pt flag
zh flag
en flag
fr flag
de flag
es flag
Escute nosso texto.
Voiced by Amazon Polly

Bom meu foco em SSD não é falar em dados em aplicativos, performance em aplicativos, comparativos de desempenhos, deixo isso para os sites que gostam desse tipo de review certo?

Prefiro fazer os meus testes de dia dia, e ver se o produto cumpre o que promete.

Nesse Link fiz um post de 2014, mas ele continua atual, falando de SSD.

Recebi da WD, o modelo NVMe SSD BLACK, um SSD padrão NVMe (que são menores e tem uma porta especifica para ser colocado, normalmente em placas de 2017 para frente nos modelos mais top de linha, de 1TB, sim 1TB meus amigos.

Até então no meu PC eu tinha 3 SSD´s 2 de 240 e um de 1tb mas do modelo comum e também NVMe de 480gb.

Claro que esse tamanho já da conta dos aplicativos, mas documentos não, então eu ainda usava 2 hds tradicionais de 1tb espelhados para poder ter uma cópia dos dados.

Mas eu queria tirar hd comum do PC, fazem barulho, e querendo ou não são muito lentos se comparados com um SSD.

Com a chegada desse da WD, eu pude remanejar todas as minhas coisas, e deixar apenas HD SSD na maquina, acabou hd comum aqui, o ganho é muito alto. velocidade, silencio e menos consumo de energia.

Mas por já estar acostumado com SSD na maquina pensei que não iria ver algo alem de mais espaço no PC com esse modelo, mas para minha surpresa, tive um belo ganho de desempenho também.

Gosto de medir isso fazendo cópia de arquivo grande, pois é uma forma de conseguir ver a velocidade do disco.

Então a primeira cópia eu fiz dele para ele mesmo, um arquivo de 4gb. Uma copia dele para ele mesmo, demorou apenas 1 segundo. com velocidade de 1,75gb/s

Um arquivo de 20gb demorou 5 segundos para ser copiado. com uma velocidade de 2.52gb/s Fiz 2x o teste em todos, e dei o print no meio do caminho, pois no inicio ele é muito rápido e depois vai abaixando e estabiliza e o print é quando ele está estabilizado

Nada mal né

Mas isso é uma copia interna, entre ele mesmo. quando se vai para uma copia entre discos a velocidade vai valer a do disco mais lento, e não seria justo fazer esse tipo de comparativo.

Então resolvi testar mais 3 hds.

O Sandisk SSD Ultra 3D de 1tb. a copia do mesmo arquivo de 20gb foi na média de 478mb/s e demorou 34 segundos.

No Sandisk SSD Plus de 240gb, a copia foi de 210mb/s e demorou 50 segundos para fazer a copia.

E o SKC1000/480G da Kingston de 480GB na versão NVMe levou 15 segundos com uma velocidade de 1.11gb/s

O que vale ver nesses dados, é que nem sempre um SSD é muito rápido, ele até pode ser mais rápido que um HD normal, mas o pouco espaço pode não valer muito o investimento.

Compensa SIM investir em SSD, se você não precisa de muito espaço, um SSD hoje de 240gb já tem um preço interessante, e essa quantidade de espaço, se você não salva musicas ou vídeos é mais que suficiente para o sistema.

Outro detalhe é que entre os 2 ssds de 1tb e o de 240, que são normais, pode ver que é mais que o dobro de velocidade entre eles.  pode parecer pouco no visual, mas em tempo é mais de 100% de tempo. ou seja onde você levaria 5 minutos, você iria gastar menos de 2.5 minutos para fazer a mesma coisa, no fim do dia imagina o tempo ganho.

E claro, quando falamos dos NVME a coisa é absurda de diferença de velocidade para os SSD´s normais. e entre eles deu para ver na foto o da WD muito mais rápido que o da kingston, mesmo ambos sendo o novo padrão, cada um tem sua nomenclatura de velocidade. mas o ganho é absurdo.

Agora se você tem uma graninha sobrando, recomendo você pensar no NVMe SSD BLACK, ele é mais caro, mas é de 1TB e extremamente rápido, eu não consegui chegar na velocidade que ele diz que consegue trabalhar, acima dos 3gb/s mas minha placa é de 2017 o que impacta muito, pois novos modelos tem portas mais rápidas.

O uso de aplicativos aqui é extremamente rápido, uso Photoshop com frequência e o CAMTASIA para editar vídeos, acho um ótimo programa para trabalhar com lina de tempo.

E o fato de estar em um SSD os arquivos ajuda muito na velocidade final.

No meu teste (sim eu fiquei curioso e fiz um clone do meu HD em um HD normal e em um SSD basico) a renderização de um vídeo em Full HD de 15 minutos de edição foi:

No NVMe SSD BLACK demorou menos de 4 minutos (3.46) para finalizar.

No SSD de 240 da Sandisk que é um modelo antigo e de entrada demorou 26 minutos cravados.

E em um Seagate barracuda SATA de 2tb, demorou quase 42 minutos.

Impossível viver sem um SSD hahaha.

Claro a sua maquina também vai impactar no desempenho, mas só de ter um SSD na maquina em média seu computador vai ficar de 30% a 50% mais rápido do que é hoje, e só isso já vale o investimento.

Bom em resumo gostei muito do NVMe SSD BLACK, é rápido com ótimo desempenho e com 1tb, que é suficiente para 99% das pessoas, vale cada centavo se você resolver comprar.

Abraços a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.