WD My Cloud

8.4

Facilidade de Acesso

10.0/10

Conexão via rede

10.0/10

Acesso Remoto

10.0/10

Preço

7.0/10

Transferência lenta

5.0/10

Pros

  • Fácil de Configurar
  • Grande Espaço
  • Segurança
  • Acesso por diversos dispositivos
  • Tamanho

Cons

  • Desempenho baixo com arquivos grandes
  • Usa JAVA
  • Alto Preço

09/09/2015

Nuvem, Nuvem, Nuvem, a moda é falar em salvar suas coisas na nuvem!!!!

Ok, é prático, mas as vezes não queremos tudo salvo em um lugar que não seja a nossa boa e velha casa, ou quer ter uma cópia em casa, afinal e se o sistema de nuvem de um dia pro outro sumir, o perder suas coisas?

Guardar tudo no PC é arriscado, Pen Drive, vai ser duro ficar lembrando onde está haha, e HD externo, ok, vamos lá que é bem chato ter que espetar e copiar tudo sempre.

Eu sou meio digamos obcecado por Backup, fotos e coisas importantes eu tenho guardado no DropBox, One Drive, Google Drive, dentro do PC, e agora no My Cloud da WD. e confesso que me sinto melhor com ele salvando as coisas.

Perder as coisas importantes, é algo complicado, pode nunca mais encontrar, e por que arriscar certo?

O My Cloud, podemos dizer que é um tipo de Nuvem, mas em vez de estar em um servidor externo, fica aí do seu lado, ligado 24 horas, conectado na sua rede, ou direto no seu computador. Mas aconselho montar uma rede, pois desta forma vai poder usar os recursos não apenas no seu PC, mas no Notebook, no celular, e é bem simples, pois ele pode ser conectado no seu roteador, e depois de alguns passos configurando já está pronto para ser usado.

O My Cloud tem um formato simples, parece um HD externo grande comum, mas para por aí qualquer semelhança entre eles, pois na verdade o My Cloud é muito mais que isso, possui uma porta de rede gigabit, uma porta usb 3.0.

Usar o produto é fácil, conectou no pc, acessa o endereço que você encontra no manual, cria seu usuário e pronto, o básico ta pronto.

Com ele podemos criar pastas privadas, pastas públicas, pastas para streaming de vídeos em Tv Smart por exemplo, dá pra fazer backup de time machine do Mac por exemplo. Com o aplicativo no celular por exemplo, além de poder salvar automaticamente suas fotos no aparelho, podemos acessar de qualquer lugar do planeta o my Cloud e enviar ou acessar algo que está dentro dele, basta que ele esteja ligado e conectado na internet.

O acesso aos arquivos tem uma ótima taxa de transferência, entre o dispositivo e o My Cloud, mas não confunda aqui a transferência de arquivos DO My cloud pro celular, com transferência de arquivos de um pc para ele, pois aqui a história mudou completamente.

Uso uma rede gigabit aqui, roteador, cabos tudo preparado para máxima velocidade e desempenho, mas ao tentar transferir dados para o My cloud, o desempenho foi muito ruim.

Resolvi enviar 2 arquivos, um vídeo em 4k de 20gb e um vídeo Full HD de 4gb, para fazer o teste e ser justo, fiz a cópia no My Cloud, entre um HD e outro interno no PC, para um HD externo USB 3.0 e para um Pen drive 3.0

O resultado foi esse:

Arquivo 4k de 20gb + Full HD 4g. copiados de forma simultânea

Entre HD´s SSD no PC – 9 minutos

Hd Externo 3.0 –  21 minutos

Pen Drive 3.0  – 35 minutos

WD My Cloud – 4 horas e 23 minutos.

Sim 4 horas para fazer a cópia dos dois arquivos, pensei, tem algo errado na minha rede, refiz a rede totalmente, verificando cabos, roteador, firewall, tudo, mas mesmo assim a cópia foi extremamente lenta.

Para arquivos pequenos, não tive problemas, o My Cloud funciona muito bem, mas para vídeos grandes, não sei dizer qual o problema, para que ele fosse tão lento, ok podemos colocar pra fazer enquanto estamos trabalhando, mas se for algo que precisamos acessar um pouco mais rápido, ficamos preso a uma taxa muito lenta, a performance caiu muito com vídeos.

Pra minha sorte, o meu uso com ele não é muito pra vídeos, e sim para arquivos de clientes, documentos e fotos, e nesse ponto ele roda maravilhosamente bem, faço o backup todos os dias sem dor de cabeça, e desta forma sei que meus dados vão estar protegidos de uma eventual falha do meu sistema, mesmo usando aqui espelhamento em RAID, para evitar um problema, nunca é demais a gente ter uma cópia do que é importante certo?

Mas te rum my Cloud pode não sair barato, na versão 3tb ele custa R$ 1599,00, é caro, mas se a gente olhar pelo lado que ele é um tipo de NAS doméstico (Network-Attached Storage Uma unidade NAS é essencialmente um servidor conectado à rede, com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.) Onde com ele é possível ter seus dados salvos automaticamente, ou espalhados pela rede, sem precisar de um computador, dependendo do seu uso, o valor pode não ser tão caro.

A WD é uma marca de respeito no mercado, com credibilidade nos seus equipamentos, e deve ser uma escolha a ser considerada na hora da compra. Não ocupa espaço, é pequeno, consome pouca energia, e basicamente você liga, configura e esquece que ele existe. Claro que não podemos apostar todas as fichas somente nele certo? Sempre tenha backup de suas coisas importantes em pelo menos 3 lugares diferentes, desta forma você vai ter certeza que uma de suas cópias vão estar salvas. Agora se o mundo acabar haha, não se preocupe em perder tudo, pois você não vai precisar dos seus dados hahahahaha

Vale a pena?

Vale sim, é compacto, e fácil de usar.

Compraria?

Abraços a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.