Tempo para Leitura: 8 minutos

A Sony lançou no Brasil um  Smartphone top de linha no fim de Abril para concorrer com o S4 e iPhone 5

É o Sony Xperia ZQ, aparelho compatível com o 4G brasileiro que tem ótimo hardware, tela de 5 polegadas full HD e câmera de 13 megapixels.

A Sony demorou mas parece que finalmente mostrou o que tem nas mangas, colocou o pessoal para trabalhar e fez um dos mais belos aparelhos do mercado, se ele é bom? Descubra nas linhas abaixo.

O Xperia ZQ é o Smartphone mais bonito do mercado atualmente (na minha opinião). A Sony não poupou para fazer o aparelho, que tem uma bela tela, acabamentos laterais espelhados, uma boa pegada, uma boa câmera (pra celular), tomou cuidado com a lente onde a gente tem uma proteção para que ela não risque na mesa, não muito pesado, e um lindo led, sim lindo, pois ao contrario de todo mundo o led do ZQ não é uma bolinha, e sim uma faixa que da um charme para o aparelho, e o logo da Sony em cima sem exageros. nota 10 para o Design no aparelho.

2013-06-12-12.44

Sua tela LCD de 5 polegadas full HD é um monstro, tanto no tamanho como na qualidade das cores e detalhes das imagens, mas como toda tela LCD, dependendo do angulo que você segurar o aparelho fica difícil ver as coisas, mas isso é o LCD e não culpa do aparelho.

2013-06-12-12.44

Como de costume a sony tenta mostrar claramente seu poder de fogo nas câmeras, até mesmo nos celulares, e o ZQ tem além do botão power e volume, um botão dedicado para a câmera, muito útil, pois ele bate muito rápido as fotos.

O ZQ não tem partes soltas, o que significa que sua bateria de 2370, não é removível, mas confesso que nem precisa, pois ele dura muito, principalmente se deixar no modo Stamina, que gerencia o uso de dados, pois o que gasta muito a bateria do celular é o 3G ou 4G, e com esse modo ativo, ele desliga os dados quando a tela está apagada, mas você pode decidir o que pode ou não ficar ligado, por exemplo o WhatsApp ligado, e desta forma a bateria não acaba.

2013-06-12-12.45

No ZQ temos apenas uma tampa na parte de trás do aparelho, que você abre, e coloca o Chip e o Cartão de memória, e um botão de reset (não sei como outros não pensaram nisso!!!) que em caso de travamento, já que não é possível retirar a bateria, você pode reiniciar o aparelho, como podemos ver a Sony andou pensando em tudo mesmo.

Com um poderoso processador Quadcore Qualcomm de 1.5 e 2gb de ram, não faz feio nos testes, muito menos frente aos principais concorrentes, e ainda tem a vantagem de ser mais bonito que o S4, que tal como o iPhone não muda sua estrutura desde o lançamento, e acaba cansando um pouco.

Não tem tantos sensores como o S4, mas possui os principais para o uso do aparelho, pois eu mesmo já desliguei os sensores do S4, pois não vi nenhuma utilidade a não ser gastar bateria.

O ZQ é 2g, 3g e 4g, compatível com a rede brasileira, possui BLUETOOTH, GPS, WI-FI,  NFC e infra vermelho, nos testes foi possível passar uma foto do S4 para o ZQ sem problemas e do ZQ para o S4.

Ele vem com 16gb de espaço, mas o usuário tem 12 para usar, que é bem diferente do S4 que vem com 16 mas te dá apenas 8.

E por fim sua bela câmera de 13mp, tem uma opção de tirar fotos numa velocidade de 10 por segundo, com disparo infinito, ou seja se você ficar segurando o botão ele vai ficar batendo até acabar seu espaço de armazenamento, eu testei haha, e em 1 minuto  mil fotos já tinhas sido batidas e ele não parou!!!!

Ele também filma em 1080p com 30 frames por segundo, e é o primeiro Smartphone que alem de fotografar, também filma em HDR.

Ele também possui radio FM, alem de ser leve e caber bem no bolso.

E mais uma vez vou voltar na bateria, bateria é um dos piores inimigos de todo celular e de todos os usuários, mas claro vale lembrar que a culpa é nossa mesmo, de cada vez mais a gente querer mais e mais coisas conectadas full time no aparelho, os fabricantes devem ficar carecas de tanto tentar achar uma maneira de colocar mais poder na bateria sem deixar ele mais pesado e mais grosso, mas na prática, com a forma que as baterias hoje são fabricadas, existe um problema físico, para mais carga ela precisa ser maior, mais vai demorar para carregar, e claro sendo maior vai ser mais pesada, e com a mania de hoje os aparelhos mais finos e mais leves fica muito difícil chegar a um meio termo.

A Sony até colocou uma bateria maior no aparelho, mas ao mesmo tempo deu mais poder de fogo ao brinquedo, logo a bateria que paga o pato.

O 3g gasta uma quantidade considerável da bateria, normalmente ele é o culpado do gasto rápido. Já o 4G, é um monstro comedor de bateria, chegando a ser 4x maior o consumo, queremos cada vez mais coisas mais melhorias no aparelho, e quem paga o pato ? A bateria hahahaha.

O ZQ até que é econômico, não faz milagres, mas gasta no modo normal, muito menos que o S4, posso colocar ai uns 30% a menos de consumo no ZQ no modo normal.

Mas para hard users isso pode ser pouco, você pode ficar sem bateria antes do fim do dia!!!

Bom o que fazer então?

A Sony pensou e criou o modo STAMINA, um recurso capaz de salvar mesmo sua bateria. De forma simples e fácil. Como ? Simples, o que mais acaba com a bateria do celular? OS DADOS.

Mas não posso cortar os dados afinal esse é o principio de um Smartphone, estar conectado, o que fazer então?

Simples e muito funcional, o modo STAMINA, DESLIGA seus dados quando a tela está desligada, ou seja, celular no bolso, na bolsa, em cima da mesa, ou onde ele tiver com a tela desligada, não tem trafego de dados, isso gera, sem brincadeira uma economia de quase 90% da bateria!!!!

Poxa mas e ai como fico com minhas coisas? Ok, concordo com você e a Sony também, por isso esse modo permite que você escolha o que pode ficar ativado, claro não vai adiantar nada se você deixar TUDO liberado nesse modo né? Vamos lá que FACEBOOK, E-MAIL, FOURSQUARE, INSTAGRAM, MAPS e muitos outros, não precisam ficar conectados enquanto seu aparelho está na mesa ou no bolso. WhatsApp sim, precisa para que funcione normalmente, mas os outros você pode abrir quando pegar o aparelho.

Ok, Richard, mas você não concorda comigo que se toda vez que eu pegar o aparelho fizer isso, vou gastar a mesma coisa?

Não amigos, não vai, veja, quando o aparelho está no modo normal ele fica mesmo com a tela apagada conectado ao facebook, email push e todos os outros aplicativos, até mesmo aplicativos que nem sabemos que usa dados, com o modo STAMINA ligado, a gente corta isso. Se você pegar seu aparelho 10x por dia da mesa para ver as coisas, ele vai estar com muito mais bateria, pois vamos dizer que essas 10 vezes que você pegou o aparelho foi das 8 da manha as 19 horas (você ta trabalhando né? então não vai ficar o tempo todo com o celular na mão hahahah) o máximo que você usou o aparelho e sendo exagerado foi 2 horas, contra 11 horas direto se ele ficar com o modo desligado, ou seja você não gastou dados por X horas e ainda salvou a sua bateria.

No meu caso, o Galaxy S4, tirando da tomada as 8 da manha (teste feito hoje novamente) com TUDO DESLIGADO de sensores, ligado apenas WI-FI dados e sinc, com os mesmos aplicativos colocados nos dois aparelhos, e todos funcionando igualmente, o S4 nesse momento  12:29 (hora de comer haha) esta com 73% de carga, SEM USO, apenas troca de mensagem por Whats, e as notificações aparecendo dos aplicativos.

O ZQ com as mesmas coisas, e modo STAMINA DESLIGADO está com 97%.

Ontem fiz o teste mas com o STAMINA LIGADO, e o S4 desligou por falta de bateria as 17:56. o ZQ? bom o ZQ as 23:59 ainda tinha 63% de carga. e em nenhum momento eu deixei de ver as minhas coisas, o que mudou foi a forma, em vez de toda vez que o aparelho ( S4 ) avisava de algo, eu pegava o ZQ em intervalos maiores, e isso tem mais um ponto positivo, pois o dia rendeu muito mais, pois deixei de ser escravo do celular, olhando para ele para ver se tem algo, e passei a olhar quando eu achava que valia a pena.

Legal né?

Mas infelizmente nem tudo é lindo no ZQ, e ainda bem ou a Sony não iria fazer outro aparelho hahahaha.

Ele vem com o Android 4.1.2 totalmente modificado pela Sony, o que é meio padrão entre os fabricantes e eu não curto, mas o ponto negativo é ele sair com uma versão do Android mais antiga, em vez de vir com a mais recente. a Sony disse que pretende atualizar o aparelho, mas sem data definida, mas mesmo assim nada que deixe o aparelho ruim.

Outra coisa ruim é a posição da câmera frontal que fica embaixo do aparelho e não em cima como padrão, o que é um pouco estranho mas você se acostuma.

A qualidade da Câmera?  Bom eu sempre digo, câmera de celular jamais chega perto de uma câmera de verdade, nem mesmo a do LUMIA que é a melhor câmera de celular que existe, consegue isso, simplesmente porque não da!!!

A câmera do ZQ é muito boa, tem lentes que não precisam de apresentações, mas com zoom, as coisas mudam, e já é possível ver ruídos nas imagens, de noite não tem milagre, as fotos ficam até boas, mas com ruídos também.

Até hoje não existe uma câmera de celular que agrade, não porque sou chato, mas porque fisicamente não da para colocar uma boa câmera, com zoom, e certos recursos no aparelho, sem ter que deixar ele maior e consumir mais bateria, falta um FLASH nos celulares, FLASH LED ajuda ,mas em distancias muito, muito curtas e ai as fotos noturnas que sofrem.

Coloco a câmera do ZQ entre as melhores do mercado em celular, mas longe, muito longe de ser uma câmera fotográfica de verdade, não da para ir a um evento apenas com um celular, você pode ficar sem fotos que precisem de mais poder de fogo, mas como sempre digo, isso é em todos os celulares, não apenas no ZQ.

De qualquer modo é um dos melhores aparelhos do mercado, dos que tem 4g TOP é o que tem melhor custo-beneficio, e acho que a Sony Acertou a mão!

Por tudo o que disse, acima, foi o porque troquei o S4 pelo ZQ, AMO a linha GALAXY de paixão, sou fã desde o primeiro aparelho, mas com o passar do tempo a gente percebe algumas coisas, como acabamento do ZQ é infinitamente superior ao do S4 que é todo de plastico, consumo de bateria, preço, e outras coisas, fazem você pensar, não nego que foi difícil de mudar, principalmente porque acostumei com o botão físico que o ZQ não tem, mas como muita gente fala, a fila anda hehe, e o S4 apesar de eu ter gostado, não me deixou feliz, então mudei, por enquanto não estou me arrependendo.

O que fiz com o S4? bom, por causa dos testes ele ainda anda comigo, mas na linha particular, e na linha de trabalho o ZQ assumiu o posto, mas o normal vai ser o ZQ e o RAZOR i, que é pequeno, prático bonito e me atende muito bem para um aparelho em uma linha com pouco uso, já que nela, não preciso de velocidade ou de tela grande.

Pontos Positivos:

Acabamento;

Bateria;

Hardware;

Recursos de economia de Bateria;

Filma em 1080p com HDR;

Dispara fotos de forma infinita 10 por segundo

Pontos Negativos

Android desatualizado em uma versão;

Câmera frontal na parte de baixo do aparelho;

Fotos Noturnas com muito ruído.

O Preço dele varia de acordo com as lojas, mas você encontra ele de R$ 1700,00 até R$ 2100,00, ou seja vale dar uma pesquisada.

Especificações técnicas

  • Bateria: 2.370 mAh.
  • Câmera: 2 megapixels (frontal) e 13 megapixels (traseira).
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0, NFC e USB 2.0, Infra-Vermelho..
  • Kit : Fone de ouvido, carregador, cabo USB e manuais de instrução.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 32 GB.
  • Memória interna: 16 GB
  • Memória RAM: 2 GB.
  • Android 4.1.2.
  • Processador: Qualcomm Snapdragon S4 Pro quad-core de 1,5 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, proximidade, barômetro e bússola.
  • Tela: TFT LCD de 5,0 com resolução de 1920×1080 pixels.

45 COMENTÁRIOS

  1. Olá, esse processador do aparelho é de uma geração passada.
    Eu consideraria comprar ele se fosse um snapdragon 600.
    De qualquer forma a versão do Android também desqualifica ele.
    A Sony é assim, sempre um ano atrás da concorrência.

  2. Kkkkkkkkkk… Cara, quanto a Sony te deu pra fazer esse review??? Ela virou a investidora principal do teu blog né?? Tela excelente?? Conte-me mais sobre isso, principalmente quando você da uma leve inclinada no aparelho!! Design nota 10??? Hum hum, aquela tampinha tosca lá atras que o diga… Ótima Câmera??? Todos os Blogsd do planeta devem estar errados então… Voce por acaso já teve uma câmera do Lumia 920 ou do IPhone 5 na mão??

    Tinha o seu blog como referencia, mas desde que vi seu post sobre a troca do S4 pelo ZQ que percebi que tinha algo estranho no ar… Infelizmente voce sucumbiu ao capitalismo, talvez até por questões de sobrevivência!!mentendo…

    Infelizmente sei que esse post nao vai pro ar, mas pelo menos voce vai ler, então, meu papel como consumidor critico estará feito!!

    Abraço e boa sorte na parceria com a Sony…

    • Olá Danilo, voou responder a todas as suas perguntas.
      Em primeiro lugar, sempre fui transparente no blog, se você realmente me acompanha sabe muito bem disso. SEMPRE e TODAS AS VEZES que fiz algo PAGO EU DEIXO CLARO!!!!
      Não recebi nenhum centavo pelo post, a Sony até hoje no blog, jamais colocou um centavo, alias como a maioria das empresas. então evite falar algumas besteiras, pois em todos os 7 anos do blog eu jamais fiz algo escondido dos leitores ok?

      E se a Sony quiser investir no blog é super bem vinda, mas eu jamais iria fazer algo com minhas palavras enganando o leitor, prefiro deixar de ganhar a fazer isso.

      Falando da tela, você viu o aparelho de perto?
      Acho que se olhar a tela irá perceber que sim ela é OTIMA, e como citei no texto ela tem um problema que TODOS OS LCD´S possuem, até os monitores, que é a mudança de tom dependendo do angulo da tela, mas no caso do celular, no uso isso não ocorre, apenas em cima da mesa e se você for olhar quase que bem alinhado, então desculpe, mas eu e VARIOS outros blogs, não concordamos com você, e posso incluir grandes portais nessa questão.

      Design, qual o problema de eu gostar? No Blog eu expresso a MINHA OPINIAO, o que eu acho do produto, e não o que pode agradar os outros, gostei sim e acho um dos mais bonitos, é robusto, bem acabado, não entendi qual o problema que você encontrou aqui, se você for fã de iPhone ou da linha Galaxy, eu respeito, e até eu gostava da linha Galaxy, mas na quarta geração, e TODOS os outros produtos da linha galaxy sendo exatamente igual, perdeu a graça o desenho.

      Quanto a tampinha tambem não entendi o porque ela seria tosca, é bem acabada, não fica solta, é firme, e muito mais fácil de tirar e colocar os chips, sem ter uma borracha na lateral, que com o tempo fica solta.

      Quanto eu ter trocado o S4 pelo ZQ ja disse em mais de um post, que foi uma opção minha, uso e preciso do celular o dia todo, e infelizmente o S4, a bateria não aguenta o dia de trabalho, hoje mesmo passei 5 horas no Hospital, e se não tivesse com o ZQ eu teria ficado sem celular, pois o S4 a bateria acabou muito antes de eu ser atendido. é um mal do S4, tem um forte consumo de bateria, e não posso usar o aparelho desta forma. Não deixei de gostar do Galaxy, pelo contrario adoro, mas para meu uso mais pesado tive que trocar por um aparelho que atenda minhas necessidades. não tem nada de estranho com isso, é questão de necessidade, cada um tem a sua, cada um tem que escolher o que lhe atende melhor. e Se eu achar que o Galaxy voltou a me atender volto a usar sem problema algum, não foi me dado o aparelho, foi COMPRADO, logo não tenho porque ficar enganando ninguém falando bem de um ou outro produto.

      Agora vamos falar da câmera, sim ela é muito boa no limite de uma lente de celular, e novamente como eu disse no texto, ela tem ruídos nas imagens, Não é perfeita, Quanto ao Lumia, ela é uma câmera superior sim, mas também tem seus defeitos, pois como toda câmera de celular tem suas limitações. Quanto a câmera do iPhone, eu prefiro não comentar, usei muito pouco, mas o pouco que usei deixou muito a desejar em diversas situações.

      quanto a questão de sobrevivencia eu ri muito, mas vou responder, o blog paga minhas contas, mas não preciso me vender (graças a deus) para isso, novamente SEMPRE que eu tiver algo pago é devidamente, claramente mostrado ou no inicio do texto ou no final do texto com um BANNER grande, onde mostro minha total transparencia com o leitor.

      Transparencia essa que mostro agora, respondendo ao seu comentário que você disse que não iria ser publicado, então não só foi publicado como espero eu devidamente respondido.

      Espero que continue acessando o blog e que eu tenha respondido e esclarecido todas as suas perguntas, pois escrevo justamente para que todos possam ter alguma opiniao, o mais imparcial possivel, quefoi, é e sempre será o ponto forte do blog.
      Um Abraço, Richard Max

      • Olá Richard Max, é a primeira vez que visito seu blog e gostei muito da sua resposta. Eu tenho um ZQ e concordo com você, já tive vários tops mas estou satisfeito com o produto da Sony. Viajo, respondo meus emais, dou suporte via watsapp, teamviewer,tiro fotos, posto facebook, envio fotos por email, ouço música, e muitas vezes qdo vou carregar depois de muito trabalho o bichinho está com 1%. Não está rooteado e até agora não vejo razão para isto. Valeu o investimento!!

