Zenfone 5

0.00
7.8

Acabamento

10.0/10

Fone de ouvido

10.0/10

Bateria

10.0/10

Camera

6.0/10

Notch

3.0/10

Pros

  • Ótima Bateria
  • Ótimo Acabamento
  • Bom Fone de Ouvido
  • Boa Tela
  • Desempenho dentro do esperado para um Smartphone intermediário

Cons

  • Não ter IP 67 ou 68
  • Câmera com muito ruído de noite
  • Ser uma cópia do iPhone X no design
Tempo para Leitura: 6 minutos

O Zenfone 5 já foi lançado lá fora e no Brasil chega esse mês.

Então resolvi pedir para um amigo que mora na Europa (valeu Edu) me emprestar para avaliar.

Ele ia trocar de celular e resolveu pelo Zenfone, e eu aproveitei que ele iria vir para o Brasil e pude ficar com o aparelho alguns dias para review

O Zenfone tem uma tela de 6.2 polegadas com aquela coisa horrível chamada NOTCH (e antes que falem, já está pegando no pé da Asus, eu critiquei também a LG por adotar esse treco, que acho feio, e até os amantes de Apple, que foi a primeira a colocar, detestaram.

Existe uma opção para esconder, fazendo que uma tarja preta apareça e cubra a parte superior total, mesmo assim é feio.

De longe parece um iPhone X, mas a semelhança para por aí, seu hardware é para competir com aparelhos intermediários como o Z3 Play por exemplo. Não dá para competir com iPhone nem com S8 ou S9 e nem com o novo Moto Z que chega em breve. Mas não é o foco do aparelho.

O Zenfone tem um processador Snapdragon 636, fabricado em 2017 com 4gb de ram e tem como GPU a Adreno 509, o que deixa ele  com um hardware bom para o dia dia, mas não da conta de jogar jogos pesados em resolução máxima sem engasgar, ou você vai para o modo automático ou muda as configurações dos jogos, para não ter engasgos. a versão que peguei é a de 64gb

Bom vamos falar de tela, tem uma tela de 6,2 polegadas, está com ótimo brilho e cores, a tela é MUITO grande, perfeita para filmes e jogos, mas pode atrapalhar quem tem a mão um pouco pequena, mas isso acontece com qualquer celular grande.

Não está pesado, e é confortável de segurar nas mãos, sua tela é de LCD IPS e tem resolução de 1080 x 2246 na proporção 19:9.

Uma coisa que me incomodou é que as cores estão muito pesadas, as fotos acabam ficando muito saturadas, da para resolver isso mexendo nas opções, mas mesmo assim achei um pouco forte demais, pode ser também que, pelo aparelho não ser a versão destinada ao Brasil, as cores estejam diferentes, pois cada mercado tem uma configuração de cores para atender aos olhos dos consumidores, então nesse ponto não posso dizer que é culpa do aparelho.

O Notch, eu ainda não tinha testado na prática, mas eu já não gostava dele haha, agora tem mais um motivo além do visual, as nossas notificações acabam ficando com menos espaço para aparecer no topo do celular, ou seja, em vez de caber 8 notificações, cabem 3 e os … que avisam que tem mais notificação ali, do que cabe.

Não sou um monstro em notificações, mas Facebook, WhatsApp, Gmail, Agenda, Instagram, já seria suficiente para não caber. Ok isso é questão de gosto.

Bom vamos falar das câmeras, sempre fui chato com isso, igual fone de ouvido, não pode ser bom precisa ser mais que isso para que eu curta.

E a Câmera do Zenfone 5 melhorou, mas ainda está longe de poder ser comparada com Apple ou Samsung. As traseiras têm uma câmera de 12  com f/1.8  e uma grande angular de 120 graus de 8 mp com f/2.0

Na frente temos uma câmera de 8mp

As fotos durante o dia são muito boas, tanto a normal, como a grande angular, mas sem zoom, quando se dá o zoom ela acaba picotando. Mas sem o Zoom, posso dizer que a câmera está bem acertada com o aparelho.

Mas de noite, aí a coisa muda, as fotos ficam ruins, granula bastante, principalmente se usar o HDR, aí a foto vai para o espaço de vez. Ainda não é desta vez que a Asus acertou a mão na câmera, ela melhorou muito, mas muito em relação a outros modelos da empresa, e até de outros fabricantes, mas ainda peca por usar demais tratamento pós foto.

E ainda tive problemas para acionar a câmera, por diversas vezes ao apertar para tirar a foto, ele simplesmente não funcionava, tinha que desligar o aparelho e ligar novamente, e a troca entre as câmeras não é rápido.

Acredito que seja mais uma correção de software do que problemas na câmera, mas não conseguir tirar uma foto é algo que incomodou bastante.

Não posso esquecer que ele deixa salvar com o modo RAW, que são fotos com muito mais qualidade para edição, mas não ajuda muito se a foto não ficar boa.

Um detalhe curioso é que as fotos ficam muito melhores no modo pró, mesmo sem ajustes, do que no modo automático, e até bate mais rápido. Fica a dica, teste o modo profissional antes de bater as fotos, você pode acabar preferindo usar ele.

Ele também grava em 4k e em full HD, mas eu não fiz testes de filmagem com ele.

Claramente o Zenfone 5 vai chegar no pelotão intermediário, vai brigar com S7, G6, Moto Zplay e Sony sem ser top.

Claro, sabemos que esse não é o top de linha da marca, ainda tem um zen superior, mas não sei nem se ele vem para o Brasil, mas para brigar de frente vai precisar ter mesmo processador e memória e a câmera precisa melhorar, senão sem chance.

Os fones de Ouvido da Asus sempre foram bons, nada de espetacular, mas melhor que a maioria dos fones dos fabricantes, hoje praticamente perde apenas para os da Samsung, mas os da linha AKG, senão eles são melhores que todos os outros.

Tem bom Grave e agudo, é gostoso de escutar musicas com eles, e o som não distorce mesmo com volume mais alto. A Asus sempre fez bons fones, não ia ser agora que isso ia mudar.

O Zenfone 5 tem bons autofalantes estéreos para jogos e filmes.

Sua bateria é de3.300mAh, tem carregamento rápido da Qualcomm Quick charge, que Asus chama de BoostMaster.

Sua bateria é de respeito, dura bem durante o dia todo, no uso normal, pelo menos comigo, testando apenas no wifi cheguei ao fim do dia com quase 40% de carga, tirando o aparelho as 7 da manhã e recolocando na tomada as 19. Pode parecer pouco, mas meu S9 eu tiro as 7 e meio dia já estou com 50% de carga, não chego no fim do dia nem por decreto.

Com o 4G usando na rua o Maps (sem Android auto para não carregar o celular) Whats, face, Instagram, Spotify e e-mail, cheguei as 18 horas com 28% de carga, o que é ótimo.

Se fosse usar como de costume, não ficaria sem carga, já que estaria com ele carregando no carro, enquanto dirigia.

No uso do dia dia, não vi muitos problemas, ele é rápido, responde bem com vários apps abertos ao mesmo tempo, tive poucas travadas com a ZenUI, mas senti falta de carregar ele por indução, pois no carro tenho um carregador por indução, que facilita muito, só entrar no carro e colocar o celular e já carrega, sem precisar colocar fios.

O Zenfone 5 não tem certificação IP68 (pelo menos nada mencionado na embalagem)

O que gostei do aparelho:

Está bonito, ótimo acabamento, dentro do mercado que ele pretende brigar é um forte concorrente, é feito de metal e vidro e apresenta robustez.

Tem saída para fone de ouvido, o que não te deixa perder seu fone, apesar dos fones da Asus serem muito bons.

Ótima Bateria, aguanta o dia todo, claro sem jogar né, mas para o trabalho ele dá conta fácil.

 

O que não gostei:

Não ser IP 67 ou 68

Ser uma cópia do iPhone X, acho que telefone podia ter identidade própria, não precisa ser uma cópia tão fiel, todo mundo que viu, até mesmo em outros países acharam a mesma coisa. O celular está bonito? Sim, está, mas podia ficar mais bonito sem copiar.

Zenfone 5 x iPhone X

Foto by awaqa.com

Usar um processador do ano passado (mas isso eu bato em todos os fabricantes que fazem isso né haha) mas acredito que a Asus não vai comparar o Zenfone 5 com iPhone X ou G7 nem o novo Moto Z ou S9, não teria sentido. Ele é um aparelho intermediário, e vai brigar no mercado nessa faixa.

E a câmera poderia ser melhor.

Mas no resumo geral ele se sai bem, não sei quanto ele irá custar no Brasil, mas arrisco entre 2500,00 a 2900,00, mas podemos ter alguma promoção, a Asus costuma atacar com preços mais baixos, o que pode ajudar na escolha do aparelho.

O Custo? não sei exatamente no Brasil, mas onde meu amigo comprou ele custou 340 euros.

Vale a Compra?

Se você curte os telefones da Asus, e tem vou chutar ai até una 2300,00 vai encotrar diversas opções no mercado, mas se quer um aparelho bonito, com boas fotos de dia e ótima bateria, acho que vale ver e testar o zenfone 5 antes de comprar algo.

Mas se você gosta ou tira mais fotos noturnas e quer um aparelho que possa molhar, então o Asus não é para você, e vai achar nesse valor aparelhos que podem atender melor a sua necessidade.

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.