Tempo para Leitura: 8 minutos

Ok, é corrido, cansativo, desgastante, mas muito legal, claro que eu gostaria de publicar em tempo real, mas vamos falar honestamente?

É complicado fazer isso quando você vai sozinho, ou você anda a feira toda, ou você publica, eu escolhi ver a feira toda, e publicar depois da feira.

Algumas pessoas vão me perguntar, mas não é muito melhor publicar na hora que está saindo?

Sim tem coisas que é legal publicar, mas se pensar que algumas coisas todo mundo vai correr para publicar, e praticamente tudo igual, qual a graça de se ir até a feira ver as coisas?

Então resolvi que durante está semana vários posts dos produtos que vi na feira vão sair diariamente, mas é claro, um resumo não é nada ruim né?

Este ano a MWC foi menos atraente que ano passado, poucos lançamentos expressivos, menos novidades que ano passado.

Os grandes fabricantes acho que aprenderam que não adianta apresentar 100 produtos, e sim apresentar 1, 2 ou 3 produtos mas produtos que tenham algum diferencial.

Samsung, LG, Sony, Motorola, as quatro maiores do setor, Asus, Microsoft, Alcatel, Huawei, falando apenas de fabricantes que tem produtos no Brasil vieram com menos produtos, mas produtos com mais qualidade.

Samsung

Este ano apresentou apenas o S6, em duas versões, em seu evento anual, mas era o esperado, relógios até foram comentados, mas a empresa pretende esperar a definição deste mercado que ainda é novo, e pouco explorado, apesar de eu adorar esse tipo de relógio, concordo que praticamente tem muita pouca coisa que vale a pena. Estão mais bonitos, mas realmente são pouco funcionais ainda. Voltando aos aparelhos a linha S6 agora conta com 2 modelos, o tradicional e o EDGE com a tela curvada e funcional em um dos lados, semelhante ao Note Edge, fora isso ambos os modelos são idênticos, teve bateria melhorada, finalmente corpo em metal, mas não sei se o vidro na traseira foi uma boa escolha, pois acho que pode quebrar facilmente, mas isso só vai dar para saber quando o produto chegar no Brasil em Abril, teve sua câmera absurdamente melhorada, e nos testes apresentados se mostrou superior a do iPhone 6 Plus, nos meus testes também se mostrou superior ao Galaxy S5, ao Sony Z3 e do Zenfone 1, claramente a Samsung mostrou que seu rival para o S6 é o iPhone, pois em todos os momentos o comparativo era em cima do aparelho da Apple, ou seja o S6 foi construído para ser superior ao produto da Apple, e aparentemente a Samsung não tem muita preocupação pelo menos agora no lançamento com outros concorrentes que usam Android, se a escolha foi certa saberemos em breve, mas o aparelho está mito bonito, rápido, e a tela lateral realmente me agradou, se tiver funções como agenda full time, notificações de Whats e e-mail por exemplo acho que já seria bem pratico, esta semana sai um post do S6 com calma, sem pressa, pois pude passar quase 2 horas com o produto.

LG

Apresentou o G2, e uma linha de fones de ouvido certificados por duas empresas de respeito no mundo sonoro, uma nova geração do G Watch, que está mais bonita, rodando Android Wear, e seguindo os passos da Samsung, lançou um novo relógio com sistema operacional próprio, que apesar de estar muito bem feito, vai esbarrar no mesmo problema da concorrente, que é o uso obrigatório de um aparelho da marca para poder usar o relógio, não vou chamar de venda casada, das duas empresas, mas basicamente é isso, pois se você quer o relógio, precisa de um aparelho da mesma marca, eu acredito que nesse caso ambas estão indo no caminho errado, pois seria muito melhor deixar o relógio livre para qualquer marca de celular, e desta forma quando o consumidor resolver trocar, acredito que ele vai dar preferência para a marca do relógio, mas cada um sabe o que faz, eu gostei do relógio da LG o LG URBANE, mas hoje não compraria um celular da LG para ter o relógio, não porque não acho bonito, ou porque são inferiores, pelo contrário, estão muito bem construídos, bonitos, e funcionais, mas não gostaria de gastar com um relógio mais um celular, e isso acaba matando a chance de usar o relógio novo da LG, pois o que eles criaram com sistema próprio, está muito mais legal que o G Watch 2, mas paciência, faz parte.