  3. Muito bom o post Richard, é a primeira vez que comento, nunca tive preferencias exageradas por nenhum fabricante, tive aparelhos de diversas marcas, e hoje o aparelho que eu quero pra uso é o ZQ, fui na Fast Shop do Center Norte e pude ver os dois funcionando e na minha mão e por mais que o processador não seja um octa-core ou que não tenha o Android 4.2 achei um ótimo aparelho, com um design diferente dos demais, achei o S4 bonito mas todos os aplicativos que eu tinha em meu Galaxy S2 e depois em meu Galaxy Nexus X, não deixarão de funcionar no ZQ, até porque não há nanhum aplicativo ou função que não possa ser executada em um quad-core. Na Fast estava por R$ 1.950,00 a vista, mas se for dar uma chorada com o vendedor acho que consegue tirar um pouco mais. Acompanho seu blog a alguns anos e sempre me ajuda e me deixa informado. Abraços e continue com o bom trabalho.

  4. Olá Richard. Eu sim, acompanho seu blog há anos. E foi justamente essa sua opinião que me fez trocar o Galaxy S3 pelo ZQ e não pelo S4.

    Confesso, o ZQ bateu em cheio em tudo o que eu queria. Estou adorando.
    Só não concordo muito com a questão da bateria, que não me pareceu tão duradora (mesmo no modo stamina), mas ainda estou no meu 2º dia de uso. Posso mudar de opinião.

    Quanto à câmera, se deixar o flash desligado e ligar o hdr, em condições de pouca iluminação, as fotos tendem a sair com menos ruídos.

    Fora isso, o aparelho é fantástico.

    E o Danilo é um fanfarrão. Leu alguns reviews de Techtudo e blogs sem credibilidade (e pagos, de verdade) e nem deve ter tido contato com o aparelho.

    Grande abraço!

  5. Danilo, respeite as opiniões dos outros, só porque o Richard tem uma opinião que não vai de encontro com a sua, que vc tem o direito de julgar sem se quer ter um fundamento ou prova para isso, falar que uma pessoa foi comprada sem se quer ter nenhuma certeza sobre isso é de uma imensa falta de irresponsabilidade, para não dizer outra coisa, más vamos para o que
    interessa!!
    Na semana um que chegou os celulares (S4 e ZQ)nas lojas fui eu e mais 2 amigos atras para comprar.Eu como costumo ver bastante os reviews dos blogs especializados tava pendendo pro lado do ZQ pois as reviews era otimas, um dos colegas meu tinha certeza que ia pegar o S4,pois é daqueles que virou fanboy incondicional da liha Galaxy-S. Até tentei convenser ele, para pelo menos olhar o ZQ com mais carinho,más como todos os famboys ele vinha com todos os tipos de argumentos para não fazelos ou tentar ridicularizar o ZQ,
    é o mesmo caso desse Danilo, o concorrente pode fazer um celular infinitamente melhor, que mesmo asim vão enxergar somente o que eles querem.Más pelo menos o outro consegui convencer, e comprou tambem o ZQ.Ainda
    no Shopping e tambem no carro já começamos o embate para ver quem tinha comprado o melhor celular. Primeiro a tela a do ZQ é mais nitida que a do S4,
    a diferença é quase imperceptivel, más se vc prestar bem atenção vc notará.
    Sobre a inclinação realmente perde um poko de definição,só que tem que
    ficar muito enclinado, coisa que se ninquem falasse a maioria não ia nem perceber, e quero ter um celular pra olhar de frente não de lado,,rsrsrsr.
    A camera dai pra mim a maior diferença,com luz confesso que não tem muita diferença, más na falta dela é brutal o ZQ da de 10 a 0 no S as fotos do S4
    ficam extremamente escura, e a do Iphone tambem perde, já fiz a comparação.
    Sobre o desempenho realmente o S4 é melhor,Massss fizemos alguns testes de abrir APPs no mesmo instante, e na maioria das vezes eles abriram praticamentes juntos,na minha opinião os 2 tem muito mais processador que realmente eles precisam para operar o Android, então não vão ver diferença pois os 2 rodam com muita folga.
    E por ultimo o Designer, E esse foi um dos motivos que fez um dos colegas meu optar pelo ZQ, que alem de ser mais bonito, da uma impressão de ser mais robusto, realmenta não sei se é más aparenta não ser tão fragil como a do S4
    e como ele tinha um Galaxy S3 vermelho, e no primeiro mês a mulher dele deixou cair de uma altura de meio metro que trincou a ponta da tela,ele continuou usando, pois foi bem a ponta mesmo,só que foi o suficiente para ele ficar ferrado e trocar por um mais confiavel, pelo menos na aparencia pro enquanto, pois nem eu e ele deixou cair até agora.

  6. Olá Richard, já que você publicou meu comentário e escreveu uma resposta condizente deixa eu fazer algumas pontuações aqui (e torcer que ela realmente voltem a ser publicadas):

    1 – Alissonhc, pra que cobra respeito você já começa agredindo ao me chamar de fanfarrão!! Não sou, posso lhe garantir… Levei quatro meses com um Iphone 5, vendi e comprei um ZQ que permaneceu comigo por cerca de 15 dias, passei adiante, comprei um S4 octacore que ficou comigo 20 dias até negocia-lo e hoje possuo um Lumia 920!! Tudo isso porque percebi que sua vida pode ser muito facilitada quando você integra todos seus aparelhos digitais em um mesmo ecossistema, nesse caso, resolvi testar o IOs, o Android e o Windows Phone, pois vou fazer um investimento relativamente alto na aquisição de alguns gadgets e estarei direcionando minha vida para um ecossistema, algo que acredito que deva ser baseado em uma boa pesquisa prévia!! Portanto tive contato sim com todos os principais aparelhos tops do momento, ao contrário de você, que deve ser um feliz proprietário de uma Galaxy ACE!!

