Tempo para Leitura: 3 minutos

A lika tem 3 anos e meio, é peluda e fofinha, e é natural no inverno a gente achar que o cão está com frio e colocar roupinhas bonitinhas neles, certo eu também acho que se tiver muito frio tem que colocar, mas temo que tomar alguns cuidados, pois quando o pêlo dá nó, o sofrimento dos nossos amiguinhos é muito maior do que deixar ele sem roupinha e dar um belo cobertor.

Eu levo a Lika no Bicho Clean Pet, tem 2 anos, gosto do ambiente, a Lika gosta de ir tomar banho com a Ju, e volta feliz, e o pessoal do Pet, resolveu me dar algumas dicas neste inverno e resolvi publicar para vocês.2016-06-12 12.56.02

Neste inverno é natural os cães também sentirem frio. Sua temperatura corporal é maior que a nossa, em torno de 38,5ºC, portanto mesmo que naturalmente eles sintam um pouco menos de frio que nós, vemos eles encolhidos em algum canto da casa na intenção de se esquentarem.

Há vários tipos de pelagem: longa, curta, dura, densa e mista. A diferença da pelagem se dá pela origem da raça do animal, por exemplo em países mais frios os pets têm pêlos mais densos para maior proteção térmica.

Falando ainda nos tipos de pelagem, todas elas têm variações na textura e densidade, às vezes dois cães da mesma raça podem ter pelos mais ou menos volumosos e mudanças também na textura. São trocadas no mínimo duas vezes ao ano podendo variar, pois como nosso clima ultimamente está alterado, a troca pode acontecer mais vezes. Portanto se seu cãozinho estiver na fase de queda de pêlo é bom observar, caso você desconfie que esteja em excesso ou o período muito extenso, consulte sempre um médico veterinário.

Agora que entendemos um pouco sobre os tipos pelagem, em qual momento e para qual tipo de pêlos, devemos aquecer nosso Pet com roupa?

Se seu cão e gato tem pêlo curto, exemplo das raças Labrador, Daschund, Fox Paulistinha, Pincher, Rotweiller, e gatos como Siamês, American Short Hair, Gato pelado, eles estão desprotegidos e precisam sim de roupa. Nos casos do gato, eles podem ter problemas com as roupas e não aceitarem, nesse caso deixe sempre uma manta bem quentinha em sua cama para que ele possa se aquecer.

O tipo de pelagem mista, tem uma mistura de pêlo: pelagem longa e subpêlo (pelagem por baixo do pêlo longo). O subpêlo se dá em raças de habitat mais frio, garantindo uma proteção extra para os rigores do tempo. Nesse caso o uso de roupa é desnecessário. Exemplos de alguns cães com esse tipo de pelagem: Husky Siberiano, Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia, Akita, Samoieda.

Agora falaremos do tipo de pelagem Longa… exemplos de raças como Lhasa Apso, Shihtzu, Yorkshire, Maltês. Esses pêlos longos muitas vezes são de textura mais fina e não protege tão bem seu cão assim de temperaturas mais baixas, e é comum o proprietário colocar roupa no seu pet. Mas aí é que acontecem os nós!

Quando um animal de pêlo longo usa roupa, há um atrito com o pêlo e fatalmente eles embolam causando os nós.

Há casos em que os nós ainda podem ser retirados por um processo chamado de desembolo, e em outros casos a quantidade e o tipo de nó está em um nível tão complicado, que a única forma de retirá-los é passando a máquina, ou seja uma tosa que deixará o animal quase pelado.

Aí vc pode pensar nos casos de nós em que o desembolo pode ser realizado, “ah tudo bem, eu confio no pet shop em que meu pet toma banho, e eles sempre retiram os nós da pelagem do meu animal”…

Se você não acompanha o banho do seu Pet, talvez você não tenha a informação que o desembolo é um processo doloroso. Por mais que ele seja realizado por um bom profissional, com produtos adequados que ajudam a “desmanchar” o nó, ele continua sendo um incômodo ao animal. Já se foi visto esses cães começarem a apresentar medo na hora do banho após passar por processos de desembolo.

Por isso se seu pet tem pêlo longo, você pode optar por não tosá-lo e deixar uma manta bem quentinha em um lugar igualmente quente da casa, ou pode fazer uma tosa bebê em que o pêlo é tosado mas o animal não fica pelado, e nesse caso colocar uma roupa bem quentinha.

Caso você não tose e mesmo assim coloque roupa, seja responsável e penteie seu animal diariamente com a ajuda de uma escova ou rasqueadeira, mas sempre use um pente para conseguir detectar onde estão os nós mais profundos da pelagem.

Seu Pet agradece!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.