Tempo para Leitura: 5 minutos

Bom pessoal, resolvi dividir o review em 4 partes, para ficar mais fácil de escrever e de ler também.

Então teremos 4 partes diferentes:

Parte 1 – Hardware

Parte 2 – Sensores

Parte 3 – Recursos

Parte 4 – Resumo final.

Então vamos a Parte 1.

Estou com o aparelho desde sábado da semana passada, a versão escolhida foi o QuadCore 4G, usando e abusando do aparelho, e até o momento nenhuma queixa, menos a bateria que de novo bebe muito. Muita gente perguntou porque não o octa. então vamos tentar explicar 2 coisas.

Primeiro que se você vai investir em um novo aparelho, e pela pequena diferença de preço entre o 3g e o 4g, ESCOLHA o 4g. mesmo que você não tenha o chip 4G ainda, pois não vai demorar para que ele espalhe e que o preço caia razoavelmente. segundo porque o 4G é tambem 3G e 2G, então melhor ter todos do que ficar querendo depois.

E o OCTA na verdade não é OCTA, e sim 2 QUADS que NÃO TRABALHAM JUNTOS, é um Quad de alta performance e um Quad de baixa performance, que na pratica significa que dependendo o que voce for usar, um dos dois quads que ira funcionar, nunca os dois juntos. logo, se ele também é um quad, não tem porque eu querer um 3G quad, por 100 a menos que o 4G quad não acham ?

Em desempenho o “octa” foi superior ao “quad” mas em uma % tão pequena que se torna imperceptível.

Resumindo escolhi o Quad, por ser 4G e por ser praticamente a mesma coisa que o “octa” 3G

O S4 comparado ao S3, de tamanho não mudou muito, a tela ficou maior mas o aparelho não cresceu muito para chegar a incomodar, e isso foi ótimo.

Samsung Galaxy S4

Está bem leve e com um acabamento melhor, apesar de ainda ser plastico e acho que poderia ter metal pelo menos nas bordas, mas mesmo sendo plastico está muito bonito.

Escolhi a versão branca, e o problema do vazamento da luz do LED pela parte superior continua o mesmo, ou seja não resolveram uma coisa muito fácil de resolver, que era colocar uma pequena parte mais escura em volta do led por trás da carcaça e isso resolveria o problema.

 

DSC_0008

A nova capa no começo é algo que parece muito legal, mas com o uso se torna chata e inconveniente, pois fica suja rapidamente, e quando você vai fotografar e esquece que você virou a capa para trás a câmera fica embaçada e as fotos saem horríveis  no fim acaba mais atrapalhando que ajudando, e assim que minha capa e película chegar da Proporta, já irei retirar ela do aparelho. para quem não usa muito o aparelho ela é otima, mas para quem trabalha em cima dele ela é algo que atrapalha demais.

Jpeg

Outra coisa que chama muito atenção é o fato dele ser a versão de 16gb, mas você tem pouco mais de 9 para usar, ou seja, dos 16gb boa parte é usada pelo android e aplicativos da Samsung. o que faz o aparelho ter bem menos espaço livre para que você possa usar, e terá que colocar um cartão de memoria nele se for usar muitos jogos.

o S4 vem com 2gb de memoria ram mas sempre ja tem em uso pelo menos 75% dela, pelos aplicativos, pelo que to vendo isso é um mal do android, quanto mais memoria você tem, mais ele usa, independente do que você esteja fazendo com o celular.

Bateria, o S4 tem uma bateria bem maior que o S3, mas infelizmente gasta praticamente igual ao S3, se você deixar todos os recursos do aparelho ligados, sua bateria não dura 4 horas, pois os sensores gastam de forma significativa, mas basta desligar os sensores (que você não vai usar mesmo o tempo todo) que a bateria ganha um folego, mas por enquanto ao contrario do S3, minha bateria acaba em 6 horas, preciso descobrir quem é o vilão. pois o S3 estava durando o dia todo. e o S4 tem que aguentar pelo menos isso. pois meu uso está exatamente o mesmo que o s3, sensores desligados, gps desligado, tela em moto auto, e nem 4g to usando ainda, e já se sabe que o 4g gasta muito mais bateria, cerca de 35% a mais de consumo.