    2 – Cleber… não fiz qualquer acusação contra o Richard!!! Se você olhar o que escrevi, verá que os dois primeiros períodos do texto finalizam com um ponto de interrogação, o que direciona para um questionamento!!! Apenas perguntei se a Sony era investidora do blog dele, o que pra mim não seria nada demais, desde que, como mencionou o próprio dono do blog, seja algo avisado previamente a todos que leem as matérias aqui escritas!!!

    3 – Richard, inicialmente vale o mesmo que disse para o Cléber, apenas questionei e não afirmei!!! E questionei porque, como já disse, frequento sua página há mais de 04 anos e sempre a tive como referencial para escolha de samtphones… sempre gostei muito, por exemplo, dos videos reviews que você fazia junto com o Rodrigo Toledo, aliás, comprei um Xperia Arc uma certa data baseado no video que vocês dois fizeram sobre o aparelho!! Uma pena que esta seção tenha sido descontinuada!!! Pra mim que acompanho o blog e acho que pra todo leitor que tenha uma boa capacidade de interpretação, fica claro uma mudança no sentido e no direcionamento de seus textos, antes abordados de forma crítica, mas agora parecem ser direcionados a uma espécie de “formação de opinião”.

    Você ressaltou que tudo que escreve reflete sua opinião, porém acho que ninguém melhor do que você sabe o alcance de seu próprio produto, portanto seu site tem um nítido caráter formador de opinião e acho que isso deve ser levado em conta!!! Muita gente utiliza este e alguns outros sites para escolher o futuro smartphone e, como na maioria das vezes, essa é uma decisão cara, portanto, acredito que os textos, não obstante tenham opiniões pessoais, devam ser dirigidos de uma forma mais crítica, ressaltando que apesar de ser a sua opinião, outros analistam fazem a ressalva X, Y ou Z!!!

    Quando questionei sobre uma possível influência da Sony no texto, o fiz porque o conteúdo da matéria é construído todo no sentido de dizer ao leitor: “Adquira um Xperia ZQ”… a matéria se intitula um Review e, neste sentido, acho que deva ser um texto mais imparcial possível, apresentando todas as qualidades e possíveis falhas do aparelho!! Me considero uma pessoa capaz em matéria de interpretação e, sinceramente, não vi isso no seus texto, muito pelo contrário, observe que as qualidades do aparelho são toda enaltecidas (e ele realmente as tem) e as falhas são simplesmente suavizadas com expressões do tipo “todas as telas de LCD são assim”, “Câmeras de celulares apresentam falhas”, etc… Esse é o tipo de conteúdo que não costumava ver no seu blog!!!

    Falando do aparelho, me desculpe, mas li muitos reviews antes de adquiri-lo e todos eles foram unânimes em relação a tela… Ela é ruim??? Jamais, mas tá longe de ser uma excelente tela e sim, perde e feio pro Galaxy S4!! Enquanto estive com ele, o problema dos angulos de visão atrapalha e muito… em um escritório, na mesa de trabalho, dependendo da posição do aparelho na mesa e da angulação deste com o posicionamento da sua cabeça, é difícil até identificar quem esta ligando!!! O papel de parede, este nem se fala, mais uma vez, dependendo da angulação, perde-se totalmente a definição deste, chegando ao ponto de ser difícil distinguir a figura!!! É um problema das telas LCS em geral, talvez, mas isso não tira a responsabilidade da sony que escolheu para um aparelho caro uma tecnologia que apresenta uma deficiência que salta aos olhos… Samsung, Apple e Nokia, por exemplo, são concorrentes e não padecem do mesmo problema em seus aparelhos da linha mais alta!!

    Quanto ao design, concordo que é subjetivo, porém mais uma vez ressalto que você simplesmente elogiou e deixou de ressaltar os aspectos controvertidos como a posição diferente e pouco ergonômica do botão de acender a tela, a qualidade duvidos e a fragilidade da tampinha de acesso ao SIM, dentre outros!!!

    Em relação a câmera, não sou eu, mas como vários sites especializados (GSM ATENA, PHONE ARENA, GIZMODO, Mobile Review, CNET, etc) a considera bem inferior aos tops do mercado!! Tive o aparelho em mãos e posso afirmar que a qualidade é sofrível quando comparada a fotos do Iphone, do S4 e do Lumia 920 (este último, principalmente). Concordo que todas as Câmeras de celulares tem limitações, mas a evolução tecnológica deixou estas limitações dentro de um padrão aceitável e, na minha opinião e na dos sites que citei acima, a câmera do ZQ está abaixo desse padrão… as fotos diurnas até vão bem, mas as noturnas e em locais pouco iluminados são sofríveis, cheias de ruído e distorções… Tenho aqui no CPu algumas dezenas de fotos tiradas com Iphone 5, Lumia 920, S4 e ZQ e se pudesse posta-las, ficaria nitido a diferencia de qualidade entre elas, sendo o ZQ o aparelho que apresenta o piro desempenho!! Como acredito que a câmera seja um fator importante e até mesmo decisivo na aquisição de um smartphone, acho que esse ponto deveria ser analisado de forma mais profunda e imparcial, não se limitando a dizer que apresenta problemas, como todos os outros, mas mesmo assim é boa!!!

    No que tange a troca do S4 pelo ZQ, não vejo problema algum, aliás, como você mesmo mencionou, foi uma escolha pessoal… Concordo quando diz que a bateria do S4 é ridícula!!! Eu mesmo o passei adiante por causa disso, pois como todos os sensores ligados ela durava, no máximo, até as 5:00 horas da tarde… fui em uma loja da Samsung e o consultor, pasmem, me disse que se quisesse melhorar a autonomia, desligasse todos os sensores!! Quer dizer, a empresa inventa o airgesture, airview, airnãoseimaisoque e se o cara quiser ter um aparelho funcional tem que desliga-los!!! O que me incomodou é que, mais uma vez, você direcionou o leitor a acreditar que o XPERIA ZQ é superior ou equivalente ao S$ em quase tudo, o que é um erro gravíssimo, na minha opinião!! Em nada, a não ser a bateria e, talvez, o design (aspecto subjetivo) o XPERIA ZQ supera o S4… a tela é inferior em qualidade, o hardware também é defasado, o Android também, as funcionalidades seguem o mesmo caminho e por aí vai!! Você trocar por uma necessidade pessoal, ok, agora direcionar a opinião do leitor para acreditar em uma suposta superioridade do ZQ que não foi demonstrada através de uma análise objetiva, me perdoe, mas pra mim é um erro grave em um Review!!!

