Primeiro foi a Apple, dizendo que isso iria reduzir o lixo eletrônico produzido, agora a Samsung, MESMO DEPOIS DE POSTAR que seus aparelhos tinham, o que ficou muito feio para a empresa, já que a nova linha Galaxy já está até homologada e vem sem fone e carregador.

Agora tirando esse lado, de falar uma coisa e fazer outra, vamos para o outro lado da questão.

É correto retirar o fone e carregador?

O fone eu até poderia dizer ok, quem compra um aparelho top de linha, normalmente tem um fone bem melhor do que o que acompanha o produto, mesmo o da Samsung sendo um AKG, e ser muito bom, as pessoas costumam ter fones melhores, então eu até posso justificar a retirada pensando por esse lado. O Fone da Apple nunca foi lá essas coisas o que vem na caixa, então quem compra provavelmente nem tirava da caixa o que vinha no aparelho.

Mas o carregador??

O Carregador é item essencial em um aparelho, muita gente, quando comprar um aparelho novo desse valor, vende o aparelho antigo, e claro, o carregador vai junto.

Samsung e Motorola, possuem carregadores turbos, que são necessários para o carregamento mais rápido que o fast, dos carregadores tradicionais.

Apple é chata com carregador, nem todos funcionam,  e muitos não carregam o aparelho.

Se eu por exemplo, vender meu S20 ultra, o carregador dele vai junto, e eu faço o que?

Se compro um S21 terei que comprar outro carregador rápido, e estamos falando de aparelhos de 6 mil ou mais, é inaceitável não ter um carregador premium na caixa.

Me desculpem, mas a desculpa de “diminuir” o lixo eletrônico, pra mim é balela, pois você vai obrigar a pessoa comprar o carregador.

No fundo quem ganha são as duas empresas, pois ao retirar da caixa, você vai diminuir sensivelmente o volume, e em um palete que caberiam 1000 caixas de aparelhos, agora cabem 3 mil caixas, sim a redução da embalagem é drástica quando se tira o carregador e o fone, a economia na logística será enorme, claro que o custo também cai para as duas empresas, afinal, menos papel por embalagem, menos plástico, tudo isso pode ser colocado em mais embalagem, para mais produtos, pelo mesmo preço.

Ou seja o lucro vai quase x3 nessa brincadeira, e quem toma? O consumidor, que irá ter que comprar um produto que não vem completo, vai ter que gastar com o carregador, que agora será vendido como um acessório.

ACESSÓRIO??? Pois é amigos, você vai carregar o seu smartphone no seu computador, no seu notebook, onde der, e a empresa caso de algum problema no seu celular, pode apostar que vai jogar a culpa no seu sistema de carregar o aparelho.

Mas pera, VOCÊ VENDEU sem carregador, então não pode me obrigar a usar o da sua marca. E nesse ponto vou concordar com vocês, se você não me vende a experiência completa, não poderá me julgar se eu reclamar que é lento para carregar, que não carrega direito, que explode e etc.

Eu tenho pelo menos uns 15 carregadores aqui, é verdade, mas sabe quantos carregam rápido um Samsung ou um Motorola?

Apenas 3, sendo que 2 são os que fazem parte do conjunto do aparelho, ou seja, não tenho um carregador rápido dando sopa.

É triste ver as empresas olhando apenas para sí, com desculpa de meio ambiente.

Mas sabem o que acho que vai acontecer, mesmo nos aparelhos Premium?

As pessoas vão trocar de marcas, vão começar a procurar aparelhos que venham completos.

Hoje as pessoas não são mais como antes, elas são fieis as marcas, mas até o momento que isso deixe de ser interessante, e nesse ponto vários fabricantes podem se dar bem, que tem aparelhos de ponta, e com todos os agora “Acessórios” dentro da caixa.

Eu sou um exemplo disso, ou aqui em casa somos 2.

Usamos Samsung desde o S1, nunca escondi isso, testo os outros aparelhos, adoro outros aparelhos, mas acabo ficando na Samsung, pela comodidade, por já estar acostumado, e nunca tive um aparelho (tirando o S3 que teve a morte súbita no mundo todo) que me deixou na mão, que a tela tenha quebrado.

Mas me recuso a gastar 5 mil, 9 mil reais em um smartphone incompleto.

