Tempo para Leitura: 9 minutos

Bom, demorei 1 mês para escrever, pois queria testar o aparelho e deixar as impressões corretas, e não uma rapidinha de uso e depois meter o pau como tem acontecido com alguns sites.

Não vou por fotos e vídeos nesse post, elas vão entrar no próximo.

Bom vamos lá, o S5, chegou para tentar manter a liderança entre os Androids, mas será que ele consegue?

A Samsung chega na quinta geração da linha S, com um belo de um problema. Em cada versão tentar colocar algo que faça o consumidor desejar o aparelho, tarefa nada fácil.

Do S2 para o S3 e para o S4, os saltos foram enormes, tanto em hardware como em novidades, ok, teve muita coisa no S4 que apesar de inovador acabou sendo pouco aproveitado, mas estava lá, tinha coisas bem diferentes. Mas e o S5?

Bom o Galaxy S5 veio bem mais modesto, natural, depois do S4, ia ser difícil criar coisas tão digamos absurdamente diferentes. Mas desta vez a maioria das coisas foram pensadas em ser práticas, e não apenas para mostrar poder de fogo.

O Hardware do S5 é beeeeem melhor que o S4, não dá pra esconder isso, no vídeo abaixo eu fiz o boot dos dois aparelhos, formatados, e instalados os mesmos aplicativos, dá pra ver a diferença.

No uso também é possível ver a diferença entre os dois aparelhos. Mas apenas o Hardware interno como processador e memoria justifica a troca?

Não. Se for só por causa disso, você pode ficar com seu aparelho, ou qualquer outro aparelho que seja semelhante ao S4. (Estou comparando com o S4 pois ele é seu irmão mais velho, e nada mais justo que comparar a evolução entre eles e não entre outros aparelhos, mas faremos isso em outro post.)

Bom já sabemos que o Hardware básico melhorou, mas uma outra coisa melhorou, a Câmera, ficou muito melhor, muito mesmo, MAS DE DIA!!!! de noite, infelizmente, continua ruim, com muito ruído e baixa qualidade, mas como falo em todos os textos, é câmera de celular, não tem jeito. Mas com luz a câmera ficou ótima. E estou falando dela no modo padrão. Sem recursos que falaremos depois.

Ele ficou maior, mas não muito, ainda bem, pois se ficar muito grande deixa de ser celular, e vai fazer, pelo menos eu, pensar se vale a pena, celular pra mim tem que ter um limite de tamanho, aquele que não faz nosso rosto sumir quando a gente uso está ótimo hahaha.

Uma coisa que demorou para acontecer mas finalmente veio é ele ser resistente a água e poeira, outros aparelhos, o próprio Galaxy S4 teve um assim, mas principalmente de seus concorrentes diretos, já tinham, e isso é um diferencial, afinal quem não quer fotogravar algo as vezes na piscina, ou no mar, mesmo que falem que no mar não pode!!!

Com isso o S5 entra na briga entre aparelhos que podem ser mergulhados, e se não estiver enganado, é o único ou um dos poucos que ainda abre para trocar bateria. Eu gosto, pois dá pra por outra bateria se a sua acabar e você tiver sem carregador.

Mas vamos falar um pouco do que mudou entre o S4 e o S5 certo?

Falando em recursos, o S5 tem sensor de batimentos cardíacos, ok, eu vou concordar com a maioria de vocês, não vi “ainda” nada prático pra ele, mas vamos supor que ele possa ser usado para outras coisas, como jogos e aplicativos, para fazer determinadas funções por exemplo, ele passaria a ser um recurso interessante. Mas por enquanto pra mim, é um recurso que está ali, e só. Usei 4x apenas para mostrar aos amigos, não tem função pra mim. Claro tem os esportistas, mas mesmo eles, acho que não vão usar o recurso no aparelho. Talvez no relógio, que também tem o recurso, mas no aparelho acho pouco provável.

Sensor biométrico, Li muita gente falando que o sensor na tela é algo estranho, que ele não funciona, li em sites que tem que tentar dezenas de vezes, bom, eu vou ter que dizer que nesses casos o povo não testou ou não fez questão de aprender a usar. Ok, podem até falar, a minha visão da linha Galaxy não vale porque gosto do produto. Estão certos, eu gosto, mas não é por isso que vou falar bem. Se tem algo ruim eu vou falar, sempre fui assim, e isso não vai mudar. Então pelo menos da minha parte, posso dizer o S5 não é perfeito, mas também tem suas qualidades.

Voltando ao sensor, acho que um dos maiores erros da Samsung foi dizer o sensor é na TELA. E está ERRADO!!!