    Por último Richard que bom que você paga suas contas fazendo aquilo que gosta, isso é um privilégio de poucos nesse país!!! Continuarei acompanhando o blog, mas essa permanência será direcionada ao que verei nas próximas matérias, notadamente em futuros reviews… Só torço que você volte a apresentar os textos de uma forma mais crítica e impessoal, sem tantas análises subjetivas, algo que fazia muito bem há um tempo atrás!! Repito que seu blog hoje é um formador de opinião e neste sentido, acho que seus textos assumem um compromisso com todos que os leem… Acho que um review deve ser apresentado no sentido de deixar o leitor analisar os pontos positivos e negativos do aparelho em questão e, ao sopesar estes pontos com as necessidades de sua vida diária, decidir ou não pela compra… No caso dessa análise do ZQ, todo o conteúdo é construído no sentido de pegar o leitor pelas mão e conduzi-lo a uma loja da Sony para que efetue a compra do aparelho, o que na minha opinião foge do objetivo do texto!!! Foi por isso que questionei sobre uma possível influência da sony no conteúdo…

    Sugiro ainda, quem sabe, uma maior atenção com o universo Windows Phone e IOS, pois ambas as plataformas tem apresentado novidades interessantes que, com toda certeza, seus leitores gostaria de ver em futuros textos, notadamente ressaltando as diferenças entre estes sistemas e a plataforma Android!!!

    Quanto ao fato de mencionar que o texto não seria publicado, fiz isso porque tenho observado que quase a totalidade dos comentários de seus textos sempre contem opiniões positivos sobre os mesmos, sendo difícil de visualizar algum comentário postado com críticas ou ressalvas… como sabia que você provavelmente se acharia na obrigação de responder e prezar pela idoneidade do blog, utilizei o parágrafo como um recurso linguístico para ter o texto publicado, o que acabou dando certo… espero ques também vá pro ar!!!

    E finalmente, depois de analisar bem todos os sistemas, estarei estruturando minha vida em volta do ecossistema da Apple… Porque o IOS é o melhor de todos?? Não… Porque ele possui mais funcionalidades??? Também não… mas porque percebi que apesar dos produtos da maçã não fazerem tudo que outros fazem, naquilo que fazem, normalmente o concretizam de forma mais eficiente, ágil e intuitiva!!! Neste sentido, acho hoje, no conjunto dos pontos positivos e negativos, O Iphone 5 mais aparelho que o S4 e o ZQ, tendo perto, apenas o Lumia 920 que é um baita aparelho, mas ainda sofre com um sistema operacional (WP8) imaturo e com um déficit de qualidade nos aplicativos!!!!

    Abraço…

  7. O novo top da Sony conta, ainda, com processador quad-core de 1,5 GHz, bateria de 2370 mAh, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansíveis via microSD de até 64 GB. O Xperia ZQ conta ainda com conectividades 4G (LTE) — compatível com o padrão brasileiro —, 3G, Wi-Fi, NFC, Bluetooth 4.0 e Infravermelho. O aparelho está disponível por R$ 2.049.

  8. Richard, li os dois reviews que fez com o zq, o primeiro na troca do s4 e este….
    Eu troquei meu s3 no zq e to sofrendo muito, pois minha bateria esta durando muitoo mas muitooo pouco mesmo em torno de 3 a 4 horas, alguma dica sobre isto?

    • Ademilson, o que você está usando ?
      Ta bebendo demais seu aparelho.

      Pode ser algum aplicativo, ou jogo que está fazendo isso.
      Veja tambem se GPS NFC e BLUETOOTH estão ligados, eles consomem muito e não precisa deles ligados se não for usar. e se tiver usando no 4G ai complica pq 4G bebe muita bateria

      • Então eu não sei, como de costume do meu s3 eu sempre deixo o gps ligado, agora nfs não tem com o que usar, então nem deixo ligado e o bluetooth tbm… sim ele é 4g, mas eu trabalho indo nos clientes e a maioria tem wi fi. Somente achei mais estranho este domingo quando foi 22h tirei ele da tomada com bateria full, e quando foi 1 da manha, tinha 14% so de bateria, usando apenas whatsapp e brilho no automatico…

        • alguma coisa ai ta comendo muita bateria, aqui dura o dita todo, mas uso o 3g e wifi, não 4g pq tenho oi e ainda nao tem 4g pra mim hehe.
          Uma vez um aplicativo tava comendo bat minha sem dó tive que apagar tudo e ir colocando um de cada vez até descobrir quem era

          • Richard uma outra dúvida que talvez você possa me ajudar, tem duas coisas que estão me deixando maluco… Primeiro o gps, mesmo eu usando o maps do google, tem duas vozes de orientação como se tivesse aberto dois gps diferentes, uma da moça do google, e outra uma voz robotica de um homem, sem contar que o gps está totalmente desalinhado, ele mostra para entrar em rua que é contra mão coisa que não acontecia no s3, o outro probleminha é que não tem luz de notificação, quando eu recebo uma msg ou algo assim, aquela luz embaixo do aparelho não deveria piscar? Tenho que acender a tela para ver se chegou uma msg ou algo assim.

