Tempo para Leitura: 3 minutos

A Samsung apresenta quatro projetos inovadores do Creative Lab (C-Lab), entregando amplas experiências por meio da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), duas das mais significativas tendências de tecnologia, no MWC (Mobile World Congress) deste ano, em Barcelona. Os projetos serão exibidos na 4 Years From Now (4YFN), plataforma para startups que tenham o potencial de exibição no MWC daqui a quatro anos, para que possam ser apresentados aos investidores.

Criado em dezembro de 2012, o C-Lab é um programa interno de incubação de empresas que fomenta uma cultura corporativa criativa e promove ideias inovadoras dos funcionários da Samsung. O programa apoia o desenvolvimento de ideias de todas as áreas de negócio. Os produtos a serem colocados em exposição incluirão uma ajuda inteligente para pessoas com deficiência visual, óculos para ver os computadores sem monitor, uma solução de mobília para realidade virtual e uma plataforma de experiência de viagem de 360 graus.

Relúmĭno

 Relúmino é um aplicativo de meio visual que funciona incorporado ao Gear VR para pessoas com deficiência visual e que os permite ler livros e assistir à TV com novos níveis de claridade. Funciona como um aplicativo móvel que, ao ser inserido no Samsung Gear VR, pode melhorar imagens e textos para serem desfrutados com melhor qualidade. A tecnologia tem, inclusive, capacidade para mapear pontos cegos, deslocando as imagens e usando uma tela de Amsler para corrigir os efeitos causados pela metamorfopsia. Relúmino permite às pessoas com deficiências visuais assistirem à TV sem usar os caros aparelhos visuais atualmente disponíveis no mercado.

Monitorless

Monitorless é uma solução RV/RA de controle remoto que possibilita aos consumidores usarem dispositivos como smartphones e computadores pessoais sem um monitor. A solução consiste em um par especial de óculos que se parecem com óculos de sol tradicionais. São usados para que possam assistir a conteúdos a partir de outros dispositivos, como smartphones e PCs, e podem ser direcionados para a funcionalidade de realidade aumentada ou de realidade virtual, graças ao vidro eletrocrômico destacado nos óculos. Monitorless se baseia no fato de não que há conteúdo suficiente de RA e RV disponível atualmente e também permite aos usuários que joguem videogames de PC de alta capacidade em um dispositivo móvel.

VuildUs

VuildUs é uma solução para o interior da casa que possibilita que os usuários enxerguem como ficaria uma nova decoração na sala antes de comprá-la. Consiste em uma câmera de profundidade de 360 graus e um aplicativo móvel para os dispositivos compatíveis com realidade virtual. Primeiro, os usuários conectam ambos os dispositivos e realizam uma varredura de sua casa usando a câmera. Esses dados são utilizados para construir uma versão da casa do usuário em realidade virtual. Pode-se ver a mobília em 3D e comprá-la no mesmo momento, caso o consumidor goste de como ficou. A solução elimina a necessidade de medir o espaço antes de comprar os móveis, porque já permite ver se eles se encaixam em tempo real.

traVRer

 A traVRer é uma plataforma de vídeo de 360 graus que permite que os usuários tenham uma experiência de viagem virtual realista antes e depois de uma viagem na vida real. Aqueles que usam a plataforma conseguem visitar pontos de referência e lugares turísticos famosos ao redor do mundo, mas com os sons e fatos locais capturados. Os usuários podem mudar continuamente entre diferentes vídeos para mudar de direção ou ver os lugares em um momento específico do dia – todos sem a necessidade de navegar pelo menu nas opções alternativas do vídeo.

“Continuamos apoiando novas ideias e a criatividade, especialmente quando estas características podem levar novas experiências para os consumidores”, afirma Lee Jae II, vice-presidente do Centro de Criatividade e Inovação da Samsung Electronics. “Esses últimos exemplos dos projetos do C-Lab são um reforço de que temos empreendedores talentosos e que não têm medo de abrir novos caminhos. Vamos explorar ainda mais os novos aplicativos para realidade virtual e vídeos de 360 graus, porque existem possibilidades infinitas nesta área.”

Os projetos do C-Lab serão exibidos no estande da Samsung Electronics (4YFN G1, na Fira Barcelona

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.