Tempo para Leitura: 3 minutos

Recebemos para testes uma impressora 3d da Cubify, o modelo que pudemos testar foi a Cube, que no Brasil custa R$ 6.690,00 e é monocromática, cada “cartucho” de rolo de fio de plastico custa R$ 280,00 e da pra fazer uma boa quantidade de pequenos objetos.

Essa impressora imprime modelos em 3d, com tamanho de 5cm x 5cm com altura limitada a uns 25cm.

Nem precisamos falar que ficamos todos empolgados com a chegada da impressora na redação né?

Mas logo de cara um belo balde de agua fria a gente recebeu, pois descobrimos que não é tão simples assim imprimir em 3d.

O Uso da impressora é um dos mais simples que já vi na vida, nem precisamos instalar ela no computador, basta copiar o arquivo para um pen drive e colocar na impressora e mandar imprimir, simples e fácil de fazer.

Mas para chegar ao colocar na impressora é que temos as partes ruins do uso.

Primeiro não é tão simples assim criar algo em 3d, precisamos entender de modelagem 3d, e isso requer o uso de alguns programas bem complexos como AutoCad por exemplo.

No site do fabricante e em vários outros sites podemos baixar arquivos prontos para imprimir, e foi o que fizemos, pois queríamos imprimir algumas coisas para ver como fica.

A AutoDesk, que entrei em contato para pedir ajuda para fazer algo em 3d, recomendou alguns aplicativos que eles tem gratuitamente para iPad, testei todos os que me passaram, o 123d Sculpt e o 123d creature, ambos tem vários modelos prontos, mas ao tentar salvar para imprimir na impressora não deu certo, então tive que descartar o uso. a Cube tem um aplicativo para importar os arquivos STL que são os arquivos em 3d para o formato CUBE, que a impressora entende.

Nesse aplicativo podemos redimensionar o objeto para um tamanho que queremos, e claro quanto maior mais demorado será a impressão.

Objetos do tamanho da ponta do dedo levam cerca de 7 minutos para ficar prontos, mas coisas maiores, como tentamos aqui, uma pirâmide, um sarcófago e logotipos do blog (valeu cobra!!!) chegaram a demorar 8 horas para ficarem prontos.

O resultado da impressão vai depender do que você está imprimindo. Não tem definição para rostos ou detalhes mais aprofundados, pois o que é impresso que tinha detalhes, mal deu para ver.

Mas este tipo de impressora não foi feito para isso, é uma mais modesta, para se ter em casa para coisas mais técnicas, os logotipos do blog que não precisam de muito detalhes ficaram bem legais, mas não espere uma impressão magnifica.

O Maior problema pelo menos para nós aqui, foi o fato de não saber modelar em 3d, e isso simplesmente detonou a ideia da gente fazer tudo que dá na telha.

É bem legal você ver algo que você fez sair do papel e criar “vida” mas exige que você tenha paciência na impressão, dinheiro sobrando para investir em um equipamento, e claro saber usar programas de modelagem 3d.

É algo diferente, mas acho que ainda estamos engatinhando nessa parte de impressão 3d, os custos ainda são altos, mesmo essa impressora sendo uma das mais baratas do mercado, e o resultado não é dos melhores.

Nas fotos abaixo você vai poder ver um pouco do que fizemos e no vídeo (tem que ter paciência hehehe) temos a impressão completa de um arquivo.

Recomendo ?

Se você trabalha com coisas que precisam de moldes o tempo todo e o custo que você tem disso mensal é maior que o valor da impressora, acho que vale a pena, mesmo com a qualidade de impressão baixa, pois você poderá fazer várias vezes o produto até chegar onde quer.

Mas para ter em casa apenas para “brincar” acho que ainda não chegou ao momento de se ter uma.

Eu quero uma impressora 3d em casa, mas vou esperar o custo cair e a qualidade dos modelos “caseiros” melhorar.

A impressora cumpre o que promete, faz praticamente tudo que você mandar imprimir, mas ai deixo a pergunta:

O que e para que você vai imprimir algo em 3d na sua casa???

Abraços a todos.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=c2Y5Vi3a9YA&feature=youtu.be’]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.