  9. Olá Richard, tudo bem? Estou com aquela eterna dúvida entre S4 e ZQ (no caso Z mesmo, aprova d´agua , queda e afins), possuo no momento um iPhone 5 e um Note 2. Não tenho muitas afinidades pelo iPhone e o Note apesar de ser bastante robusto ja pode estar um pouco defasado (sem 4g e não é full hd), irei passar os 2 aparelhos para frente e pretendo ter um único aparelho em um futuro breve. Você saberia informar se existe alguma diferença entre o xperia ZL e o Z além desse sistema que torna ele mais resistente? Grato

  10. Por conta da tela de 5 polegadas, o Xperia ZQ é um aparelho grande. Suas medidas exatas são: 13,2 por 6,9 por 1,0 cm. Mesmo assim, seus cantos retos deixam a pegada firme e confortável. Mesmo não sendo tão fino quanto alguns concorrentes, como o novo S4 ou o iPhone 5, ele não incomoda em um bolso de calça. Construído totalmente em plástico, pesa 151 g. A bateria não pode ser removida, e o acesso ao cartão SIM e ao microSD é feito por uma pequena tampa na parte traseira. Além de destoar muito das outras opções do mercado, a tampa gera um incômodo estético, além de não aparentar muita resistência.

  11. Boa tarde Richard!!

    Estarei viajando para os Estados Unidos em alguns meses.

    Sabe me dizer se o celular adquirido lá (Galaxy S4, Xperia ZQ ou quem sabe até novembro o Nexus 5) iriam funcionar normalmente aqui?

    Não existe diferença de bandas?
    Se eu comprar lá, funcionará aqui normalmente?

    abraço!!!

      • Bom dia Richard!!

        O S4 de lá não funciona aqui então?

        Agora fiquei preocupado.

        Sabes se o S4 adquirido aqui, e um Galaxy Note 2 adquirido aqui, com chip daqui, irão funcionar lá enquanto estivermos na viagem?

        Obrigado denovo pela ajuda!!!

        Abraço!!!

          • Boa noite Richard,

            Prometo que eh a última pergunta sobre o assunto kkk

            Então se eu adquirir o s4 3g nos EUA, ele funcionará totalmente aqui? (ligações e rede)

            A única diferença eh a rede 4g? Então se for adquirir um celular lá pra usar aqui tbm, tenho que evitar os celulares 4g?

            Têm algum modelo que eu possa usar aqui e lá sem problemas só trocando os chips de operadoras daqui e de lá?

            Obrigado denovo pelé ajuda e paciência.

            E parabéns pelo seu trabalho.
            Sou assíduo leitor e acompanho diariamente 😉

          • Hehehe, sussa Gabriel.

            Veja, o que você precisa ver é a FREQUÊNCIA do celular. tem que ser a mesma que a nossa. QUADBAND que vá de 800 a 2100.

            O 4G sei que não roda o 4G, mas não sei te falar do 3g. pois precisa ver a frequência da banda.

            EU acho que roda o 3g normal, mas não vi ninguém com um de fora para te dar garantia disso,

  12. Olá Richard, vou comprar um novo smartphone e depois de ver vários reviews em muitos blogs e vídeos no youtube, acabei me decidindo pelo Xperia ZQ, e sabendo qe esse aparelho da Sony nao possui Corning Gorilla Glass ouvi dizer que a tela risca muito facilmente, vc poderia me dizer se essa informação realmente procede?

  13. Bom aparelho mais eu utilizo atualmente dois aparelhos o Galaxi grand duos por conta dos dois chips a tela e o ótimo aparelho atende minhas funções e o S 4 . cara esse aparelho da sony muito bom ja vi varios relatos de clientes que compraram e adoraram outros não opinião de gosto e como vc mesmo disse necessidade o meu s4 cumpre sua função normal .. assim como todo mundo hoje adoro uma rede social ai se vai a bateria mais sabendo usar direitinho e uma beleza .. vai uma opinião de gosto bom senso e saber respeitar a opinião de cada um sou fã do seu blog e adoro sua sincera opinião e tem q ser assim mesmo … mais pra mim eu nao troco ainda a linha galaxi … tem um defeito enorme e sua construção ser feita em plastico o resto tira de letra … as vezes eu brinco que a sansung deveria imitar o corpo da nokia kkkkkkkkkkkkk sempre com belos aparelhos fortes da uma confiança a mais para quem paga tão caro … abraços parceiro e brigado por nos dar essa preciosa dica

  14. Richard, tem notado algum problema com o wifi dele? E algum imprevisto após a atualização para o 4.2.2? Parabéns pelo review, lendo com cuidado alguns outros pude perceber que o celular é muito bom e o seu complementou muito bem com uma opinião pessoal de usuário.

  15. Boa noite Richard,
    Bom review, e faz uns 2 meses que possuo o Zq!
    Está certo em relação muitas coisas, só discordei a respeito da tela que apesar de Boa qualidade ela parece um pouco ‘lavada ‘ e a respeito de riscos, tive 1 ano e meio um galaxy s1 e tinha nenhum arranhão, esse eu fui tirar a película protetora que vem de fabRica a um mês e já tem um arranhão considerável sendo que nunca caiu no chão!!
    Em relação ao som uma dica a quem vai comprar pela Internet pois oferecem um fone e mandam outro, muitas sites de nome fazem isso !
    parabéns novamente em relação ao review e irei começar a acompanhar o blog constantemente agora

  16. – Gabriel: sobre o 4G os aparelhos dos EUA ainda não são compatíveis com o 4G no Brasil, Logo o S4 4G e o Xperia Z não irão funcionar neste modo, o que não impede de usar o 3G neles. Se não me engano, para um aparelho de fora funcionar o 4G, aqui ele deve ter uma frequência de 2500Mhz ou 2600Mhz, você pode ver isso no GSM Arena, pesquisando o aparelho que pretende comprar. o 4G de fora é entre 700 e 2100 Mhz. FUTURAMENTE (depende do governo)… com a morte do sinal analógico de TV a faixa de 700 Mhz deve ser liberada para uso do 4G por aqui. Compatibilizando com os aparelhos vendidos lá.

    – Roberto Franair: O ZQ nada mais é do que um Z sem algumas funcionalidades estéticas e que se enquadra na frequência 4G brasileira. Este modelo na verdade está mais próximo do ZL, que também só é vendido lá fora.

    – Richard e Danilo: agradeço o post e o comentário crítico que foi apresentado, respectivamente. Como bem citado, nenhum aparelho é o melhor dos mundos. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. Uns mais… Outros menos, mas enfim. Tais informações foram decisivos para a troca do meu aparelho (o atual será brevemente repassado) para pegar um desses dois ainda em negociação com a operadora. Aff!