Até já imagino a promoção da Samsung no ano que vem, quem comprar a linha S21 (ou S30 ainda não foi confirmado o nome) ganha o carregador de presente, e nem vem mais o fone sem fio de presente.

Mas no meu caso, trocarei de marca, vou para uma marca que respeita mais o consumidor, que da um pouco mais de valor para o meu dinheiro, SE isso acontecer mesmo, o S20 Ultra foi meu ultimo aparelho Samsung.

Apple nem promoção faz, pois quem usa Apple parece não se importar com isso, se não vem eu compro, paciência.

Seja lá qual for a empresa, e falamos apenas dessas duas pois são as duas que já confirmaram isso, e acredito que outras irão no mesmo sentido uma hora ou outra, é preciso sim pensar no consumidor que compra os produtos, valorizar, quem é fiel a marca.

Tirar o carregador, e fone, em aparelhos mais baratos, e isso irá acontecer sem sombra de dúvida, vai gerar um gasto maior para quem muitas vezes não pode ter esse gasto, vai fazer muita gente usar carregadores falsos, vagabundos, que podem não só danificar o equipamento, mas por em risco a vida das pessoas, e Samsung e Apple sabem muito bem disso, seus aparelhos tiveram muitos casos de pegar fogo, explodir, com carregadores não originais, e ao retirar da caixa, isso vai aumentar consideravelmente.

Nenhuma das duas poderão obrigar você a comprar o carregador original se ela mesmo não envia na caixa, e quando começar os problemas, e podem escrever eles irão acontecer, a dor de cabeça vai ser grande, pois de um lado a empresa vai culpar você, mas do outro lado, a empresa não lhe enviou o carregador, para poder questionar porquê você usou um carregador diferente, e podem apostar que vai ter muita briga na justiça. E eu acho, só acho que dessa vez, quem ganha é o consumidor, pois um smartphone PRECISA SER CARREGADO, e se você não me manda o carregador, você não tem o direito de exigir que eu use da sua marca.

Quanto ao lixo eletrônico, seria interessante todas as fabricantes pensarem em uma forma de recolher das pessoas, mas dando um incentivo, acumular valores para uma próxima troca, e a empresa fazer todo o descarte correto, reaproveitar o material, todos ganhariam, pois o consumidor iria achar interessante poder levar na loja do shopping por exemplo, seus cabos, carregadores, caixas e etc, receber um bônus para próxima compra.

Isso seria uma coleta consciente, todos ganham, a empresa porque fideliza o cliente, o cliente porque pode jogar no lugar correto centenas de cabos, carregadores, fones e tudo mais de um smartphone, e o meio ambiente, que ficaria livre desse lixo todo nas ruas diariamente.

Viram como tem uma solução, pode não ser super simples por em prática mas existe uma forma, onde todos ganham.

Claro isso gera um custo, e talvez esse custo não seja interessante, é mais fácil tirar da caixa, infelizmente.

No fim, como sempre, quem perde somos nós, bom pelo menos eu não por enquanto, pois eu não pretendo comprar smartphone incompleto, seja lá de que marca for.

Muitos anos atrás, muitos mesmo, a Motorola tinha um aparelho, que no mundo todo foi atualizado, não me recordo o nome, e eu comecei um abaixo assinado para a Motorola Brasil, colocar a atualização no aparelho aqui também, naquela época as empresas não ligavam muito para o consumidor, botava aparelho no mercado e depois você que ficasse com ele desatualizado, era comum isso com todas.

Mas começamos um abaixo assinado, e na época chegamos a ter mais de 3000 assinaturas em 2 ou 3 dias, e a Motorola voltou atrás e atualizou o aparelho, foi a primeira empresa no Brasil que fez isso, e depois outras seguiram o exemplo.

Hoje todas atualizam os aparelhos pelo menos 2x, depois do lançamento.

Talvez esteja na hora de juntar os leitores de todos os sites, e parte do povo que escreve, que não tem medo de dar as caras, e fazer o mesmo de novo, e talvez assim as empresas se lembrem que tudo que elas são hoje, não é graças a elas, ou suas ideias, é graças as pessoas que compram seus produtos, que investem na marca, e que do mesmo jeito que hoje elas compram Samsung, Apple, amanha podem comprar Motorola, LG, e tudo que se conquistou pode ser perdido, acredite se quiser, por causa de um mísero carregador de tomada que não deve custar 5% do valor do smartphone vendido.

Abraços a todos.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui