[:pt]Dex[:]

Ao longo dos anos a gente viu muitos produtos serem lançados, uns sumiram tão rápido quanto chegaram ao mercado, e outros acabaram achando seu espaço no mercado.

Mas e o Samsung DEX, vale investir nesse produto?

Bom vamos antes explicar rapidamente para que serve o DEX. e as Fotos estão no final do post

O Dex foi criado com a proposta de servir como um notebook, podendo usar em praticamente qualquer lugar, desde que você tenha ele, e um teclado e mouse, além de um cabo HDMI, e usar o monitor ou TV de onde você está, e claro um S8, S8 Plus ou Note 8.

A proposta da Samsung é bem interessante, se a gente olhar que carregar o Dex o cabo e teclado e mouse, desses menores, é bem mais leve e prático do que um notebook, mas será que ele consegue mesmo fazer essa troca?

Bom estou usando o DEX tem uns 5 meses, e pude usar em 3 viagens que fiz.

Vamos começar pelas partes positivas do DEX:

É bem melhor levar um teclado, um Mouse, um cabo HDMI e o DEX do que um notebook, o peso é infinitamente mais baixo, o espaço que ocupa é muito menor, e basta uma tomada e uma TV do hotel, ou monitor (desde que tenha HDMI) para sentar e usar.

É rápido para montar, e fácil de usar, não depende da sua rede de celular, pode usar por cabo de rede também, dá para imprimir e usar os principais apps, como Office, Photoshop, redes sociais e outros que você usaria no notebook ( apps do celular), dá para abrir arquivos de um pen drive e usar nele sem problemas, e dá para usar de longe, ou seja colocar o DEX na TV do hotel e usar da cama, ajuda bastante.

Mas os Apps são diferentes?

Os apps que usamos no DEX, são os que temos no celular, todos os apps que estão no celular podem ser abertos no DEX, então se você tem algum programa especifico no notebook, e não tem para Android, ele não vai existir para o DEX.

Uma coisa que tenho feito e fica bem legal, é usar o TeamViewer do Celular para acessar meu computador remotamente, e aí posso usar o PC, claro que temos uma limitação, principalmente na velocidade, pois depende muito da rede que você vai estar, mas é uma forma de você ter acesso aos seus programas que não existem para Android e usar de onde estiverem.

Não precisamos de internet para acessar nada do DEX, desde que claro o app que você está usando não precise de internet, ou seja dá para usar o office e editar documentos tranquilamente, mas sem internet você não irá acessar o Facebook, por exemplo.

Mas não se preocupe, se onde você está não tem internet, mas seu celular tem, o DEX funciona bem pela sua rede também.

E como funciona o DEX?

O Dex é uma base, que tem 2 portas USB, 1 entrada para rede cabeada, uma saída HDMI e uma porta USB Type C, mas que é usada apenas para carregar o aparelho e o seu celular.

Ao conectar o seu S8, S8 Plus ou Note 8, ele automaticamente detecta e abre na tela o DEX. Com um teclado e mouse conectado ao aparelho você literalmente tem um notebook para trabalhar.

É rápido?

Vamos lá, o DEX usa o poder do seu telefone para trabalhar, então ele é rápido sim, mas não dá para comparar com um notebook mais parrudo, a ideia do DEX é facilitar a nossa vida, e ele faz isso até que bem, mas não é um notebook de verdade e tem suas limitações.

E vamos falar agora dessas limitações, são poucas, mas elas existem.

O Dex PRECISA de um monitor ou Tv que tenha HDMI, e que possa ser acessada. então se você chegar em algum lugar como um hotel, e aconteceu comigo, e a TV está dentro de algo, e você não tem acesso as portas, não vai poder usar o DEX, ou se for para um hotel mais antigo e a TV ainda for de tubo (sim elas existem e fiquei em um hotel no fim do ano com uma dessas hahaha) não vai dar para usar o DEX.

Ou seja, o DEX depende de uma tela, e se você não sabe, ou não consegue descobrir se onde você vai estar tem uma TV ou monitor com HDMI, LEVE seu notebook, ou vai ficar na mão. É uma limitação que temos, mas não é culpa do DEX, e sim da tela que você iria usar.
Ele poderia projetar na parede, e isso deixaria ele 100% funcional, mas o custo disso ficaria caro, e aí tem que pesar se valeria a pena comprar apenas pelo peso, ou usar um notebook mesmo.