Voltando ao G2, ele está mais rápido, mais bonito, com sua traseira agora regenerando mais rápido e de riscos mais profundos, mas infelizmente tem apenas 2gb, conversando com o pessoal, eles acreditam que não tem necessidade de ter 3gb de ram no aparelho, eu discordo, além de ser “chamativo “para quem gosta de tecnologia, jogos e apps evoluem muito rápido, o que pode fazer o aparelho novo, se tornar lento, 1 ano é tempo demais nesse mercado, as coisas evoluem rápido demais, e o preço a se pagar por isso pode ser alto demais. A LG também apresentou outros aparelhos mas até o momento de fechar este texto, não recebi o material que o pessoal lá de Barcelona ficou de enviar, então para não escrever algo errado, farei um outro post quando o material chegar ok? Afinal Barcelona é corrido pra todos, e sei que é complicado atender pedidos lá na feira.

Sony

Tinha um stand grande, aliás BEM grande, mas novidade mesmo apenas o Tablet Z4 e o M4 Aqua, A pulseira Smart e o Relógio já anunciados na CES, foram confirmados para o Brasil, mas todos sem preço definido ainda, mas com esse dólar LINDO que estamos tendo, tenho até medo de chutar um valor.

Mas detalhe especial para o Óculos da Sony, que ainda não está pronto para ser vendido, mas eu testei e gostei muito do que vi, e espero que venha rápido para o mercado, e claro para o Brasil.

Alcatel

Alcatel tem apostado muito nos aparelhos de baixo custo, mas apresentou alguns modelos mais top de linha em Barcelona, mas nem todos vêm para o Brasil.

Apresentou também vários relógios, ou um relógio com várias versões, tem alguns que são bem bonitos, mas alguns eu pessoalmente achei bem feios, mas estão rodando liso, e bem acabados.

Motorola

Motorola não apresentou nenhum produto que a gente já não tenha visto no Brasil, o que é bem legal, pois mostra que o mercado brasileiro para a empresa é extremamente importante, Mas podemos esperar novidades em breve. Tal como Samsung e Asus, Motorola também não apresentou um novo relógio na feira.

Lenovo

A Lenovo dona da Motorola, apresentou vários celulares, mas não vou falar deles pois por enquanto não temos previsão deles no Brasil, mas destaque para um belo produto o Yoga Tablet Pro 2, que tem um projetor FULL HD, gostei de ficar usando o produto, e a qualidade impressiona, e espero ansioso esse produto no Brasil, mas torcer para o preço ser aceitável né?

2015-03-02 08.56.26

Asus

Nada de novidade na Asus, mostrou os produtos que foram apresentados na CES, mas destaque para o Zenfone 2 com 4gb de memória ram, que será um dos poucos aparelhos do mercado com essa quantidade de memória, e acredite, isso vai fazer diferença. Vale falar também da atualização que a Asus fez nos aparelhos, incluindo o Zenfone 1, deixando ele com muito mais funções, o Zen 2 teve sua câmera melhorada ainda mais, e está com uma belíssima tela, sem dúvida será um produto esperado no Brasil.

Outro produto mostrado foi o Zoom, um celular que não tem nada de mais, “apenas” uma câmera que praticamente humilha qualquer outra do mercado, nos testes mostrados a qualidade em modo MACRO me deixou impressionado, eu que sou apaixonado por MACRO, sei que qualidade de lente nessa hora é fundamental, e o Zoom se mostrou com qualidade muito perto de câmeras como Canon, é esperar a chegada dele no Brasil, e a Asus tem apostado mito em um preço competitivo, e se isso ocorrer teremos um [email protected] celular com uma câmera de fazer inveja, previsão até o final do ano, vamos esperar e torcer.

Uma notícia ruim é que a primeira versão do Zen Watch, não vem para o Brasil, segundo a Asus vão esperar o mercado Brasileiro aceitar melhor os relógios, e talvez a segunda geração de relógios da empresa venha para o Brasil.

