Tempo para Leitura: 3 minutos

Continuando com o review escrito, vamos para a parte dos sensores.

Ta louco, nunca vi tanto sensor em um único produto, mas será que usamos?

Esses são os sensores e funções que o s4 possui: de luminosidade, hall, barômetro, geomagnético, acelerômetro, giroscópio, de proximidade, de gestos, de temperatura e de umidade.

bom com tanto sensor pra que será que serve tudo isso? Vamos dar uma olhada?

Gestos: reconhece os movimentos das mãos. É utilizado no recurso ‘Air Gesture’. na prática serve para você ver algumas coisas como quando a tela está apagada e você coloca sua mão em cima da tela ele liga e mostra algumas informações na tela, como hora, mensagens, ligações perdidas. da também para passar fotos apenas passando a mão por cima da tela, da pra ver dados da agenda parando o dedo em cima da data, e mais alguns que ainda estou testando.

Proximidade: identifica se o smartphone está perto de você. É utilizado no recurso ‘Direct Call’. Na prática ele desliga a tela quando você esta com ele no ouvido.

Giroscópio: detecta a rotação do aparelho baseado em três eixos. É utilizado no ‘Smart Rotation’, que gira a tela conforme viramos o Smartphone  Na prática ele roda a tela e também serve para algumas funções nos jogos.

Acelerômetro: detecta os movimentos do aparelho baseado em três eixos. É utilizado no aplicativo ‘S.Heath: Walking Mate’. Serve também para alguns jogos.

Geomagnético: utiliza os três eixos para detectar a intensidade do campo magnético. basicamente uma bússola digital.

Temperatura e Umidade: também utilizado no app ‘S.Health’, e possui duas funções: checar o nível de temperatura e umidade do ambiente.Esse pode ser um sensor bem legal o dia que a gente tiver muitos aparelhos com ele, e um google ativo em todos, pois teríamos uma previsão de tempo 100% precisa em cada região e poderíamos apenas escolher a região que gostaríamos de ver. legal não?

Barômetro: identifica a pressão atmosférica no local onde o usuário está. Também utilizado no ‘S.Health’.

Sensor Hall: reconhece quando a capa ‘S View Cover’ está aberta ou fechada. Pra quem usa a capa aparece as infos no espaço da tela, e só

Luminosidade: mede a intensidade das cores vermelha, verde, azul e branca nas fontes de luz. Ajuda a adaptar as cores exibidas na tela do smartphone de acordo com a iluminação do ambiente. bom eu normalmente não deixo ligado a opção automática, prefiro a tela com mais força.

Ainda temos NFC que não deixa de ser um sensor.

Smart Stay que verifica se você está olhando para a tela, e nesse caso, mantém o tel com a tela ligada, pausa vídeo se você não estiver olhando para ele por exemplo.

Smart Scroll, com ele ativado você pode apenas mexer a cabeça e nas paginas de internet por exemplo, é possível subir ou descer a pagina apenas com os olhos, é bem legal mas só nos primeiros minutos.

img_white_origin_01

Bom muitos devem estar pensando, que legal, quanta coisa, mas agora faço a pergunta, pra que?

Com quase 1 mês de uso com o S4, aqui está tudo desligado, sim amigos, todos os sensores foram devidamente desligados, não usamos todos os dias, alias quase nunca usamos os sensores, pelo menos agora não temos aplicativos ou recursos que faça necessário ter eles ligados.

Você não vai ficar lendo direto para apenas mexer a cabeça, é mais rápido e preciso tocar na tela do que apenas pairar o dedo sobre ela, muitos sensores colocados não tem função no nosso dia a dia, estão lá, mas pra nada servem.

Mas calma, isso muda, com os sensores vem os produtos, e quando eles chegarem talvez a gente use mais esses sensores, como sempre a Samsung coloca coisas muito acima do necessário, e aos poucos essas novidades recebem utilidade, talvez nem todas, mas boa parte sim.

Claro que deixar todos os sensores ligados tem um custo, a bateria não aguenta meio dia.

Estamos em um momento que não temos muito mais o que inventar para que os aparelhos tenham algum diferencial, é preciso fazer algo, e é o que a Samsung, faz, cria e coloca novidades no aparelho, coisas que não duvido que podem ser muito utilizadas um dia, mas por enquanto, não passam de recursos inovadores que fazem a gente desejar o produto, porque na prática mesmo, no dia a dia, você vai acabar deixando de lado, depois que se mostrar para seus amigos o que você pode fazer com o S4. Claro que se for aquele seu amigo que tem um iPhone 5, faça uso de TODOS os sensores, mostre cada um deles detalhadamente kkkkk, afinal uma coisa todos concordam, ninguém no mundo inovou tanto um aparelho como a Samsung fez com o S4.

Abraços a todos.

7 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez eu fico mais feliz em saber que minha escolha pelo Nexus 4, depois do meu Galaxy Nexus, foi a melhor!
    Paguei 1.299 nele ao invés de 2.499 no S4 com essa interface proprierária e com ícones antigos e feios.
    Além disso o Nexus 4 tem um acabamento premium de verdade 🙂

  2. eu uso e muito os sensores do galaxy s4 isso é questão de usuário pra usuário, não tem como generalizar o que um usa muito e o outro não, recursos é bom sim, mesmo que não vamos usar todos os dias mas sempre tem ocasiões em que usaremos exemplo s voice siri smart stay etc… temos aqui em casa o note 2 o nexus4 e o s4 e minha tia um iphone 5, o nexus 4 só tem de bom o acabamento pois a câmera é o pior de todas,a tela não é lá essas coisas, recursos e conectividade zero se comparado ao s4 e note 2 que até hd externo de 1tb no formato ntfs eu conecto no s4 e note 2, mas uma ressalva ao nexus 4 pois ele tem uma boa performance como o iphone 5 por serem sistemas com rom stock.

  3. Li os dois reviews, parte um e parte dois, e gostei muito. Mas existem dois pontos, um no primeiro sobre hardware e outro nesse que você esqueceu de lidar.

    Sobre a memória ram em 75% do uso sempre, isso não é nenhum problema. Memória ram foi feita para ser usada até o limite. Se o seu aparelho esta com memória ram livre, é por que ele não esta usando toda a capacidade dela. E isso não é um mal do Android, é uma vantagem herdada do Linux. E já é de conhecimento antigo de qualquer pessoa que trabalhou com Linux que isso é vantagem, afinal, os programas abertos rodam mais rapidamente. A questão é saber gerenciar esse uso. É melhor esperar meio segundo a mais para abrir um programa pesado, do que esperar meio segundo toda vez que você for trocar de aplicativo aberto.

    Outra questão é sobre esses sensores. Eles são de utilidade duvidosa para nós, mas fala para qualquer deficiente físico que ele conseguirá ler num celular sem ter que tocar na tela para mudar a página.

    Mas de qualquer forma, excelente texto, excelente artigo. De leitura fluida e não cansativa. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.