Tempo para Leitura: 4 minutos

A Kingston mandou um kit com 64gb de memoria HyperX Predator 3000mhz, para testar aqui no Rmax.

Bom meus testes vocês sabem como são, não tem comparativo em aplicativos de desempenhos, o que quero ver é se na prática a memória faz alguma diferença nas coisas que uso, sendo assim mais justo, pois é algo caro para se investir. e nem sempre o que o teste de desempenho usa como parâmetro, vai dar resultado no que queremos pois o seu uso, pode não exigir como o aplicativo e o resultado pode não agradar.

Bom recebi 4 módulos de 16gb cada, tá bom eu sei que 64gb de ram é um absurdo, mas sou do tipo quanto mais melhor hahaha

As memórias foram instaladas no pc novo, que é um monstro com o que tinha de mais moderno no mercado em 2018, então elas só poderiam melhorar o sistema.

A maquina em que foi montada é:

Intel Core i7 8700K

Placa Mãe Asus Maximus X Formula

SSD Kingston KC1000 M.2 2280 480GB

Placa de Vídeo Nvidia GTX 1060 3gb

Fonte Corsair 850W

Bom meus testes são muito simples, antes de colocar a memória já usando esse computador, estava usando 32gb da própria Kingston mas das normais, ou seja o modelo mais barato que existia.

Para ser justo fiz o teste também com 32 e depois com 64gb de ram ok?

Os testes são feitos com o Photoshop, editando uma imagem em alta, Usando o Software Camtasia, que é um editor de vídeos que gosto muito, F1 2018 para jogar e com o óculos HTC VIVE.

Essas memórias permitem fazer overclock, mas não foi o caso dos meus testes, pois nem precisei chegar a tanto.

Antes de falar do teste, vale falar que elas são bonitas, e vem com um belo dissipador para ajudar com o calor, e isso é muito importante para evitar travamentos.

E vale lembrar também que a Kingston (HyperX é da Kingston) da garantia vitalicia para seus produtos, desde que claro, você não tenha queimado por Overclock por exemplo, mas se a memória der problema ao longo do uso, eles trocam, isso já é uma prática da empresa faz muitos anos e só reforça a qualidade do produto, afinal dar garantia vitalicia, só quem confia muito no próprio produto, e são poucas empresas no mercado que fazem isso.

Mas vamos aos testes certo?

Começar com o HTC VIVE, como o óculos usa mais processamento de vídeo do que memória, eu não senti diferença entre as memórias, mas no teste de validação do HTC VIVE, a barra que vai de vermelha até verde, antes estava no meio da barra verde, e depois foi para o fim dela, ou seja para a HTC a simples troca de memória, pela mesma quantidade, já deu diferença no desempenho, apesar de eu não ter sentido isso.

No F1 2018 o que mudou? nada, tudo já estava no modo ultra, e não senti diferença entre as memórias. Mas temos que lembrar que o jogo usa mais vídeo e processador do que memória e isso, claro não foi modificado e por isso acredito não ter visto diferença.

Já no Photoshop as coisas mudaram, o tempo para que eu pudesse fazer as alterações na imagem, que tinha quase 8gb de tamanho, caiu quase pela metade, sim, sem exagero quase pela metade, nessa hora eu dei aquele sorriso discreto e pensei, “É só quando a gente testa algo que percebe que vale investir” Percebi que o computador ficou com menos carga para trabalhar quando estava no photoshop, e claro que o tempo não era alto antes mas em vez de eu demorar 10 segundos para poder fazer uma determinada alteração na imagem, como por exemplo retocar um espaço e sombrear, o tempo caiu para uns 5 segundos, ao longo do trabalho, isso da uma economia de mais de meia hora, é uma ida na cozinha para fazer uma boquinha de novo em vez de uma ida só hahahahaha

Com o Camtasia também tive surpresas, não achei que ele fosse ficar mais rápido, é um app pesado, mesmo para essa maquina que montei nos testes. Mas para minha grata surpresa, as edições ficaram uns 25% mais rápidas, e isso é um ótimo ganho para editar vídeos de 15 minutos, pois e não preciso esperar quando arrasto as coisas, está fluido, claro, que não é instantâneo, mas está mais rapido para trabalhar.

No fim das contas temos que pensar no nosso bolso é claro, mas se você puder, em vez de comprar uma memoria “generica” ou uma de entrada de marca, como a da propria kingston, de uma pensada, as vezes em vez de comprar um gabinete bonito de R$ 700.00 um teclado de R$600,00, investir na memória pode ser muito mais interessante, e o gabinete e o teclado?

Depois a gente compra.

Vale o investimento?

Tudo depende do seu uso é claro, se você usa apenas para navegar na internet, um editor de textos e escutar musicas, claro que não vale gastar com 64gb, você jamais irá precisar.

Mas se você gosta de jogar, ou usa apps para edição, sim, vale sim o investimento, o próprio windows fica mais rápido, claro no windows a gente não vai perceber tanta diferença, mas na hora de usar determinados aplicativos, a memória faz uma baita diferença, principalmente se você não tiver um hardware muito parrudo.

Ai fica uma dica legal, antes de trocar todo o equipamento, coloque mais memória e um HD SSD, você vai ver a diferença de desempenho, e ainda vai poder segurar por mais um tempo a troca do pc, se ele não for voltado para games.

Abraços.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.