Testamos o Cruze Sport 6, que delicia de carro.

Bom, aos poucos estou colocando os textos dos carros em ordem, foram tantos carros que acabou atrasando aqui.

Fiquei 1 semana com o Cruze Turbo, quem me conhece, sabe que meus últimos carros foram GM, foram 2 Vectra GT na sequência, mas apesar do conforto e qualidade que o carro da GM me dava, ele tinha algo que era péssimo para mim, um alto consumo de combustível, o que me fez trocar o Vectra por um outro carro.

Mas voltando ao Cruze, fiquei surpreso com o carro, não só por ser bonito, mas por ser econômico, e com muita tecnologia embarcada, mesmo meu Vectra, que na época era o top de linha, não tinha 10% do que o Cruze tem, o que mostra que apenas 7 anos de diferença, se evolui muita coisa.

Não vamos falar aqui de mecânica, certo, deixamos isso para os especialistas, mas posso falar que o Cruze está bem confortável, bem econômico, ótimo espaço interno, e chama atenção na rua, o que acho bem legal hahahahahaha.

O Cruze vem com muita tech, começamos pela sua central multimídia, que usa o serviço On Star da GM, onde podemos solicitar por voz, para um operador real, informações e ele envia para nosso carro, ou fazer reserva em restaurantes por exemplo, eu testei e funciona. É prático, pois em vez de você tirar um tempo para resolver esses assuntos, o serviço da GM, faz isso por você enquanto você dirige.

Também com o OnStar é possível abrir as portas, fechar, rastrear, e localizar o carro, ligar o farol e piscas, e até buzinar, dá para ativar o modo estacionamento, e evitar que manobristas saiam abusando do carro, limitando a velocidade do carro, isso é muito, muito bom. O tempo para que as funções funcionem varia, mas em média aqui demorou uns 20 segundos, entre fazer no app, e o carro responder. É um serviço de assinatura, você precisa pagar para usar, precisa? Não, mas se puder ter eu recomento, pois é algo que realmente funciona, e você acaba usando, até solicitar para que seja enviado para o seu GPS, o endereço e melhor caminho com base na sua localização é possível.

A central multimídia é um show à parte, e temos Android Auto e Car Play (ok o Car Play praticamente só serve para ouvir música, e isso é culpa da Apple, mas o Android Auto está bem completo)

Eu uso Android Auto no carro e posso dizer, que vale apena investir em um carro que tenha essa função, pois facilita muito o uso do Gmaps na tela, em vez de deixar seu celular exposto no carro.

Outra coisa legal é que o carro tem um espaço para carregamento de celular por indução, mas nem tudo é alegria, a GM tem uma lista de aparelhos compatíveis, o S7 da Samsung ou superior, não consegue carregar, perdi um tempo tentando descobrir, e depois de colocar um medidor de voltagem, consegui entender, o modelo adotado pela GM é de apenas 1 ampere, perfeito para aparelhos mais antigos, mas os mais novos pedem pelo menos 2 Amperes, por isso S7 e S8 não funcionam, e isso é uma pena, mas provavelmente ano que vem isso já vai estar corrigido, fabricar um carro é igual celular, você inicia até 3 anos antes, e na hora do lançamento, outros produtos também são lançando no mesmo ano, e podem não ser compatíveis, e são corrigidos no ano seguinte.

Uma coisa muito importante, é que tem muito fabricante colocando Android auto na central, e ela é LENTA, fica péssimo de usar, a central do cruze é extremamente rápida e de qualidade, mesmo os falantes, e vocês sabem o quanto sou chato com som de carro, são muito bons, com graves e agudos balanceados, dá gosto escutar música no carro.

Mas quando falei que o Cruze estava cheio de tech, eu não estava mentindo, se eu comparar com o Vectra GT de 2010, o Vectra parece um carro popular, é sério.

O Cruze vem com luz diurna de LED

Para muitos pode parecer apenas algo para deixar o carro bonito, ok ele deixa sim, mas na verdade ajuda muito na segurança, eu que sempre sai com o farol ligado mesmo de dia, pois prefiro que me veja mesmo durante o dia. com as luzes diurnas, e que já ficam ligadas desde o momento que você liga o carro, você não precisa se preocupar, você vai ser visto, e isso diminui e muito os acidentes. É algo que deveria ser obrigatório já esse ano em todos os carros fabricados.

O Cruze vem completinho com Airbags frontais, lateral e de cortina, controle de estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, tem isofix, o que acho muito importante para quem tem criança, já falei dele aqui no Rmax, acendimento automático de farol, sensor de chuva que liga automaticamente o para-brisa, ar condicionado digital, mas faltou o dual zone, tem assistente de partida em Rampa, que não deixa o carro descer por 3 segundos, câmera de ré, tem chave presencial que abre o carro quando a gente está perto dele, os espelhos tem aquecimento e rebatimento elétrico, tem start stop, que eu não gosto mas ajuda na economia de combustível, 4 falantes e 2 Twitter, tem uma tela de 8 polegadas com o sistema My Link 2, Android Auto e Car Play, Partida sem chave,, basta apertar o botão, acho isso meeeeeega legal hahahaha, tem alerta de ponto cego no espelho e sistema de permanência na faixa, ou seja o carro tenta se manter na faixa quando percebe que está saindo e você não faz nada, mas é algo bem sutil, ajuda, mas não impede a saída se você não ajudar. Farol alto adaptativo, que abaixa sozinho quando outro carro vem no sentido contrário, ótimo para estrada, e tem sistema de estacionamento automático.

Já no conforto, GM mantem a tradição em carros mais caros, o Cruze é muito confortável, mesmo com a suspensão sendo mais dura, não é algo que incomoda ao dirigir, o que não gostei foi apenas da cor interior, acho que preto seria mais bonito. O banco encaixa bem, e é gostoso para dirigir.

Por fim o motivo que me fez desistir do Vectra parece que finalmente foi embora, o consumo, o novo Cruze não é um beberrão, consegui fazer com ele na cidade média de quase 10 por litro, mas se pensar que ele é um carro beeeeem pesado, dá para sentir isso ao abrir as portas, 10 por litro é ótimo, o Vectra estava fazendo menos de 4 por litro na cidade. E claro o novo cambio de 6 velocidades ajuda muito nisso.

Claro que tudo isso tem seu preço, e o Cruze completo, sai acima de 100 mil reais, mas confesso que gostei muito do carro, anda bem, tem um amplo espaço interno, bem confortável tanto para quem está na frente como quem senta nos bancos traseiros, está muito bonito e com muita tecnologia embarcada.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here