No mês passado tivemos a oportunidade de ficar alguns dias com um carro dos sonhos, bom pelo menos do meu sonho hahaha.

A Land Rover, emprestou uma Evoque modelo Dynamic Tech, Já com o novo cambio de 9 marchas. Como sempre a gente aqui não vai entrar em detalhes de motor, cambio e etc, mas tenho que fazer alguns elogios pois realmente o carro merece.

Seu pequeno motor turbo, com mais de 200cv, empurra o monstro pelas ruas e estradas sem dificuldade nenhuma, sempre passando a impressão que temos mais motor que precisamos, o que faz a gente aliviar o pé, pois nitidamente percebemos que se apertar fundo o pé, o carro vai voar, claro que eu não ia deixar de fazer isso e sim, grudamos no banco se resolver acelerar fundo, perfeito para ultrapassagens em que realmente precisamos de um motor que tenha força para algo que precisa ser rápido para evitar acidentes.

Seu cambio de 9 marchas é extremamente suave, trocas quase imperceptíveis, deixando o passeio muito mais confortável.

Com rodas de 20 polegadas, o Evoque passa bem por São Paulo, não sentimos muito nossas péssimas ruas,  o carro é firme mas ao mesmo tempo extremamente confortável.

Uma curiosidade, eu sempre pensei que ele fosse baixo por dentro, pelo seu desenho os vidros e a parte de cima parece um carro bem baixo dentro, apertado para pessoas altas, mas pelo contrario, o carro tem amplo espaço para os mais altos, mesmo se for no banco traseiro, um colega com mais de 1.90 sentou confortavelmente no carro, o que é raro.

Antes de falar da parte tech do carro, temos que falar do seu teto panorâmico, que apesar de ser digamos assim um item desnecessário para o dia a dia, vale a pena, o carro acaba ficando maior, a sensação de espaço com ele aberto é gigante, e de noite com o céu claro fica muito legal, uma coisa que eu sempre achei besteira, hoje posso falar, se tiver essa opção no carro que for comprar, escolha com ela, não vai se arrepender.

Bom por fora o Evoque é um carro que chama muito a atenção por onde passa, é um carro lindo, grande, imponente, do tipo ” dá licença, estou passando”, com um belo farol dianteiro com Leds e Xenon, Leds que fazem o Evoque ter um charme, e o Xenon, que todo mundo sabe que adoro, fazendo sua parte, iluminando muito mais que as lampadas tradicionais, e na traseira, lanternas limpas, de Led, que dão o toque final ao carro.

Ok, não escondo que sempre fui apaixonado pelo Evoque, acho nas SUV´S, sem dúvida o mais lindo de todos, é perfeito em cada detalhe, suas linhas, curvas, conjuntos, tudo remete a velocidade, ao prazer de dirigir, e tenho que confessar, que foi mesmo um prazer andar com esse carro.

A cor que recebemos não é a minha preferida, o “Kaikoura Stone” ou Dourado, é digamos a cor mais calma do carro, prefiro o vermelho, azul ou claro o Laranja, que deixa o Evoque muito mais agressivo., a variação das cores dos bancos tipo concha, que dividiu opinião das pessoas que andaram comigo também não seria o Marrom a minha escolha, iria de preto ou vermelho, o formato do bando alias, foi o que mais o pessoal que andou comigo, falou, enquanto alguns apaixonados por carro como eu, aprovam o formato mais esportivo dos bancos, onde a gente se “encaixa firme” dentro deles, outros reclamaram justamente disso, que ficaram com menos conforto, e preferiam um banco mais tradicional, é questão de gosto e costume é claro.

Se por fora o Evoque já impressiona, por dentro faz quem gosta de tecnologia, e também quem gosta de facilidades se sentir no paraíso.

Vamos começar com o espelho retrovisor, com um led que marca o chão com uma silhueta do carro, ok, é “mimo” mas muito legal.

 

O carro vem completo, tem tanta coisa que é difícil decidir por onde começar haha, então vamos pular a parte básica, resumindo que tem Computador de bordo completo, ar condicionado digital independente para passageiro e motorista, aquecimento dos bancos, controles no volante, espelhos elétricos, abertura e fechamento do porta mala elétrico, cobertura do teto panorâmico elétrico, sem chave, com botão start, ajustes dos bancos dianteiros  elétricos, saída USB e RCA no compartimento de apoio de braço central, controle de tração e de terrenos variados, ufa, acho que não esqueci nada do básico hahahaha.

Bom falar do som do Evoque é meio sacanagem, todo mundo sabe que critico muito som de carro original, 70% ou mais tem um sistema de som porcaria, e falantes que da dó até de ligar de tão ruim, eu sempre troco, pois acho muito ruim, não escondo, sei que o foco nos carros normalmente não é o som, mas não custa colocar pelo menos falantes de boa qualidade, afinal nossos ouvidos não são pinico né??

Mas o Evoque veio como disse acima, completo, e isso inclui um sistema de som de primeira qualidade, o Sistema de som Meridian, que possui apenas 2 versões, uma de 380 wts com 11 falantes e uma com “Apenas” 825wts com 17 auto falantes, a versão que recebemos veio com 17 falantes, e eu contente com meus 4 falantes no carro hauhauhauhauhaua. Som puro, de primeira qualidade, que me da opção de 5.1 canais Surround, DTS ou Meridian, alem do básico stereo, mas quem iria usar o Stereo com um som desses? alias não testei o carro com rádio FM, me recuso a ligar um sistema de som desse porte com nossas rádios hahahaha.

O carro possui entrada para CD, DVD (que  vou falar daqui a pouco dele), iPod, Bluetooth, USB, RCA e auxiliar, uma bela tela com alta definição touch, que serve alem do uso como mídia center, mostrar informações do carro e configurações, como ver o que está gastando bateria, combustível, mudar as cores internas do carro, ajustes mais personalizados entre outras coisas. Acessar o GPS que funciona bem, e único porém é a voz de português de Portugal hahahaha que foi motivo de risos quando ia passar em uma rotatória e o gps falava Rotunda hahaha.  Configurar nosso celular para usar no carro e claro escutar musicas.

Um detalhe legal é o modo dual view, que permite que o passageiro possa assistir a um DVD enquanto você dirige, a tela para que está no volante, mostra apenas informações, já quem está como passageiro pode assistir ao filme, e tem mais, é possível que o carro possa escutar musicas, e o passageiro possa ver um filme de forma independente, usando um fone de ouvido que vem junto com o carro. Se comprar o kit com telas no encosto de cabeça, é possível também fazer os passageiros assistirem ao filme, utilizando o fone sem fio para escutar, enquanto o motorista escuta musica, não sendo obrigado a escutar um filme enquanto dirige. achei isso bem legal e as Tv´s de casa podiam vir com esse recurso né? enquanto a Fê assiste a novela eu posso jogar, enquanto  ela vê um programa de domingo eu posso assistir ao History, seria o fim das brigas pela TV hahaha.

Ainda na Tela, podemos acionar as câmeras, que são várias no carro, duas frontais, duas no espelho e a traseira, e a parte legal é que podemos deixar elas ativas mesmo quando estamos dirigindo.

Uma coisa que eu gostei muito é a forma que o Cambio ativa quando ligamos o carro, ele “Sobe” é muito legal, é “Mimo” mas para quem gosta de tech é um deleite hahaha.

Todos os comandos são de fácil acesso seja no volante ou pelo console do carro, tudo fica fácil de usar.

Pra facilitar ainda mais, o porta mala é aberto no toque de um botão no painel ou pela chave se estiver fora do carro, e para fechar basta apertar um botão no porta malas, fácil e simples.

Olha eu esquecendo uma coisa importante aqui, o Evoque faz uma coisa que eu acho muito legal, que carros estacionam sozinhos, isso já sabemos, basta achar uma vaga na rua ou até em shopping, desde que ela seja uma vaga como as de rua, que os carros estacionam sozinho certo ?

Mas e em vaga de prédio ou de shopping mesmo, as vagas que temos que colocar de ré ou de frente, onde não se faz baliza? bom sei que tem carro que faz, mas eu não tinha testado ainda.

Vaga de rua, eu testei, mas falando sério quem vai deixar um Evoque na rua ??? Bom eu não então esse recurso deixa de ser útil pra mim, afinal é um carro de quase 300 mil reais, e pelo menos eu, não iria deixar na rua, não deixo nem o meu na rua e ele vale hoje no máximo 15% do valor do Evoque hahaha

Bom quando vi que o Evoque faz nem pensei 2x, tinha que tentar hahaha.  Testei em 3 lugares, 2 deu certo 1 não.

