Orock e EcoSport: Novidade e consolidação

Dois lançamentos que prometem mexer com o mercado nos próximos meses.

De um lado a Renault Duster Orock (picape, que não é compacta e também não é média), derivada do utilitário esportivo Duster. E do outro, o utilitário esportivo compacto (SUV) EcoSport com motor 1.6L e câmbio automático de dupla embreagem. Ambos lançados na mesma semana.

Para fazer a picape na arquitetura do SUV, entre outras modificações, a Renault realizou trabalho de ajustes nas suspensões. Calibrou molas, amortecedores, na traseira optou pelo sistema independente Multilink, presente na opção 4X4 do Duster (o 4X2 utiliza eixo rígido). Também é maior que o irmão de linha, são 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento. Mede 4.693 mm de comprimento e 2.829 mm na distância entre os eixos. A capacidade volumétrica da caçamba é de 683 litros, e de carga de 650 kg.

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O interior mantém a qualidade do Duster, bom espaço para motorista e passageiros. Os instrumentos do painel, sistema multimídia, são os mesmos do suv compacto.

São duas opções de trem de força, 1.6L Flex com câmbio manual de 5 marchas, o qual entrega potência de 110 cv (G)/ 115 cv (E) a 5.750 rpm e torque de 15,1 kgfm (G)/ 15,9 kgfm (E) a 3.750 rpm. E 2.0L, transmissão manual de 6 marchas, com 143 cv (G)/ 148 cv (E) a 5.750 rpm e torque de 20,2 kgfm (G)/ 20,9 kgfm (E) a 4.000 rpm.

Os preços variam de R$ 62.290 (Expression, motor 1.6L) a R$ 70.790 (Dynamique, motor 2.0L). E quem pode ser o comprador deste carro?

O consumidor da VW Saveiro Cross cabine dupla (R$ 68.290), ou uma Fiat Strada Adventure cabine dupla (R$67.110). Isso porque com a Orock ele tem um modelo com quatro portas (Saveiro tem 2 e Strada 3 portas), que transporta 5 pessoas (Strada 4) e uma caçamba maior (580 litros- Saveiro/ 680 litros- Strada). Pode atrair consumidores de SUV’s?

Sim, mas também pode fazer com que o comprador do Duster prefira a Orock. E trazer compradores de outros tipos de veículos, que ao fazer o teste drive, percebe que as condições de dirigibilidade são semelhantes às de um modelo de passeio, porém tem uma caçamba na parte de trás.

E a Fiat, líder no segmento das picapes compactas, não perdeu tempo. No mesmo dia que Orock foi lançada, divulgou e confirmou a chegada da Toro, uma picape do mesmo segmento, feita na arquitetura do Renegade. Só que esta será lançada o ano que vem.

Já o EcoSport reinou absoluto como líder dos SUV’s compactos, desde o lançamento em 2003. Sofreu um pequeno abalo com a chegada do Duster em 2011 e consolidou a liderança no lançamento da nova geração em 2012 como veículo global.

EcoSport 1.6 TiVCT_23

Porém, 2015 pode ser chamado de o ano que aconteceu a “invasão dos SUV’s”. Chegou Honda HRV, Jeep Renegade, reestilização do Duster e Peugeot 2008. O resultado de tantas opções foi a perca da liderança para o modelo da Honda, no acumulado de emplacamentos até setembro o EcoSport foi o segundo mais emplacado.

A Ford diz que o fato de não ser mais líder do segmento não incomoda, pois as metas de vendas foram atingidas. E sem maiores pretensões, lançou a opção 1.6L com motor 1.6 Ti-VCT e câmbio automático com dupla embreagem de 6 marchas.

Este propulsor entrega potência de 126 cv (G)/ 131 cv (E) a 6.500 rpm e torque de 15,4 kgfm (G)/16,1 kgfm (E) a 5.000 rpm. Interessante também os preços, pois na versão SE Direct é oferecido por R$ 68.890, a SE custa R$ 71.900 e a Freestyle R$ 76.900. Valores competitivos perante os concorrentes com transmissão automática.

Assim, é possível supor que, a Ford simplesmente espera passar o alvoroço causado pela chegada dos concorrentes para voltar à liderança do segmento. Até lá o discurso é este, apesar de não sermos lideres, as metas foram atingidas.

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