Tempo para Leitura: 5 minutos
Eu nunca escondi, sempre fui claro com isso, PC é melhor que notebook e pronto.
Posso atualizar, posso mudar peças, posso melhorar ele, posso mudar sua cor, enfim, só tem coisa positiva em um PC.

E o notebook?

É sempre aquela coisa quadrada, pesada de levar, precisa de tomada perto, se der pau ferrou, não da para mexer em nada além de memoria e HD, enfim, não tem quase nada de positivo.

Bom essa era a minha visão até pouco tempo.

Ainda gosto de um bom PC, mas confesso, existe notebook melhor ou tão bom quanto o meu PC. Pode não sair barato essa troca, mas mesmo assim dependendo do caso, pode valer a pena, principalmente se você não tem espaço para um PC parrudo, que pode ser grande para manter a refrigeração, como é o meu caso.

Eu sei que preciso de um Notebook, tentei de tudo, até Apple (juro), mas tudo me fazia voltar para o PC.

Motivo? Simples, V E L O C I D A D E.

Eu não suporto abrir algo e ter que ficar esperando, ou se vou editar algo e posso ir ao banheiro enquanto ele faz.

Meus notebooks eram assim.

Mas como eu descobri um note que eu amei, e estou até fazendo esse post por ele?

Vamos voltar no tempo e aproveitar para falar que o post do VIVE sai em breve hahaha

Algum tempo atrás eu recebi o HTC Vive para Review, é uma maravilha esses óculos.

Mas ele precisa de um hardware mínimo para rodar.

Em casa, sem nenhum problema, tenho um core i7 8700K, com 64 de ram e uma GTX 1060 de 3gb. Da e sobra para Vive.

Mas o problema é EM CASA, depois de jogar com uns amigos, a gente resolveu ir para o sitio e pronto, a coisa complicou, não ia levar meu PC, além de pesado é um trambolho enorme, sem contar que é onde trabalho e se algo acontecer fico na mão.

Um notebook para rodar o Vive exige algumas coisas, como memória um processador médio e pelo menos uma placa de vídeo GTX 1060 com 3gb, ou a experiência fica prejudicada.

Eu queria poder escrever sobre o Vive em um ambiente fora de casa, explicando algumas coisas o que ele precisa e tal.

E aí apareceu a Dell, que me ofereceu um Alienware e olha é o de 2017, ainda ressaltaram isso. E eu pensei, bom, eles falaram que ele é pronto para VR, ou seja, tem o mínimo de equipamento que o VIVE exige, então por que não testar.

Quando ele chegou aqui e vi as especificações, de Notebook apenas compatível ele não tinha nada. Era UM MONSTRO. Com um core i7 de sétima geração, 8gb de ram e acreditem se quiser, uma GTX 1060 de 6, eu disse SEIS GB. Meu pc tem uma de 3GB, Colocando muito PC gamer no chinelo com essa configuração. Claro que tudo tem seu preço e esse notebook custa fácil mais de 10 mil reais, mas o foco não é o preço e sim o Notebook.

É um notebook diferente, não é leve, nem feito para ser bonito para todos, é um Notebook GAMER, e tem suas peculiaridades que falarei mais para frente.

Bom nem preciso falar que o Notebook tirou de letra o Vive né? E Fim de papo sobre o Vive nesse momento.

Então estava eu, sentado no PC, e cansado da cadeira, olhei para o Notebook da Dell e pensei, hummmm será que ele daria conta?

Eu uso o Camtasia, um software de edição de vídeos, e uso muito o Photoshop e aproveito e deixo a dica, por 35 reais por mês você tem ele e outros programas juntos originais sabia?

Bom peguei o note, e troquei o HD, coloquei o meu de redundância que tenho no PC, sim tenho 3 HDS que fazem espelhamento para não perder nada.

Fiz isso para não ter que instalar tudo de novo né.

Ok, a ideia foi boa, mas demorou para ser concluída por culpa do Windows que foi um parto para ativar (nem vou falar do trabalho redobrado para repor no PC, que acabei colocando uma licença nova hahahahaha)

Ok, tudo trocado, e aproveito para falar, da para colocar TRES hds no Dell Alienware, usando HD M16.

Ok, alguém já deve ter pensado, mas ele é grande e pesado!!!