No shopping sem problemas, andei com o carro, acionei o sistema pelo botão no painel, e ele achou a vaga, ai só seguis o que aparece na tela do painel do carro e ele estaciona sozinho. Ok, mas tava fácil demais né? Afinal no Shopping tem uma larga pista para andar, e colocar de ré não é difícil nem pra gente fazer de forma manual. Mas e em garagem de prédio ? onde as coisas são mais apertadas, o espaço é menor?

Bom no prédio do meu sogro o Evoque estacionou, e a vaga é chata e apertada, pois o vizinho de garagem pensa que a faixa no chão é parte da vaga dele, diminuindo meu espaço, e do outro lado temos um pilar nada amigo para ajudar. Mas o Evoque achou a vaga, manobrou e colocou o carro em 2 minutos mais ou menos, eu colocando ele, levei menos de 1 minuto, mas o carro sozinho precisa avaliar tudo, e eu já estava acostumado com a vaga, então o tempo para a manobra não vou considerar, afinal o conforto dele para por você vale esse minuto.

Ai voltei todo contente pra casa, e vamos la testar e infelizmente aqui em casa, na minha vaga ele não consegue estacionar. O Evoque precisa de um espaço minimo para passar pela vaga e calcular as variáveis, pelo que percebi ele precisa de um evoque e meio, ou seja, quase 3 vagas que ele precisa andar para calcular o espaço para entrar de ré, e no meu caso minha vaga tem apenas 2 vagas a mais para ela passar e ai já vem a parede, e ela não consegue calcular para estacionar, até da, se eu entrar de ré e deixar ela procurar, mas ai é trabalho pra mim, então infelizmente em casa, por conta do pouco espaço ela não consegue estacionar, mas mesmo assim o sistema funciona perfeito onde é possível ter espaço para manobra.

O Evoque como outros carros desse patamar, tem opção de trocar as cores internas pelo painel central, deixando o carro com a cor que você se sentir mais confortável, é outro “mimo” mas acho bem legal.

O Painel é bem completo e o computador de bordo tem todas as funções de forma fácil e muda quando usamos o GPS, colocando informações básicas na sua frente para fácil visualização.

Ainda no Painel, podemos ver qual a porta que está aberta, e não apenas um aviso de porta aberta, pode parecer besteira mas é útil já que assim é só sair e fechar a porta correta sem ter que verificar todas. e acredite, sempre que o meu avisa eu acabo verificando todas porque nunca sei qual é a correta.

Claro como todo carro que é preparado para vários terrenos o Evoque tem 4 tipos de seleção de tração, ideal para quem quer brincar com o carro em terrenos mais nervosos, mas sério não faça isso com ele, é bonito demais para enfiar na lama hahaha.

Outo suporte legal que o Evoque tem é o sistema Cruze Control adaptativo, com ele podemos determinar a velocidade do carro e a distancia do carro da frente e ele irá manter o carro na velocidade selecionada desde que não tenha nenhum carro na frente, caso tenha um carro e o mesmo ande mais devagar que a velocidade que escolhemos ele ira diminuir e manter a distancia minima que determinamos, é bem prático para viajar, mas precisa ficar mais atento no volante, pois temos menos funções para fazer, apenas manter o carro na pista com o volante. Eu gostei, pois cansa bem menos para viajar.

Agora devem estar me perguntando, bebe muito ? bom é um motor turbo  gasolina, então não espere que ele seja super econômico, afinal desempenho não combina com economia, ainda mais em um turbo. mas ele fez na estrada média de 10 por litro e na cidade 6. mas claro eu fiquei pouco tempo com o carro para aprender a controlar o pé e fazer o carro ficar mais econômico, mas vou chutar que ele deve fazer uns 9 na cidade e uns 11 ou 13 na estrada.

Bom o Evoque sem dúvida foi o carro mais bacana que passou por aqui, em todos os sentidos, é um carro lindo, muito bem montado, muito bem equipado, confortável e gostoso de dirigir.

Claro que tudo isso tem um preço e não é barato, contando o carro, seguro, ipva,  e acessórios, a brincadeira não sai por menos de 300 mil reais, ou seja, é para poucos sortudos que tem essa grana sobrando, ou coragem de fazer um financiamento, mas posso falar que esse carro vale a pena, se ru tivesse como, não pensaria 2x, eu era apaixonado pelo carro sem andar com o carro, agora então…..

Bom espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo que será um belo de um Jaguar.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.