Nem todos os apps funcionam em tela cheia no DEX, nas fotos abaixo mostro os apps abertos, e temos apps que não abre a tela todo e atrapalha muito, pois são apps que usamos no dia dia, Facebook, e Instagram, por exemplo, abrem como no celular, então a tela é pequena.

Outro ponto que incomoda bastante é o fato do Chrome, abrir como se estivesse no celular, abre as telas Mobile, para você abrir as coisas como um notebook, precisa abrir pelo navegador da Samsung. Como no PC normalmente usamos o Chrome e as coisas já estão salvas nele, usar outro navegador acaba atrapalhando. o Chrome já poderia estar compatível com o DEX. Netflix, só funciona pelo APP e com tela reduzida também, tentei pelo navegador, mas o Netflix não reconhece os navegadores.

Mas a grande maioria dos apps, já estão compatíveis com o DEX, tela cheia e com todos os recursos liberados.

E o som?

Outra coisa que já poderia estar modificado, o som sai pelo celular, e não vai para a TV, apesar de estar usando um cabo HDMI, o sinal que vai para TV é apenas de vídeo, deixando o som no celular, ok, você pode usar um fone de ouvido BT ou uma caixa de som BT e resolver isso, mas ter o som na TV seria muito mais interessante.

Outra coisa que poderia ser revisto é que o DEX só funciona com o carregador original do celular, mesmo usando um outro de carga rápida de outro fabricante, ou um carregador USB, que também tem o FAST Charge ele não funciona, então tem que lembrar sempre de levar o carregador original, é algo que eu por exemplo nunca levo, pois levo uma base USB com 8 entradas FAST CHARGER e funciona bem em todos os dispositivos, menos no DEX. e nem pode pensar em perder esse carregador no hotel hahaha

Teclado no DEX:

Esse é um ponto bem complicado no DEX, eu uso em casa um teclado brasileiro (Ç) da Logitech, e não foi possível configurar ele no Dex, ele não conseguia reconhecer as teclas de acentuação, no lugar correto, tentei um teclado BT desses genéricos também não funcionou, tentei um do computador da LG, também não.

Aqui em casa só funcionou um teclado da OEX, o TC 500, e ainda assim precisei instalar uns plug-ins de teclado para Android para conseguir colocar.

Mas teclados padrão americano ele reconhece sem nenhum problema.

Apesar do problema ter sido com o DEX, esse problema é no Android, que não conseguiu se entender com os teclados, mas acaba refletindo no DEX, que é por onde iremos usar os produtos.

Mouse no DEX

Bom mouse não tive nenhum problema, todos os que tenho funcionaram, até a minha track ball. o que é ótimo para viagens.

Mas resumindo o DEX tem algumas coisas que podem ser melhoradas, para ficar mais completo, a compatibilidade dos APPS e alguns Hardwares é algo que aos poucos vai ser resolvida.

Mas vale a compra?

Bom ele custa menos de 600 reais em algumas lojas, e pela facilidade de uso, peso, e praticidade, eu diria que sim, vale muito ter um DEX. Desde que você tenha onde conectar ele, é possível sim deixar o notebook em casa, ele não vai substituir em 100% um notebook, mas para o dia dia, sem edição de vídeos e fotos, ele vai te atender muito bem.

Eu tenho levado apenas ele nas viagens, e tenho ficado feliz com o uso, porque posso usar o note e celular ao mesmo tempo, sentado na cama, confortável, sem o peso do notebook nas costas, sem medo de ser roubado, e principalmente por ocupar quase nada de espaço na nossa mala.

Então se você tem um S8, S8 Plus ou Note 8, e já pensou várias vezes em deixar o note em casa, mas acaba levando porque precisa escrever ou fazer algo, pode pensar com carinho em um DEX, um teclado e mouse BT, e não precisa ser caro, e um cabo HDMI, e ir viajar com menos da metade do peso de seu notebook na mochila, e ainda sobra espaço para trazer chocolate hahahaha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui