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Ruas esburacadas são um problema para os motoristas. Podem causar acidentes e danificar pneus e rodas.  Pancadas nas rodas, ocasionadas por buracos, meio fio e outros, podem deformá-las e fazer com que os pneus também fiquem fora da condição de uso, trazendo perigo na segurança da condução do veículo e prejudicando os pneus, como também demais itens de suspensão.

Pensando nesse cenário, a Maxion-Wheels desenvolveu em parceria com a Michelin uma roda flexível que reduz os danos.  Já em fase final de testes, a roda Roda Flexível Maxion Acorus, deverá ser compatível com todos os pneus no mercado.  https://www.youtube.com/watch?v=wMxhxm2IRXk

As rodas, assim como pneus e freios, são itens de segurança, cruciais para a condução do veículo. Merecem a mesma atenção e podem esconder perigos no caso de batidas e buracos ou outras situações de risco. Abaixo algumas recomendações dos especialistas da Maxion Wheels para garantir o perfeito funcionamento das rodas:

  • Usar a pressão correta dos pneus
  • Fazer o Balanceamento do conjunto de rodas e pneus
  • Garantir uma montagem perfeita da roda no eixo do veículo
  • Uso de apenas de parafusos originais
  • Evitar o lubrificante entre os parafusos, roda e cubo: este é um erro bastante comum, pela dificuldade de se identificar o formato do parafuso, que se ajusta ao seu local do assentamento na roda. A não utilização de parafusos adequados provoca uma concentração de tensão na região de aperto, que pode levar a quebra da roda ou perda de torque e soltura da mesma.
  • Aplicar o torque de aperto recomendado, nos parafusos que prendem as rodas aos eixos
  • Alterações técnicas: as rodas são projetadas especificamente para cada modelo de veículo, levando em conta várias características como capacidade de carga; número de parafusos de fixação e diâmetro de distribuição; largura e diâmetro dos pneus a serem usados; in set (distância da face do disco a região mediana do aro; etc). Assim, a alteração do modelo de roda para outras de largura ou diâmetros diferentes dos originais podem levar a vários problemas no veículo, sem contar que são ilegais em alguns casos.
  • Evitar danos ou deformação da roda:  uma roda que sofreu uma pancada em um buraco ou mesmo no meio fio, pode esconder riscos, porque nem sempre vem acompanhado de sinais claros de que existe um problema (como vibração; ruídos, etc.).  A deformação pode estar do lado de dentro, longe do campo de visão e de difícil identificação. A não atenção e o uso continuado pode levar a trinca da roda com possível perda de pressão e dirigibilidade do veículo.
A Inovação

Enquanto todos os buracos não são tampados, a boa notícia é que a tecnologia pode minimizar os estragos. Já está em fase final de testes uma roda flexível que reduz os danos nas rodas.  A roda Roda Flexível Maxion Acorus, é fruto de uma parceira da Maxion-Wheels com a Michelin e foi desenvolvida para o mercado de rodas de veículos de passageiros. A nova roda, que está fase de testes, deverá ser compatível com todos os pneus no mercado.

A Acorus incorpora duas flanges de borracha flexíveis montadas em um aro especial para criar uma roda flexível que melhora a condução e o conforto e, também, absorver impactos de buracos e guias.

Além da redução de danos, segurança e mobilidade aprimorada, a ACORUS oferece outros benefícios para o motorista. Ajuda a superar outras deficiências associadas a pneus de perfil baixo com paredes laterais curtas – os níveis de conforto e ruído são melhorados devido à flange de borracha flexível que fica entre a roda e o pneu. Há também um benefício ambiental no uso da tecnologia Michelin Acorus: a roda flexível foi projetada para funcionar com qualquer marca de pneu, incluindo pneus de baixa resistência ao rolamento – o que significa menos emissões de CO2 e melhor economia de combustível. A solução também significa que menos pneus danificados e rodas serão jogados fora após o dano do buraco.

Além da segurança e redução na emissão de CO2, o projeto Acorus Maxion Michelin, também permite o uso de rodas com diâmetros maiores, o que melhora o estilo do Veículo. Sabemos que as rodas respondem por até 40% do estilo do veículo e quanto maior o diâmetro, o design se torna mais interessante e melhora o estilo. Sabemos também que rodas de maior diâmetro exigem o uso dos chamados “pneus de perfil baixo”. Este tipo de pneu sé praticamente impossível se usar nas estradas brasileiras, mas como Acorus isto é possível sem risco e sim com todos os veneficio aqui citados.

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