O blogueiro Jason Chen, do Gizmodo, teve de entregar à Justiça dos EUA seu computador, câmera digital e telefone celular. A apreensão dos itens faz parte das investigações sobre notícias e fotos publicadas no blog do iPhone 4G – modelo ainda não lançado pela Apple – que teria sido encontrado em um bar.

De acordo com um documento oficial e mandado de busca e apreensão fornecidos pelo Gizmodo à AP, o blogueiro foi alvo de uma força-tarefa especializada em crimes de informática formada por várias agências norte-americanas. O mandado diz ainda que o computador e os outros dispositivos apreendidos podem ter sido utilizados para cometer um crime.

A Apple não retornou imediatamente aos pedidos de entrevista da AP para falar sobre o caso.

Um promotor de San Mateo, na Califórnia, onde fica a sede da Apple, disse mais cedo que entraria com um processo contra o vendedor do protótipo do iPhone e do comprador, no caso o blog, acusando ambos de roubo. Pela lei do estado, é ilegal vender bens roubados e utilizar propriedade de outros sem permissão. O blog pagou US$ 5 mil (embora rumores indiquem que o valor pago seja de US$ 10 mil) pelo aparelho e publicou diversas notícias sobre ele.

Ainda segundo o Gizmodo, o iPhone foi devolvido para a Apple na sexta-feira (23), após a empresa ter entrado em contato solicitando a devolução imediata do protótipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.