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Ao adotar a nova identidade visual da Marca, modelo chega ao mercado nacional destacando a modernidade de sua ampla lista de equipamentos e a versatilidade que só o “Crossover by PEUGEOT” pode oferecer.

Pouco mais de três anos após seu lançamento no país, o modelo que inovou seu segmento ao combinar diferentes tipos de veículos – o dinamismo do hatchback, o espaço inteligente do monovolume e a robustez do utilitário esportivo – acaba de receber um novo estilo, ainda mais refinado, moderno e tecnológico.

Em linha com a nova identidade visual da PEUGEOT, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da Marca, são delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez do modelo. Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.

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Os códigos estilísticos da PEUGEOT estão presentes também no novo conjunto ótico, que apresenta linhas de recortes inovadores. Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.

O emblema do Leão segue a mesma linha: não mais delimitado por moldura, domina a face frontal da carroceria cercado por dois vincos, que sugerem a sensação contínua de movimento. Os toques de cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das longarinas e em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.

A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. O emblema do Leão, no centro da tampa do porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição PEUGEOT logo abaixo.

O novo 3008, que apresenta ainda rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, realça a vocação aventureira do crossover: um modelo robusto, versátil, com posição elevada de dirigir, um comportamento dinâmico exemplar, garantido pela motorização THP, e que alia conforto, espaço e tecnologia de um modelo familiar. Uma combinação de vocações que torna o veículo único.

Um interior cuidado nos mínimos detalhes

Em seu interior, o novo 3008 conta com um ambiente extremamente aconchegante e confortável a todos os ocupantes. Ao entrar no veículo, o ambiente é iluminado pela grande área envidraçada do modelo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. O gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².

O posto do condutor, desenvolvido à forma de um “cockpit de avião”, foi concebido em torno do motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes cromados brilhantes e foscos.

O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até encontrar a alavanca da caixa automática de velocidades. O largo console separa os bancos da frente e funciona como apoio central de braços. Nele, o condutor também encontra as funções de climatização do veículo, sistema de áudio, seletores de ajuste do Head Up Display e do Freio Elétrico de Estacionamento (ver mais detalhes em Soluções Tecnológicas).

Tal como acontece com o condutor, o passageiro da frente e os de trás se beneficiam de uma posição muito confortável. Os ocupantes dispõem, ao nível dos cotovelos, de uma largura de 1.476 mm e 1.480 mm, respectivamente, à frente e atrás.

Soluções tecnológicas: equipamentos de série facilitam o dia a dia A modernidade do novo 3008 é comprovada por sua ampla lista de equipamentos de série

empregados para facilitar o dia a dia dos usuários:

Head Up Display

As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade são projetadas numa lâmina translúcida colorida em policarbonato com tratamento antirreflexo. Ela permite que o condutor as acesse sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Além do conforto de utilização, o sistema traz benefícios em termos de segurança.

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A inclinação, o recolhimento da tela e a luminosidade das indicações projetadas na lâmina podem ser regulados a partir de teclas no console central. O Head Up Display contribui para o efeito “cockpit de avião” do posto de condução.

Freio Elétrico de Estacionamento

Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão libera-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o freio é acionado igualmente de forma automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto. O condutor pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado o comando da trava (peso rebocado, transporte em caminhão, barco, entre outros).

No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio.

Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa

O modelo conta com um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.

Graças à conexão permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para acelerar novamente sem que o carro recue na ladeira.

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa) ou marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

Climatização Inteligente

O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo. A difusão do ar é feita por quatro saídas no painel de bordo, também em saídas para os pés dos ocupantes da frente e ainda em aletas para os passageiros traseiros.

A climatização do ambiente pode ser feita de forma manual (com filtro de poeira e de pólen) ou automática. Nesse caso, a função Air Quality Sensor (AQS), ligada a uma sonda de qualidade do ar, comanda automaticamente o fechamento da tampa de reciclagem em caso de detecção de uma variação do nível de poluição do ar.

Multimídia WIP NAV RT6

O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação por GPS projetado em uma tela colorida de sete polegadas rebatível eletricamente.

Aerodinâmica otimizada

A arquitetura, o estilo e as dimensões determinam para o veículo um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,296, que o coloca entre os melhores do seu segmento. O valor deste índice de penetração no ar e o SCx que dele resulta (0,760), apesar de uma área frontal de 2,56 m² devido à altura e à largura do carro, traduzem o desenvolvimento a favor da redução do consumo de combustível e, em consequência, das emissões de CO².

Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV

A modernidade do projeto, que está na essência deste crossover, encontra-se presente também em seu propulsor, que segue a tendência internacional de downsizing de motores, desenvolvendo alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.

Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, é fabricado com bloco em alumínio, extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.

Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais.

Estruturalmente, o 3008 se beneficia de uma excelente rigidez torcional.

O novo 3008 proporciona ao consumidor uma segurança máxima em todos os níveis. Em termos estruturais, o veículo foi programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal.

O modelo beneficia-se também de absorvedores BOGÉ, que controla o comprimento do vão dianteiro em choques dessa natureza. A finalidade deste conjunto consiste em proteger ao máximo o habitáculo e seus ocupantes, limitar as consequências de uma colisão e facilitar as reparações, impactando positivamente nos custos junto às seguradoras.

Vale ressaltar também que a coluna de direção é deformável: diante de um choque, ela se retrai num ponto preciso para proteger o condutor.

Para proteger da melhor forma os ocupantes diante de uma colisão lateral, a coluna B é particularmente reforçada. As colunas B e C são constituídas por duas chapas de aço de densa

espessura. Da mesma forma, todas as portas contribuem de maneira eficaz para tornar rígido o modelo, criando uma sólida estrutura entre as colunas A, B e C.

Apesar da presença da tampa traseira nivelada com o piso do compartimento de bagagens, foi integrada uma barra destinada a absorver os choques e assegurar uma maior facilidade de reparação.

Finalmente, o modelo, ao ser submetido aos testes de colisão promovido pelo EuroNCAP, instituto europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos comercializados no continente,conquistou a nota máxima, de cinco estrelas.

O veículo dispõe de seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás). O veículo apresenta ainda de inúmeros dispositivos de segurança, como freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem de Urgência) e ASR (Assistência Antiderrapagem), além de sensores de obstáculo traseiro.

Estão disponíveis também alarme, cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, bem como alertas sonoros de cintos fechados/não fechados, com informação visual por meio de pictogramas.

O novo 3008 será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, denominada Griffe THP. Além dos itens já citados, o modelo oferece os seguintes equipamentos de série:

· Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;

· Modularidade de bancos;

· Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;

· Ajuste dos retrovisores elétricos;

· Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor de carroceria Branco Nacré (perolizada) e Cinza Alumínio, e tecido Guerande (tom cinza

claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;

· Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.

 

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