Esse é um app que uso muito, mesmo a versão free é bem completa, mas se você usa bastante, vale pagar a versão completa para ter mais templates.

Fácil de usar e com boas ideias, da para montar imagens bacanas para as redes sociais, eu uso muito no intagram.

Se o que você precisa é criar uma capa para a fanpage da sua empresa, uma capa para um livro, uma apresentação, um cartaz, ou qualquer outro tipo de imagem ou documento, o Canva poderá ajudá-lo de forma bem simples e sem exigir de você conhecimento avançado em design gráfico.

O Canva é um aplicativo online e gratuito que você pode acessar pelo seu navegador ou baixando o app na App Store ou Google Play. A ferramenta deixa à sua disposição uma infinidade de templates e recursos para que você crie o seu design em questão de minutos!
Oferecemos o passo-a-passo abaixo:

Ajustes básicos

Escolhendo um template

Para começar, é simples. Acesse o canva.com/pt_br/ e faça o seu cadastro online gratuito. Você tem a opção de fazer o cadastro usando o seu perfil do Facebook, conta do Google ou, se preferir, pode fazê-lo usando o seu e-mail. Depois de criar um cadastro e validar a sua conta, é só fazer o login usando os seus dados de usuário e senha.

No canto superior esquerdo da página, logo abaixo do seu nome de usuário, clique em “Criar um design”. Em seguida, você irá encontrar os templates de design mais populares. Você encontrará diversas opções de criação: imagens para redes sociais, apresentações, cartazes, imagens para blog, capas para ebook, telas de fundo, materiais para marketing, entre diversas outras opções.

Substituindo as informações do template

Depois de escolher o modelo de design pré-pronto que mais gostar, o próximo passo é substituir as informações do template pelos seus dados pessoais e personalizar o design para deixá-lo mais de acordo com o seu gosto.

Você pode clicar no ícone de porcentagem, no canto inferior do lado direito, para ajustar o zoom da página da forma que desejar. O que você poderá fazer: mudar a cor da letra, seu tipo e tamanho, mudar a cor dos elementos gráficos e eliminar componentes do design escolhido que não queira usar.

Editando o design gráfico

Além de escolher a tipografia e a cor do texto do template, você poderá também alterar características do design, como mudar a cor da linhas, dos ícones e demais elementos do molde. Para efetuar as modificações, você só precisa selecionar o elemento que deseja mudar e, em seguida, a ferramenta mostrará todos os recursos à disposição para a alteração.

Ajustes avançados

Além das mudanças básicas, o Canva permite que você use ajustes avançados para realizar mudanças mais profundas.

Acrescentando suas próprias fotos

Por exemplo, vamos supor que você está criando um post para o Instagram e gostaria de incluir uma imagem sua. Basta clicar na seção “Uploads” do menu lateral esquerdo e selecionar uma imagem salva em seus arquivos no computador ou mesmo usando uma imagem salva em seus álbuns do Facebook, fazendo o login diretamente da plataforma.

Em seguida, é só arrastar a imagem até o design, posicioná-la da forma que considerar mais adequada e editá-la, se assim desejar. Você poderá usar recursos de recorte, aplicação de filtros, incluir um link para uma página qualquer ou realizar um ajuste básico, entre outros.

Incluindo outros elementos

Os templates disponíveis no Canva ajudam você a criar um design com mais rapidez, mas ele não é definitivo. Você pode acrescentar figuras, imagens e diversas outras peças e ajustá-las conforme sua necessidade e gosto.

Para isso, acesse a seção “Elementos” no menu lateral esquerdo. Ali, você terá à sua disposição uma série de quadros, ícones, linhas, ilustrações, imagens gratuitas, formas, logos do Canva, além de gráficos, um dos elementos lançados recentemente pelo Canva.

Basta escolher qualquer um deles e depois ajustar o tamanho e cor da forma que preferir.

Mudando o fundo e criando novas páginas

Se quiser mudar o background do seu design, é só clicar na opção “Fundo” do menu lateral esquerdo. Ali, além de alterar a cor do pano de fundo do seu desenho gráfico, você também poderá escolher um novo design entre diversas opções gratuitas e pagas (as últimas, pelo preço de US$ 1,00 apenas).

Se uma página não for o suficiente para a sua criação, basta clicar no botão “Adicionar nova página” no canto superior direito do seu design. Você poderá incluir quantas novas páginas quiser, mas lembre-se que elas virão em branco, ou seja, você deverá incluir manualmente os elementos de design para personalizá-la conforme o seu gosto.

Finalizando o seu design

Depois de terminado, é só clicar no botão “Baixar” do menu superior e selecionar o formato de arquivo: JPG, PNG, PDF padrão ou PDF para impressão. Você ainda poderá escolher se deseja fazer o download do design completo ou de algumas páginas específicas.

Imagem para as redes sociais

Veja como é fácil criar imagens para redes sociais com o Canva em apenas alguns minutos!

Escolhendo o formato

Ao clicar em “Criar um design”, você verá a seção “Posts de redes sociais” entre as primeiras opções. Lá, é só escolher o tipo de imagem que gostaria de criar: se é para Twitter, Facebook, Pinterest, Instagram, Tumblr, entre outras.

Depois de escolher o tipo de design, você será direcionado para a página de edição, onde poderá escolher entre os diversos layouts disponíveis e começar a criar.

Editando a publicação

Caso queira personalizar o post, você poderá excluir a imagem que já vem com o design, selecionando-a e depois clicando no ícone da lixeira, que aparece à direita no menu superior e selecionando a opção “Excluir imagem” em seguida.

Depois, basta você subir uma imagem própria, como explicamos anteriormente, clicando em “Uploads”. Você poderá editar a sua foto da forma que preferir, aplicando filtros e ajustando brilho e contraste, por exemplo. Você poderá também deixar o fundo transparente, caso queira dar maior ênfase ao texto.

A partir daí, é só personalizar o texto e, se quiser, incluir mais textos dos mais diversos formatos e estilos clicando no botão “Texto” da coluna lateral esquerda.

Acrescentando um quadro ou criando uma montagem

Uma ótima forma de personalizar o seu post para redes sociais é escolher uma entre as várias opções de quadros ou grades do Canva. Depois de selecionado o modelo, você poderá brincar com as imagens disponibilizadas pela ferramenta e montar diversos efeitos, além de editá-las posteriormente como já explicamos acima.

Finalizando o post para redes sociais

Terminada sua imagem para redes sociais, além de baixá-la, você poderá compartilhar o link do seu post com outras pessoas, compartilhar o novo design por meio do Facebook ou Twitter ou mesmo incorporá-lo ao seu site ou blog, por meio da opção “Compartilhar” que aparece no menu superior.

Uma ideia: Caso queira postar a imagem no Instagram, você poderá enviar o link do design para o seu próprio email e salvá-lo no seu smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui