Pagamentos por WhatsApp já foi suspenso no Brasil

O recém-lançado sistema de pagamentos digitais do WhatsApp para o Brasil foi suspenso apenas uma semana após o seu lançamento . 

A decisão foi proferida ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pelo Banco Central do país, ambos preocupados com a possibilidade de prejudicar a concorrência com as instituições existentes no mercado doméstico.

Ambas as agências estão buscando obter mais informações sobre o modelo de negócios preciso e outros detalhes sobre o sistema de pagamentos do WhatsApp de empresas participantes do esforço, incluindo o Facebook.

Para prosseguir, as empresas precisarão recorrer da decisão do CADE, e uma multa poderá ser imposta contra as empresas por implementá-lo sem a aprovação da agência – embora com base nos relatórios da Folha de S.Paulo , não esteja claro se o sistema acabará exigindo sua autorização ou regulamentação. Aparentemente, tudo se resume a como os pagamentos são processados, o que não está claro para os reguladores.

O Whatsapp tinha mais de 120 milhões de usuários no Brasil a partir de 2017 , o que representa mais da metade da população total do país. Preocupações anticoncorrenciais são reais quando você lida com números como esse, mas vale ressaltar que o Banco Central do Brasil, envolvido nesta decisão, também está trabalhando em seu próprio sistema de pagamentos concorrentes, chamado Pix .

Eu particularmente não instalei e não pretendia instalar o sistema de pagamento, o número de clonagens é tão alto, o numero de fraudes é tão gigante, que essa forma de pagamento iria ser mais uma forma de tirar dinheiro das pessoas que não tem tanta atenção com segurança.

Mas é claro que que o BC não ia deixar também, pois isso iria afetar e muito todas as outras formas de pagamentos, e os bancos não iam gostar de perder mais essa batalha né.

Abraços a todos.

Talvez você se interesse

Samsung apresenta Galaxy S20+ BTS Edition

A Samsung apresenta, nesta quarta-feira (01), os novos Galaxy S20+ BTS Edition e Galaxy Buds+ BTS Edition no Brasil, oferecendo uma oportunidade exclusiva para os fãs brasileiros se conectarem ainda mais com sua banda...

Review Expresso Motorola Edge+

E já fizemos um review com as primeiras impressões do aparelho. Curioso com o novo Motorola Edge+? Da uma olhadinha no vídeo.

Unboxing Motorola Edge+

E fizemos o Unboxing do novo top de linha da Motorola, o Edge+. Confira o vídeo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here