Sim ele é grande, e é um pouco pesado, mas não é o peso que me incomoda em notebook, e sim eles serem lentos para algumas coisas.

Voltando……

Ligo o Note, que agora tem um HD SSD com tudo que preciso, e demora uns 10 minutos para atualizar tudo, e configurar, ok, isso faz parte afinal estava em outro computador. E o correto é uma instalação limpa, mas aí ia ter que colocar todos os meus programas de novo e o tempo que isso ia me tomar, eu não estava disposto a perder.

Tudo pronto. E como sou chato, resolvi fazer ao mesmo tempo no PC algumas coisas, já que é para testar que seja com o seu oponente hahahaha

Arquivo gravado em 4k, e eu ia editar, recortar, adicionar algumas coisas e ainda por chroma-key (trocar o fundo)

Fiz a edição no notebook. Salvei e abri n PC, pois preparei tudo na mesma pasta e mesmo lugar (C:)justamente para não dar erro.

Tudo pronto e é hora de apertar o botão e ver o que acontece.

De um lado um PC com tudo puro, 64 de ram, hd SSD placa de vídeo dedicada GTX 1060 com 3gb e processador mais recente da Intel.

Do outro lado um Notebook com processador i7 de sétima geração, 8gb de ram, hd SSD e GTX 1060 com 6gb de ram.

Ok, a comparação é injusta, mas eu vou compensar o tempo na diferença de equipamento, mas é o que eu tinha, então pensei, pera, vamos colocar um notebook que é um i7 com 8gb, um macbook para o. E ver os 3.

Bom o resultado foi melhor do que eu esperava.

Achei que o PC ia terminar e o Notebook da Dell ainda ia ficar pelo menos 1 hora fazendo.

Mas para minha alegria, o PC fez a edição de 20 minutos em 4k em 29 minutos (é o Cantasia demora mesmo).

O Macbook demorou 3 horas e meia (tempo que eu não consigo esperar)

E o Dell Alienware demorou apenas 36 minutos, nem 10 minutos a mais que o PC. E isso é um tempo que eu consigo aceitar, pois diferente do Mac, que ao renderizar eu praticamente não conseguia usar outros programas, pois ficava pesado, no Dell eu consegui continuar usando o WhatsApp, o Facebook, abri o blog para escrever, e abri o Photoshop (ok nesse momento a ventoinha ligou no máximo hahaha e tive um pouco de queda de desempenho, mas nada que atrapalhasse, e ai você vai me falar, mas pera, você testou com outros aplicativos abertos, então isso pode atrapalhar no desempenho.

Concordo, então refiz o teste no notebook. Apaguei o arquivo, refiz ele para não ter nada de cache, e deixei apenas ele, o resultado foi o mesmo, 36 minutos, ou seja, o meu uso não atrapalhou em nada. Ficou mais pesado para mexer nas coisas? Sim, mas não como no Mac ou no meu outro note, neles eu clicava para abrir o Chrome por exemplo, e demorava quase 10 segundos para abrir por completo.

No Dell não passa de 1 segundo.

Bom em cima disso, resolvi passar uma semana direto nele, sem usar o PC, e ainda ligado no cabo a internet, coloquei um teclado e um mouse e vamos ver o que acontece.

Eu nunca pensei que um dia fosse falar isso, mas sim, é possível trocar o PC por um notebook, desde que, claro, ele seja do mesmo nível do seu PC.

Ele me atendeu Super bem, ainda com a vantagem de eu poder levar para a sala, escritório e quarto hahahahaha, não sou de jogar no computador muitas coisas, então não iria ter problemas com isso.

Mas algumas coisas que faço, exige muito do computador, e esse note passou muito acima do que eu esperava.

Claro, você precisa ter como bancar um monstro, mas acabou me dando facilidades que eu não tinha antes.

Mas não tem pontos negativos?

Bom tudo tem que ter alguma coisa certo?

Eu só posso trocar HD e memória do notebook, o que me deixa preso em uma determinada geração de placa de vídeo e processador, ao contrario do PC, onde posso trocar a placa de vídeo e processador e ter um pouco mais de vida útil no investimento.

Mas um note com core i7 top da geração anterior, e uma GTX 1060 com 6GB, acho que não ia precisar trocar tão cedo hahahahaha.

Resumindo, mais que aprovado o Dell Alienware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.