2015-03-03 11.12.49

Microsoft

A Microsoft apresentou seu novo Lumia 640 e 640 XL, aparelhos grandes, rodando Windows Phone 8.1, nos testes que fiz os aparelhos estão extremamente rápidos, mantendo boas câmeras, e novos processadores, sério eu adoro o Hardware da Microsoft (Nokia né hehe), mas ainda não me convenci do Windows no celular, eu vou tentar este ano passar 30 dias com um Lumia, Top, e ver se consigo gostar do produto, está redondo o sistema e acho que vale um novo teste, há e ambos os aparelhos são dual chip.

Huawei

Bom infelizmente a empresa antecipou a coletiva e esquecei de avisar, o que me fez perder viagem até o local do evento, e infelizmente não pude ver o que a empresa iria anunciar para o Brasil, mas como tinha produtos muito interessantes vou por aqui o que vi.

Gostei muito do Roteador para carro, 4G conectado a uma saída 12 voltes, além de ser muito bonito é muito prático isso.

Também vi belos fones de ouvido, parece que esse ano algumas empresas resolveram apostar também em fones, está mais do que na hora, mas precisa agora é colocar fone de ouvido que presta na caixa dos produtos, pois os aparelhos celulares cada vez mais estão com o som mais fiel, mas sem um fone que presta fica difícil.

Apresentou também pulseiras inteligentes, que achei meio estranhas hahaha

Mas o destaque vai para os Relógios que a empresa apresentou, sem dúvida os mais bonitos que vi em Barcelona, preço não sei, não vou arriscar ainda, mas desejei o relógio. Segundo a empresa, os relógios foram feitos por pessoas que fabricam relógio, se isso é verdade, não sei dizer, mas que estão com alta qualidade no acabamento tanto no metal como no couro, isso posso afirmar, quanto as funções, não tem jeito, é um Android Wear, e tal como TODOS os outros relógios, de todos os outros fabricantes que usam o mesmo sistema, está preso ainda as poucas funções que o sistema oferece, mas eu ainda tenho esperança que a evolução vai acontecer rapidamente.

O que deu pra ver nesta feira, é que alguns fabricantes estão amadurecendo, e não vieram com uma montanha de novidades, que muitas vezes nem chegam ao mercado da forma que alguns consumidores gostariam, focaram em menos produtos, com mais qualidade.

Claramente relógios foram as maiores novidades, mas desta vez, alguns fabricantes como Asus, Motorola e Samsung, não apresentaram nenhum modelo, e as 3 empresas tiveram respostas parecidas, o mercado precisa amadurecer, o sistema precisa evoluir para que possamos dar um próximo passo, perceberam que não adianta apresentar novos produtos se o sistema que ele é baseado ainda é muito cru, falta fazer com que esses relógios realmente tenham funções práticas, claro, já existe muita coisa legal, como notificações e maps, mas em uma tela pequena, é preciso ter cuidado com o que pode ser apresentado, precisa ser fácil de ver, fácil de usar, e hoje o Android Wear, não é uma das coisas mais praticas, e uma coisa, que até hoje os próprios aparelhos celulares apanham, bateria!!!! É muito complicado um relógio durar no máximo 24 horas, isso quando dura 24 horas, e pra piorar ter que andar com o carregador próprio do modelo, pois cada modelo tem o seu, e em uma viagem normalmente a ultima coisa que você quer, é ter que levar carregador de celular, câmera, e ainda do relógio, acredito que isso está pesando muito para quem pensa em comprar um relógio, mas ai esbarramos na física, bateria ainda é algo físico, para ter mais carga, precisa de mais espaço, mais peso, e isso é mais fácil em um celular, mas em um relógio fica bem complicado colocar uma bateria maior. E por fim, pelo menos pra mim, relógio precisa ter um certo peso, tem que ter cara de relógio, forma de relógio, acabamento de relógio e PESO de relógio, e hoje nenhum dos aparelhos do mercado chegam perto do peso de um relógio tipo Casio.

Ufa, bom esse foi o resumo de parte dos fabricantes, ainda temos mais para escrever, e com mais detalhes, mas acho que seria legal mostrar rapidamente o que os principais, e claro fabricantes que tem e que vão trazer os produtos para o Brasil, apresentaram na MWC este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.