O S4 vem com o Jelly 4.2.2, ultima versão do Android e recebi atualização de sistema no sábado, e de 800mb, foram correções e ajustes.

O desempenho está praticamente o mesmo do S3, rápido  mas nada de absurdo, mesmo com o processador mais rápido, pelo visto não temos aplicativos e jogos que precisam de todo o potencial do S4, pois no teste com o Fruit Ninja, abriu praticamente ao mesmo tempo que o S3. Ruim ? pelo contrario, isso mostra duas coisas, que o S3 é um belo aparelho e que o S4 tem muito pra mostrar, quando tiver produtos mais parrudos para que ele possa entregar recursos. Nos recursos básicos ele responde bem aos comandos, sem demora. uma coisa que gostei é que não tivemos muitas mudanças, o que não deixou a gente perdido no uso.

A tela deu uma bela melhorada, é clara a evolução quando comparamos ao S3, o que mostra que a Samsung trabalhou bem na evolução, icones mais bem definidos, detalhes que antes não eram perceptíveis, eu gostei demais da tela.

A câmera também deu uma bela evolução, principalmente com os novos recursos, mas isso irei falar no outro review, mas posso dizer que um dos motivos para a escolha do S4, foram os recursos da câmera.

Como dividi o review em vários os textos serão mais curtos, acho que fica melhor para ler.

Resumindo o S4 veio como já se imaginava, repleto de novas coisas, nada de milagre no Hardware, afinal não tem muito o que se inventar atualmente, mas ele chegou para manter o posto de melhor aparelho do mundo, e isso meus amigos, não tenho dúvida que irá ser mantido, o que era do s3, o s4 assume, mas com uma diferença, o S3 vai ficar na terceira posição FÁCIL e por um bom tempo, não temos no mercado nenhum aparelho que supere o S3. ou melhor, vamos corrigir aqui e fazer justiça, o SONY ZQ é o segundo aparelho do mercado, e falarei dele em breve. A Motorola deve estar escondendo algo nas mangas, pois não tem ainda um aparelho para brigar nessas posições, mas vem fazendo bonito no mercado intermediário  a LG, bom a LG tem o Nexus e o G, mas ambos não são nem de longe concorrentes para o S4 e ZQ, no máximo brigam com o S3, que pelo menos pra mim é muito superior aos dois.

Se você pretende comprar o S4 pelo Hardware, poderá se decepcionar, não por ser ruim, pelo contrario, mas não espere uma velocidade absurda, pois o S4 não veio com essa proposta.

O S4 veio com um ótimo hardware, superior a todos do mercado, mas o que faz a diferença nele, são os recursos, as inovações em software e sensores, e ai sim dentro de algum tempo poderemos tirar proveito de tudo que o S4 tem.

14 COMENTÁRIOS

  1. Richard está questão da memória é por causa do do software da Samsung leia-se modificações do OS leia-se TouchWIz, no Nexus 4 rodando Google Puro/Stock isso não acontece.

    Tenho 2 gb de ram, sendo que utilizados em média 500 mb, e 1,5 gb livres.

  2. Bom dia Richard.
    Estou pensando em comprar o GS4 hoje.
    Você conseguiria me passar uma base de quanto vc pagou e qual o plano?
    Tenho plano na Vivo, mas não sei se o desconto será bom.

    Em tempo, você que testou o ZQ (outro modelo que tenho em mente), achou que a tela dele perde muito para a tela do S4?

    • Joao, nao sei preço de operadora, pois eu sempre prefiro a versao da loja que nao é presa a nenhuma operadora. olha o ZQ ta me deixando mais feliz que o S4 viu ?

  3. Richard me tire uma dúvida por favor: Estive numa loja da Claro e conversando com uma vendedora que tem o S4 mostrou a função Smart Scroll no Gmail dela e ela tinha que inclinar o aparelho para que a tela se move-se; não sei se o S4 dela talvez não estive-se configurado corretamente ou é assim mesmo que funciona?
    Fiquei meio decepcionado com o fato ocorrido, e como vc já está com o S4 a alguns dias poderia me esclarecer?
    Obrigado
    Ricardo

    • Ricardo, nao tem essa de inclinar nao, o que acontece é que o sensor precisa primeiro achar seus olhos, para depois funcionar, mexer o cel tambem funciona, mas basta mexer a cabeça que a tela desce ou sobe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.