ideia de espaço, e da para fazer umas fotos que o programa renderiza para ficar mais real ainda.

planta01

Nesta foto, eu tenho uma amostra da imagem em 2D, veja que já temos móveis na casa, nesta forma, da para a gente ter uma ideia de como colocar o que queremos, mas será que fica legal ?

planta02

Bom, basta mudar para 3D e já podemos ver os detalhes que colocamos, e perceber que da para ver bem melhor esse espaço, se algo está apertado, se algo não ficou legal, e se não gostou basta trocar, é simples, tudo bem simples de usar, é praticamente baseado no arrastar e soltar, não precisa saber CAD, não precisa entender de engenharia, e o melhor, NÃO PRECISA ficar perfeito, pois o que estamos fazendo aqui é montando nossa casa, para que a gente possa ver como vai ficar. se ainda vai pintar e colocar pisos, use e abuse para ver como ficaria, claro, não é 100% mas da pra ter uma ideia bem melhor.

planta03

 

Podemos dar um Zoom para ver como ficou com mais detalhes, e mudar algumas coisas de lugar, por exemplo. confesso que quando fiz a nossa casa eu me diverti bastante pois pude abusar de várias combinações até chegar a algo final.

Para terminar podemos fazer um panorama 360 onde será possível ver em detalhes o que foi feito e ai modificar o que não ficou  como esperávamos.

Eu, posso falar que a casa inteira foi pensada baseada no que fiz aqui no programa, tudo da sala foi colocado para ver espaços, para ver cores antes de sair pra comprar algo e confesso que consegui fazer 70% do que foi planejado no programa.

A Ideia não é montar e seguir exatamente o que foi feito, e sim ter uma ideia melhor do que queremos para que possamos sair com mais confiança para fazer as compras.

Por fim podemos ter um panorama 360 que fica MUITO legal, e saber exatamente como ficará o que inventamos, e confesso que é a melhor parte da brincadeira.

Claro fazer isso com a nossa planta não é algo rápido e simples, devido a quantidade de coisas que queremos colocar, o tamanho de nossa planta, o processo pode levar horas, ou dias, então recomendo que faça por partes, faça a Sala, o quarto, banheiro e etc, separadamente, pois poderá fazer mudanças de forma mais fácil, e o tempo de espera para que o arquivo fique pronto também cai consideravelmente. nos arquivos acima, o 3D e o Panorama, eu esperei cerca de 10 minutos para o 3D ficar pronto e uns 30 minutos para o 360. mas temos a vantagem de mandar o arquivo para ser feito e poder continuar trabalhando em outras coisas enquanto ele não fica pronto. E se quiser imprima a versão em 2D para levar com você na hora de ver tudo que escolheu.

Em 2012 nem podia pensar nessa possibilidade, de imprimir a verão em 3D, as impressoras estavam chegando ao mercado, carissimas e sem chance de fazer isso, mas hoje acho que é possivel pensar em imprimir em 3D, ter uma miniatura do que você fez, pintar e ver como ficará a cor que escolheu, pisos e etc, e confesso que ter uma miniatura da minha casa impressa em 3D e depois pintada ia ficar muito legal como decoração hahaha.

Não sei quando e se isso será possivel um dia, mas espero que sim.

Vai se mudar para uma casa ou apartamento novo ?

Pegue a planta jogue no HomeStyler e brique um pouco, você vai ficar espantado com algumas coisas que queria fazer e ver que não da, e coisas que não pensava que ficaria legal, mas ao colocar virtualmente na sua casa, vai ver que ficou bom.

Eu confesso que pra mim foi muito útil.

Abraços.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.