Sim errado, ele não é na tela, não precisa enfiar seu dedo na tela e não liberar e achar que o sensor é ruim. Pois na verdade o sensor está no botão!!!

Muita gente reclama comigo, poxa o treco não funciona, e quando mostro e explico e a coisa funciona, o problema acaba. Sim o erro é que estão até nas lojas, mostrando e falando o sensor é na tela do seu aparelho, e ai a vaca vai pro brejo, pois o sensor está no botão. Dá pra cadastrar 3 dedos, ok, as primeiras vezes a gente apanha um pouco, pois tem que passar todo o dedo pelo botão sem tirar, mas depois pega o jeito. Eu fiz da seguinte forma, passar o dedo reto é um problema, afinal nem sempre a gente tem as duas mãos livres, ou a posição que estamos não deixa a gente fazer isso. Então passei o dedo ligeiramente deitado, e pronto, não importa onde estou, ou como estou segurando ou onde o aparelho está, ele sempre desbloqueia. Posso afirmar que de cada 10x que tento desbloquear, ele libera o acesso em 9x. sem exagero (ok é estranho mas passei ontem à noite e hoje a parte da manhã fazendo esse teste haha, só pra poder escrever. E fiz umas dezenas de vezes para poder escrever)

Eu gostei, como tinha gostado do sensor do iPhone, que acho mais prático, só colocar o dedo, mas com esses processos para tudo que é lado entre Samsung e Apple, era de se esperar que não fosse igual né? hahaha, O Sensor facilita bastante o uso, pois não precisa desenhar ou digitar nada. Até para pagar contas no PayPal já é possível usar, e sei que alguns bancos, mas ainda não posso dizer quais, já estão trabalhando para que seu aplicativo seja usado através do sensor. Vi um desses testes esta semana, e foi bem interessante, basta abrir o aplicativo, e com seu dedo, ele já sabe sua conta, agencia e senha e abre. Espero que venha logo hahaha.

Câmera: sim ela melhorou muito em relação ao S4, mas tem seus pontos negativos, ela demora um pouco para abrir, e para mostrar a foto. em um teste comparando com um iPhone 5S ele foi muito mais rápido, ok, isso não é algo que atrapalhe, mas as vezes me incomoda, sou chato haha. Um outro ponto negativo, e não sei se é algo de incompatibilidade com o Instagram, é que pelo menos o S5 que está comigo, não consegue focar no modo filmagem, ou ela entra nítida ou fica embaçada e não foca, mas curiosamente só no Instagram que faz isso.

O Foco está mais rápido e preciso, as cores estão mais reais, sem puxar demais os tons, o que eu prefiro. Tem vários recursos que não vou entrar em detalhes agora mas resumindo ela tem 16 mp, com flash LED, (Cadê XENON!!!!) Se fosse um flash Xênon, as fotos de todos os celulares de noite estariam 70% perfeitas, faz fotos continuas com 30 fotos, , permite fotografar tocando em qualquer lugar da tela, faz gravação em câmera lenta em até 3 velocidades diferentes, e é bem legal fazer isso hahahaha, tem modo HDR que eu não uso, entre outros recursos, mas um que gostei, apesar de ter apanhado um pouco para conseguir usar é o foco seletivo, que deixa a gente fazer umas imagens bem legais, eu sei, outros aparelhos já tem, mas o Galaxy não tinha, e mesmo que não seja novidade, é um recurso legal que se passa a ter. O S5 também grava em 4K. hoje ainda é algo inútil, mas acho que não vai demorar para que o preço dessas TV´s caiam e a gente possa ter em casa, e gravar em 4K vai passar a ser algo legal. Novamente, algumas coisas que não só o S5, como outros aparelhos tem embutido como inovações, as vezes a gente pode nunca ou raramente usar, mas se o fabricante não colocar alguns recursos, como teremos aparelhos com coisas diferentes!!! Logo a gente vai ter hologramas, já sei que está pronto, mas novamente será um recurso que só irá ser legal quando outros aparelhos também tiverem e forem todos compatíveis entre si. Faz parte isso. Mas como eu digo, tem coisa que eu não uso mas prefiro ter, do que não ter hahaha.

A nova Touchwiz veio totalmente reformulada junto com o Android KitKat, eu gostei, mas verdade seja dita ta muito Apple hehe, mas está mais fácil de usar, mais gostoso de enxergar, e em todos os testes com o aparelho, eu não tive engasgos com a tela, mesmo com jogos e vários aplicativos aberto, pelo menos comigo não tive travamentos de tela ou aquela segurada na tela. Claro que se abrir 4, 5 jogos mais Facebook, mapas, e-mail e etc. deve dar uma travada, porque vai sobrecarregar, mas no meu uso que é intenso, não tive problemas. Mas a nova interface fez algo que eu não gostei. A mudança dos botões, não tem mais o menu e o voltar, agora é voltar e gerenciador de tarefas, como no Android puro, eu gostava do outro jeito, mas tive que reaprender, pois minha mão já estava acostumada com o outro formato.

