Roteador DIR-815

240,00
8.8

Preço

9.0/10

Antenas de 5 Dbi

10.0/10

Fácil configurar

10.0/10

Não tem rede Gigabit

5.0/10

Bom custo bebefício

10.0/10

Pros

  • 4 Grandes Antenas de 5Dbi
  • Até 200 metros de alcance
  • Fácil configurar
  • 1200AC
  • Tem porta USB

Cons

  • Não tem porta USB 3.0
  • Não tem porta Gigabit
Tempo para Leitura: 4 minutos

A D-Link parceira de longa data aqui no Rmax, mandou o Roteador DIR-815 para testes, curiosamente não existe reviews desse produto, o que é bem legal para poder criar um review praticamente exclusivo

O Dir-815 é dual band AC1200 e tem 4 antenas de 5Dbi, o que pode garantir um alcance muito maior.

Usando as 2 bandas ( 2.4 e 5) ele tem capacidade de chegar a 1200mb, o que é muito, e claro dificilmente algum produto seu que vai usar o roteador, vai chegar nessa velocidade.

Se você estiver usando uma rede local com rede gigabit, pelo WIFI, pode ser que você consiga velocidades altas, mas quando for usar a internet, vai ficar limitado a velocidade entregue pelo seu provedor. Aqui usamos a VIVO FIBRA de 300MB.

Já se você for usar pelo cabo, pode se decepcionar um pouco, parece que o roteador é limitado a 100mb por porta. meu PC usa rede GIGABIT, e no roteador da Linksys alcança os 300mb que a vivo me entrega e na rede local chega a quase 800mb, enquanto o DIR-815 fica travado nos 100MB, o que parece é que o roteador não possui placas 100/1000 e sim 10/100. o que pode atrapalhar para quem gosta de fazer downloads, mas no WIFI ele vai redondinho.

Tem capacidade segundo o fabricante de um alcance de até 200 metros quadrados, aqui nos testes em um ambiente de 110 metros funcionou muito bem, até na sacada, teve queda de velocidade, mas o sinal não caiu em nenhum momento.

Como de costume dá para criar 2 redes diferentes sendo uma 2.4 e uma 5.0 e rede convidados

Roteador DIR-815Configura é extremamente simples, e em menos de 4 minutos você já vai estar usando o roteador, ele é rápido no acesso aos menus e não tem complicação, claro tem muitos recursos adicionais que podem ser modificados de acordo com o que cada usuário vai precisar, mas o básico para que funcione de forma completa, é feito em menos de 4 minutos e isso é algo muito legal, pois a pior coisa é comprar um roteador e sofrer para configurar e usar.

Nos testes pelo WIFI ele se saiu muito bem com 2 tvs, 2 ipads e 4 celulares rodando ao mesmo tempo o NETFLIX, e fazendo nos 4 celulares o teste de velocidade, todos ficaram acima de 280mb, e com os 4 fazendo o teste de forma simultânea, a taxa caiu mas acima de outros roteadores, o que mostra que o DIR-815 consegue negociar bem as transferências.

Um ponto crítico em muitos roteadores são os jogos, e o DIR-815 se saiu muito bem, com o PS4 dando taxas acima de 30mb, mesmo com Netflix rodando em outra TV e em um celular.

Suas antenas de 5Dbi são extremamente potentes, alcançando a casa toda sem dificuldades, elas não são destacáveis, ou seja são fixas no roteador tendo 2 na parte traseira e 2 nas laterais, dá para movimentar elas, mas não dá para retirar, o que faz com que você precise de um pouco mais de espaço para o roteador com suas antenas, mas nada que atrapalhe.

Ele é preto fosco. achei bonito e discreto, e suas lâmpadas dos ícones acendem em verde.

Aliás nesse ponto achei bem interessante, os ícones são claros no que representam, são 10 ícones, sendo Power, internet, wps, rede wifi 2.4, rede 5.0, 4 ícones da parte cabeada e um ícone da porta USB, que não é 3.0.

O DIR-815 é um produto intermediário com ótima potência no WIFI, é feito para quem quer ter sua internet funcionando na casa toda sem muita complicação. não é um roteador parrudo com portas gigabits e usb 3.0, nem é o foco desse produto, ele custa uma média de R$ 240,00 bem abaixo de um roteador top de linha.

Mas ele não faz feio, cumpre com o que promete, é pequeno e precisa de espaço apenas por causa de suas antenas.

Vale a pena comprar?

Se você está buscando um roteador com bom preço, antenas fortes que deixem chegar o sinal onde você hoje nao tem (respeitando as barreiras que atrapalham qualquer sinal wifi), se você não usa rede gigabits cabeadas e nem usa muito porta usb no roteador, ele vale sim, pois seu WIFI é um dos mais potentes que ja testei.

Agora se você busca um roteador que tenha velocidade tanto na rede WIFI como na rede cabeada, aí eu recomento você ver outro roteador, como o DIR-882 que é próprio para essas redes e conteúdo 4k.

Mas Richard, então esse roteador é só bom no WIFI?

Não, ele funciona muito bem no cabo também, a diferença é que suas placas suportam o limite de 100mb. mas não se preocupe com isso. 90% dos computadores e notebooks, TV e vídeo games, usam placas de rede 10/100 ou seja de 1 mb até 100mb, então você não vai ter nenhum problema, e na internet, poucas pessoas tem internet acima de 100mb, então você não vai ser prejudicado.  Como eu disse acima, se você TEM equipamentos com rede gigabit, e internet contratada acima de 100mb (aqui temos 300) nesse caso esse roteador não seria o mais indicado, mas fora isso, é um dos roteadores mais potentes que já testei da D-Link e vale sim a compra.

Abraços a todos.

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.