Tempo para Leitura: 5 minutos

A Ford lança a Ranger Sport 2014, versão esportiva da picape média mais avançada do País. Oferecida com exclusividade com cabine regular e o motor 2.5 Flex mais potente da categoria, o modelo traz um conjunto de itens personalizados de design e aparência, além de uma ampla lista de equipamentos funcionais e de conforto. A Ranger Sport será comercializada na rede de distribuidores Ford com o preço de R$ 67.990,00, considerado altamente competitivo no segmento de picapes.

Fizemos um test drive curto na semaqna pa

A Ranger Sport 2014 vem com aplique frontal no para-choque, santantônio, faixas laterais nas portas e na caçamba, adesivo e soleiras exclusivas, rodas de liga leve de 17 polegadas, pneus todo terreno 265/65 R17 ATR, faróis de neblina, retrovisores elétricos, travas elétricas com controle remoto e diferencial traseiro deslizante. Tem também ar-condicionado, comandos de áudio no volante, piloto automático, CD/MP3-player com entrada USB, conexão Bluetooth e tela de LCD de 4,2 polegadas.

A Ranger Sport 2014 traz ainda direção hidráulica, vidros elétricos com acionamento a um toque para o motorista, computador de bordo com sete funções, freios ABS nas quatro rodas com EBD, airbags, alarme volumétrico, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível, chave tipo canivete e console no teto com luz de leitura.

             “Essa versão atende ampla faixa de clientes que buscam um veículo de espírito jovem e moderno, que pode rodar nas vias das cidades e ampliar sua utilização como uma picape de verdade para as escapadas de fim de semana, por exemplo. A ampla caçamba tem capacidade de carga ideal para o trabalho e também para o esporte e aventura”, reforça Adriana Carradori, gerente de Marketing do Produto da Ford. “Neste segmento, a  Ranger Sport tem uma combinação única de preço, competitivo quando comparado com seus competidores diretos e até mesmo com algumas picapes compactas.”

Com a versão 2014, a Ford quer repetir a fórmula de sucesso da Ranger Sport. A primeira versão foi lançada em 2007 e ganhou seguidas edições, registrando mais de 10.000 unidades vendidas. A versão 2014, com o novo design da linha Ranger, motor flex e plataforma global, é esperada com grande expectativa por ser uma das melhores soluções do mercado de picapes.

Motor 2.5 Flex

O motor 2.5 Flex de 16 válvulas da Ranger, da conhecida família Duratec, é o quatro cilindros mais potente e avançado do segmento. Desenvolvido exclusivamente para o Brasil, ele tem potência de 173 cv com etanol (a 5.500 rpm) e 168 cv com gasolina (a 5.500 rpm) e torque de 236 Nm com gasolina e 243 Nm com etanol.

​Com bloco totalmente de alumínio e tecnologia de comando variável de válvulas eletrônico (iVCT), o novo motor traz a reconhecida tecnologia flex da Ford – a melhor da categoria – e padrão global de manufatura para oferecer alta eficiência com baixo consumo e emissões.

Outra conveniência oferecida pela Ranger Flex é o acesso externo ao reservatório de partida a frio. Não é preciso abrir o capô para abastecer o reservatório de gasolina, basta abrir a tampa embutida no aplique do para-lama dianteiro esquerdo.

A transmissão manual de cinco velocidades conta com uma sinalização no painel que indica o momento ideal de troca de marcha para favorecer a economia. A alavanca de câmbio curta, no console central, reforça a sua esportividade.

Desempenho

O chassi reforçado, a rigidez da carroceria e a suspensão calibrada para diversos tipos de terreno contribuem para a excelente dinâmica da Ranger Sport. A direção, além de precisa, tem um bom diâmetro de giro para manobras. Os freios a disco com ABS, pistões duplos na dianteira e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) na traseira, garantem paradas seguras. A picape tem capacidade de imersão de 800 mm para travessia de trechos alagados.

Com capacidade para 1.800 litros e 1.455 kg de carga, a caçamba da Ranger Sport acomoda com facilidade uma série de equipamentos, como motos, pranchas de surf ou asa-delta.

A picape oferece cinco opções de cores que reforçam o seu estilo moderno e arrojado: as sólidas branco Ártico e vermelho Bari, a metálica prata Geada e as perolizadas preto Gales e azul Aurora. Sua garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Equipamentos

            A Ford Ranger Sport 2014 é oferecida em versão única, com equipamentos adicionais em relação ao catálogo XLS e um pacote exclusivo de aparência e conforto. Ela vem com:

  • ar-condicionado
  • direção hidráulica
  • vidros elétricos com acionamento a um toque para o motorista
  • retrovisores elétricos
  • travas elétricas com controle remoto
  • alarme volumétrico
  • CD/MP3-player com entrada USB, conexão Bluetooth e tela de LCD de 4,2 polegadas
  • comandos de áudio no volante
  • piloto automático
  • computador de bordo com sete funções
  • chave tipo canivete
  • coluna de direção com regulagem de altura
  • console no teto com luz de leitura
  • abertura interna do tanque de combustível
  • freios ABS nas quatro rodas com EBD
  • airbags
  • diferencial traseiro deslizante
  • faróis de neblina
  • santantônio
  • faixas laterais nas portas e na caçamba
  • aplique frontal no para-choque
  • adesivo e soleiras exclusivas
  • rodas de liga leve de 17 polegadas
  • pneus todo terreno 265/65 R17 ATR

Mercado

Premiada e reconhecida globalmente, a Ford Ranger é a linha de picapes médias mais completa do mercado, com modelos para atender diferentes faixas de aplicação e preço. Tem três opções de motores, cabine simples ou dupla e acabamento XL, XLS, Sport, XLT ou Limited.

O segmento de picapes médias praticamente dobrou de tamanho nos últimos seis anos, passando de 92.000 unidades em 2008 para 181.000 em 2013. Com o lançamento da sua nova geração global no Brasil, em 2012, a Ford Ranger cresceu do patamar de 15.000 unidades para 22.000. Ela está hoje entre as três mais vendidas do mercado, com uma participação de 13%.

Asia Pacific and Africa

Body.


FORD RANGER SPORT 2014

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

 

 

Configuração:………………………. Picape média, cabine simples

Motor:……………………………………. 2.5 L DOHC EFI I-4 Duratec Flex

Posição:…………………………………. Dianteira, longitudinal

Combustível:………………………….. Gasolina/ Etanol

Nº de cilindros/ válvulas:……….. 4 em linha/ 16

Diâm. cil. x curso pistão (mm):.. 89 x 100

Cilindrada (cm³):……………………. 2.488

Relação de compressão………… 9,7:1

Alimentação:………………………….. Bomba elétrica

Tração……………………………………. 4×2 traseira

 

Desempenho

Potência máxima (cv)

Gasolina:……………………………….. 168 @ 5.500 rpm

Etanol:…………………………………… 173 @ 5.500 rpm

Torque máximo (Nm)

Gasolina:……………………………….. 236 @ 3.750 rpm

Etanol:…………………………………… 243 @ 4.250 rpm

Transmissão

Modelo:………………………………….. Ford Getrag MT75

Tipo:………………………………………. manual mecânica, com 5 velocidades à frente e

                                                        uma à ré

Relações de marcha:

1ª…………………………………………… 4,200:1

2ª…………………………………………… 2,238:1

3ª…………………………………………… 1,366:1

4ª…………………………………………… 1,000:1

5ª…………………………………………… 0,763:1

Ré………………………………………….. 3,840:1

Relação do diferencial:………….. 5,3:1

 

Carroceria……………………………… Convencional monobloco, quatro portas, com

                                                         chapas de laminados de aço, barras de proteção

                                                         nas portas laterais, colunas A e B reforçadas

Freios           

Serviço:…………………………………… Hidráulico a vácuo, duplo circuito, disco

                                                         ventilado na dianteira e tambor na traseira com

                                                         sistema ABS nas quatro rodas e EBD

Estacionamento:…………………….. Mecânico acionado por cabo de aço, com

                                                         tambores e sapatas nas rodas traseiras

Direção:………………………………… Hidráulica, com mecanismo de pinhão e

                                                        cremalheira

Suspensão

Dianteira:……………………………….. Independente, com molas helicoidais e

                                                        barra estabilizadora

Traseira:…………………………………. Eixo rígido com feixe de molas longitudinais

Rodas:…………………………………… Liga leve, 17″x8″

Pneus:…………………………………… Radiais 265/65 R17

Circuito elétrico

Alternador:……………………………… 110 A

Bateria:…………………………………… 12 V – 60 Ah

Dimensões (mm)                       

Comprimento total:………………… 5.351

Largura total com espelhos:…… 2.163

Largura total sem espelhos:…… 1.850

Altura em ordem de marcha:….. 1.806

Entre-eixos:……………………………. 3.220

Bitola dianteira:……………………… 1.590

Bitola traseira:………………………… 1.590

Altura livre do solo:………………… 201

Ângulo de entrada (graus)…….. 28

Ângulo de saída (graus)………… 26

Capacidades (kg)

Peso em ordem de marcha:……. 1.743

Peso Bruto Total…………………….. 3.200

Carga:…………………………………….. 1.457

Número de assentos………………. 2

Tanque de combustível (L):……. 80

Caçamba

Comprimento (mm):………………… 2.317

Largura (mm):………………………… 1.560

Largura entre caixas rodas:…… 1.139

Altura (mm):…………………………… 511

Volume (L):…………………………….. 1.800

Espaço interno (mm)

Para cabeça dianteiro:……………. 1.024

Para pernas dianteiro:……………. 1.058

Para quadril dianteiro:……………. 1.440

Para ombros dianteiro:……………. 1.437

Garantia…………………………………. 36 meses sem limite de quilometragem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.