    De qqr forma, o S4 é um bom produto apesar de ser de plástico, tem boa pegada, leve, tela ultra brilhante, dá sensação de ser ampla na generosa tela de 5″, a qualidade de reprodução do vídeo (sim, faço muito uso disso) não deixa a desejar. Sinto uma melhor distribuição das cores, mas quando uso o fundo azul ou verde. A câmera, bem… não é das melhores, mas consegue dar uma salvada no momento. Tem funções interessantes inclusive, mas de tantos sensores e ‘features’ podem ficar esquecidos com o tempo. É um aparelho do tipo “pra que tudo isso!?” mas é uma ótima sacada da Sams. Não nego.

    Já o Xperia ZQ tb tem uma boa tela, a interface dele também é ótima de se mexer. por fora aparenta, eu disse A-PA-REN-TA, ser mais resistente que o S4. Não sou louco de rasgar notas de 100 fazendo quedas livres com os aparelhos. hehehe
    Com tantos comentários sobre ângulos de visão, vc acaba ficando zonzo rs, mas a qualidade das imagens, até por estar acostumado com o ultra brilhantismo dos AMOLED sinto que deixa a desejar um pouco no TFT do ZQ. Com relação a câmera, poderia ter mais recursos e aprimoramentos. Fotos em ambientes iluminados ou não, ok, o S4 leva certa vantagem, mas a cam do ZQ não faz tão feio assim. Gostei de algumas imagens tiradas com ele umas até, pasmei, ficaram melhor que a do S4, mas isso SEM-PRE vai do gosto de cada um.

    Por fim, novamente agradeço ambas as opiniões expressadas. Para quem quiser tirar dúvidas de Android só me seguir e chamar no Twitter (@jaimejoaquim).
    Grande abraço!

  17. Olá Richard…estou acompanhando alguns post’s seu…e estou em dúvida na compra entre o ZQ e o S4…tenho um Galaxy Duos e quero muito trocar por um ZQ por conta do modelo bem bonito desse aparellho e pelo fato de ser Sony e pretendo usar como um dispositivo de interação com o meu Ps3…porém já lí por aí que o ZQ peca em alguns quesitos como no caso do wi-fi que alguns dizem ter problemas com o sinal deste aparelho…sempre fui fã dos galaxy’s também…mas estou disposto a fazer uma troca e experimentar os aparelhos da Sony…vale a pena ter um ZQ ou espero o próximo Xperia ”Honami” que ainda irão lançar ou o S4 é uma compra? Sei que o S4 é o melhor aparelho do mercado e tal, mas, estou a procura de estilo e esse aparelho da Sony me deixou na dúvida na hora da compra…aguardo resposta!

  18. Tenho um xq a dois meses e estou muito satisfeita de ter comprado ele ao s4, tbm por conta da bateria, sempre achei a linha galaxy uma maravilha é fiquei louca para ter o s4, depois de um amigo meu comprar e ter eles em minhas mãos para testa-lo sem um vendendor me fiscalizando, fiquei a desejar, apesar de todos aqueles recursos inteligentes, achei inútil e até bobo demais, como é aquele jeito diferente de passar as fotos, acredito que o único(mesmo as vezes sendo estressante) é o da leitura, porém o que achei mais absurdo foi a durabilidade da bateria, que em menos de uma hora já tinha gasto mais de 20. Sobre o designer nunca vi problema nele ser de “plástico” na minha visão parece até mais resistente( plástico não trinca, nem amassa quanto cai no chão) porém o designer do ZQ não demostra ser tão sensível, e sim é lindo. A tela é realmente uma maravilha é com o ajuste automático de luminosidade consigo ver mesmo quando estou na Rua de dia. O preço diferente do que vc disse aí que era mais em conta, eu comprei pelo mesmo preço do s4 ou iPhone(2,500 reais). ZQ nunca me deixou na mão, não teve nenhuma tipo de problema, enquanto o s4 do meu amigo, que foi comprado menos de um mês antes do meu, já foi pra assistência. NÃO TROCARIA MEU ZQ POR UM S4

  19. Ola richard, eu estou vendo o Xperia ZQ para comprar, achei o smartphone muito bonito para mim é o mais lindo de todos os top de linha atuais, e a câmera dele por ser muito boa tambêm me chamou a atenção, só que vi na internet que ele esta dando algumas travadas quando se atualiza para a 4.2 e que o sinal de WiFi dele esta prejudicado, gostaria de saber sua opnião quanto a isto, como você postou outra vez que trocou o S4 pelo ZQ queria saber se você teve estes problemas que estão dizendo por ai na internet.

  20. BOA NOITE!!! GOSTARIA DE SABER SE MESMO O ZQ COM A NOVA ATUALIZAÇÃO SE ELE CONTINUA COM A DURABILIDADE DA BATER IA? ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE QUANDO O APARELHO É ATUALIZADO A BATERIA NÃO DURA MUITO?
    RESGATEI O MEU PELO PROGRAMA DE PONTOS CREIO QUE CHEGA ATÉ O FIM DA SEMANA QUE VEM…
    TENHO UM S4 MINISTÉRIO DESCARREGA MUITO RÁPIDO, OBRIGADO SE POSSÍVEL AGUARDO SEU CONTATO

  21. Olá Richard.

    Eu sempre gostei da marca Sony Xperia, por isso adquiri um ZQ. Mas me de um mês pra cá me deixou meia que decepcionada. Após eu ter atualizado o Android dele, ele começou a ficar pesado, e começou a desligar e ligar sozinho e só funcionava conectado a tomada. Passou-se uma semana ele não ligava nem na tomada. Que decepção! Ele está intacto… Mandei pra assistência técnica e eles teimam comigo que é o software. Mas eu tenho certeza que é a bateria, pois pesquisei MUITO, e a maioria que optaram pela compra do ZQ após um tempo acaba tendo o mesmo problema… Deixei em outra assistência técnica se caso não dê pra consertar, vou eu mesma abrir e arruma-lo. Você tem alguma dica a me passar? Já ouviu falar desse problema em outro lugar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.