Dlink DAP - 1325

0.00
9.4

Preço

10.0/10

Plug And Play

10.0/10

Pequeno

10.0/10

Fácil de configurar

10.0/10

Não alcançou 300bm

7.0/10

Pros

  • Ótimo preço
  • Fácil de configurar
  • Pequeno e discreto

Cons

  • Não chegou a 300mb
Tempo para Leitura: 5 minutos

Uma das coisas mais comuns e irritantes dentro de uma casa, quando falamos em internet é o sinal, normalmente o roteador fica próximo ao modem de internet, que costuma ficar no escritório ou quarto, o que faz com que o sinal fique muito fraco ou inexistente em outros cômodos, a cozinha normalmente sofre muito por ser na maioria das vezes o mais distante do roteador.

Claro que muita coisa influi, um roteador muito antigo, um roteador fraco, um roteador mal instalado, muitas paredes ou até mesmo muitos wifi de vizinhos, muita coisa pode atrapalhar, mas as vezes mesmo com um bom roteador a sua casa é que atrapalha o sinal de chegar em outros lugares.

Aqui em casa eu sofro (ou sofria haha) bastante, uso um roteador da Linksys, o EA6700 e o sinal é bem forte e estável, nos quartos e escritório, na sala ele cai um pouco, mas se mantem conectado, já a cozinha e a sacada sofrem muito, o sinal normalmente some ou fica conectado, mas com qualidade ruim.

Até poderia mudar a posição do roteador e colocar na sala, mas passar cabos pelos dutos é uma tarefa bem complicada por aqui.

Como resolver de forma simples e que não custe um rim?

Repetidores, eles existem para isso, e não pense que o repetidor mais caro seria o melhor, junto com meu roteador veio no Bundle o repetidor da Linksys, que é uma dificuldade imensa configurar, e que da mais trabalho para deixar ele redondinho que ficou encostado.
Então recebi da D-link o modelo DAP 1325 que custa na faixa de 100 reais, eu pensei, bom se o Linksys não vai esse aqui então….

Mas errei completamente hahaha. o Repetidor da D-Link deu uma bela surra no da Linksys em diversos pontos.

De cara o preço, mesmo nos EUA esse repetidor da Linksys não custa menos de 50 dólares, ou nos dias de hoje na faixa de 175 reais. a facilidade de configurar o D-Link é muito superior, mesmo usando o WPS para o Linksys ainda tinha que fazer ajustes o que demanda um tempo.

Já o repetidor da Linksys, bastou apertar o WPS no roteador e nele, e pronto serviço feito.
Ele é pequeno, não é feio e não atrapalha na tomada, claro sempre é bom colocar ele em um lugar mais discreto, mas não podemos esquecer que a ideia é ter sinal de qualidade, e ele não pode ficar escondido em qualquer lugar ou ele não vai receber sinal.

O repetir vem com 2 antenas e um led na parte superior que tem indicador de qualidade do sinal de 1 a 3. É difícil conseguir 3 pontos, afinal normalmente tentamos colocar onde o sinal está ruim, mas tente sempre 2 ou 3 pontos para garantir o sinal.

O repetidor da D-Link promete até 300mb, aqui no Rmax uso o Vivo Fibra de 300mb, então ia ser fácil testar.

Bom o local escolhido para colocar o roteador foi na tomada na sacada, onde o sinal chega bem, para que tivesse sinal forte na sacada e na cozinha.

Coloquei o D-Link na tomada, WPS apertados, 5 minutos depois estava resolvido, então vamos aos testes.

Usei um Notebook, o Moto Z e o Galaxy S8 Plus para os testes.

Foi medido pelo Speedtest, na rede do roteador e depois pelo repetidor.

E os testes primeiro no ROTEADOR:

Notebook – Down – 356mb – UP 229mb

Moto Z – Down – 293mb – UP 201mb

Galaxy S8 Plus – Down – 342mb – UP 234mb

No REPETIDOR

Notebook – Down – 165mb – UP 109mb

Moto Z – Down – 125mb – UP 95mb

Galaxy S8 Plus – Down – 159mb – UP 129mb

Pelo repetidor não consegui chegar aos 300mb em nenhum momento, e os testes foram feitos em 3 pontos da casa, e mesmo assim não chegou aos 300mb, mesmo assim o sinal ficou estável, mesmo abaixo do que tenho de banda.

Isso não atrapalhou, pois, a minha ideia era TER sinal na cozinha e sacada sem ter que cair para o 4G, e normalmente é para o celular nesses lugares, então a velocidade que o repetidor entregou é mais que suficiente. talvez um repetidor Power line da D-Link me entregue mais velocidade, pois a rede aqui é muito suja com muita gente e isso atrapalha bastante.

Nos gráficos abaixo, podemos ver a diferença da força do sinal antes e depois de colocar o repetidor.

Antes do repetidor:

Rede 2G
Rede 5G

Depois do repetidor:

Rede 5G
Rede 2G

Como podem ver existem muitas redes wifi, e até dá para deixar o sinal mais limpo se perder um tempo trocando os canais, mas no modo automático o repetidor se saiu muito bem.

Se gostei?

Sim e muito, ele é barato, fácil de instalar e usar, e é pequeno e discreto, mesmo com suas antenas, e ainda tem uma saída para cabo de rede, que você poderia por exemplo, ter um cabo de rede em algum ponto e ligar ele, e ter uma internet muito mais rápida naquele espaço.

Pontos negativos?

Eu tenho que achar alguma coisa, senão ele seria um equipamento perfeito, então o único ponto é que ele poderia ser preto hahaha, não posso culpar o produto por não entregar a velocidade total, pois acredito que seja pela quantidade de wifi próximos e isso atrapalha muito.

vale a pena?

Sim, custo benefício é ótimo, e claro, depende muito de cada lugar que você vai colocar, mas no geral ele vai funcionar bem.

Abraços a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.