2014-05-09-19.11

A parte de aplicativos, vai ficar para outro post, mas voltando ao Hardware do aparelho, o S5 tem um belo processador Qualcomm Snapdragon 801 Krait 400 de 2.5 Quad core, uma GPU adreno 330, com 2gb de ram, que eu esperava que viesse com 3, mas a Samsung alega que o Kit Kat não precisa mais que 2 para rodar bem. Então ficamos com os 2 mesmo. 32 de espaço, e novamente aqui podia ser 64, já que o Android não curte muito jogar tudo pro cartão de memória, que no S5 aceita até 128gb no cartão.

Tela de 5.1 Full HD Super Amoled, 4G, porta usb 3.0, com cabo vendido separadamente, Tem opção também de ser carregado por indução, com kit comprado separado, eu usei o kit do S4 e funciona nele também. Como o cabo MHL também funciona no S5, os recursos do S4 foram mantidos no S5, aqueles que eu falei lá em cima de pouco uso, não foram retirados, o que mostra que a Samsung espera que eles sejam melhor aproveitados em aplicativos.

Bateria do S5 ficou um pouco maior, de 2800 mAh, e pelo menos comigo fez diferença. O S4, durava 5 horas a bateria, no meu uso e ai já era, tinha que ficar carregando, ok, bateria em celular é o verdadeiro pesadelo dos fabricantes, não dá pra por muito grande senão o aparelho tem que ficar maior, e também fica mais pesado, é questão de física nesse momento, para ter mais energia precisa de mais “massa” para queimar, e vai ao contrário do que estão fazendo, deixando mais leve e mais fino.

Mas o S5 tem suas mágicas e faz junto com o Kit Kat, uma boa economia, fazendo minha bateria aguentar 10 horas, o que é o dobro do que eu tinha no S4. Sem ligar modo de energia ou o recurso que a Samsung criou o um segundo modo, o modo baixo consumo, onde se desliga praticamente tudo, a tela fica preto e branca, e claro se desliga tudo, mas você pode personalizar o que fica funcionando ou não, eu para testar deixei apenas o 3G (desliguei o 4G pois ele consome e no teste não tem sentido gastar haha) e ficou ligado apenas o telefone, mensagens, internet, e o Whats. Podemos desta forma ter um belo ganho de bateria, algumas pessoas criticaram o recurso, mas outros fabricantes também tem a mesma coisa, com outro nome, se você vai usar ou não é outro papo, mas em uma emergência onde não temos como carregar, e usar a internet passou a ser uma segunda opção, pois fazer ligação é mais importante, ativar o recurso vai dar uma folga considerável de uso do aparelho. Então acho que é util.

2014-05-09-19.08

Acho que por último de recursos seria o acelerador de Downloads que foi muito criticado, eu mesmo pensei, isso não faz sentido, mas depois fazendo um teste maluco vi que é bem útil.

Resolvi testar no extremo, uma internet ruim com um 3g de 1mb. A internet tinha apenas 512k, sei lá porque alguém ainda usa isso. Dá desespero. Mas teste é teste então vamos lá, baixar qualquer coisa nessa velocidade pode esquecer, e no teste resolvi que seria um arquivo DOC de 3 megas. Desisti 5 minutos depois de tentar nos 512k, não da haha. No 1mb travado de um Tim pré pago, também não é lá essas coisas, mas resolvi ligar os dois, claro. Não é uma Brastemp o resultado, mas querendo ou não consegui baixar o arquivo muito mais rápido que nos 512 ou 1mb sozinhos, e as vezes tempo é algo que temos pouco e toda ajuda é bem-vinda, então vi que esse recurso pode ser muito válido em determinadas situações. Ok eu uso 4g no celular, então raramente eu vou fazer uso, mas tem lugares que meu 4g some, caio as vezes em EDGE na OI, e ai fica feio. Então 512 de um EDGE mais 512 de uma internet no wifi, me dá 1mb, melhor que nada né?

Ainda tem muita coisa para falar, e mostrar, mas esse é o primeiro post dos 3 que pretendo escrever sobre o Galaxy S5.

No último post pretendo comparar ele com os aparelhos top do mercado, e ai vamos ver o resultado.

2014-05-09-19

Abraços a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.