Tivemos em nossa humilde garagem, por alguns dias o Novo Ford Focus, e pudemos testar toda a parte de tecnologia que o carro trouxe para facilitar nossa vida.

O Modelo que recebemos foi o Sedam Titainum 2.0 automático, e o carro chama atenção por onde passa. Com visual moderno e agressivo, tem um apelo jovem, mas ao mesmo tempo é perfeito para quem precisa de um carro com um bom porta malas.

Seu motor 2.0, responde bem quando pisamos fundo, o que é ótimo para retomadas, mas não é muito econômico, nos testes apresentou um gasto médio de 7.5km por litro, mas é bem mais do que os 5.2 que o meu carro faz haha.

O carro vem completo, tem vidros e travas elétricas, ajuste eletrônico para o banco do motorista, ar condicionado dual zone, perfeito para que quem está sentado na frente, escolha sua temperatura individualmente, GPS e central multimídia, que é da Sony, um ótimo conjunto de auto falantes, coisa rara em carros de série, e muita tecnologia para ajudar a gente a estacionar, como sensor dianteiro e traseiro, Câmera de ré, e o melhor de tudo o sistema de estacionamento assistido, ou seja, faz o carro procurar a vaga e estacionar pra você.

Por enquanto apenas em vagas de rua, mas em breve esse sistema irá estacionar em vagas de shopping e ai será perfeito!!!

Gravei alguns vídeos mostrando algumas coisas que esse carro tem.

Opa esqueci de falar, quando viramos o volante a luz do farol acompanha a curva, desta forma sempre temos uma visão melhor de onde estamos, tem farol de xênon kkk, o que já deixa o carro mais lindo ainda, eu sou fã de xênon!!!!

 

O Focus tem também luz diurna de LED, que podem ser usadas em duas posições, uma mais forte e uma mais fraca, e acho que é uma das coisas que chama muito atenção quando o carro está na rua. Eu acho legal ver carros com LEDs, não só o Focus, outros carros da Ford e de outros fabricantes já estão incorporando de fabrica o sistema, que alem de deixar o carro mais bonito, é um item de segurança, que ajuda a ver o carro de longe. Eu tenho por habito andar com a lanterna do carro ligada desde a hora que saio da garagem.

IMG_5513
Led diurno
Led Diurno
Led Diurno

 

Voltando ao carro um pouco, ele tem um ótimo espaço interno, é silencioso e confortável, é um carro grande, mas dirigindo a gente não percebe tanto, parece um carro bem menor, e com um porta malas invejável para muitos, da pra viajar com meia casa lá dentro. Quando abrimos a porta, uma luz embaixo do espelho retrovisor ilumina a porta e o chão.

O Modelo que recebemos é o que não tem chave, ou seja basta apertar o Botão e o carro liga, e pra variar, eu sai e não deixei a chave e o manobrista volta correndo pedindo haha, não tem jeito, eu sempre esqueço.

IMG_5553
Botão de partida.

Uma coisa que gostei muito, pode ser até perfumaria, mas achei bem legal, talvez porque eu goste dessas coisas meio high tech, é a forma que o carro mostra o que está ligado ou não na parte de luzes do carro. como vou mostrar nas fotos, o carrinho que fica na tela, “acende” as luzes do farol, milha, lanterna e neblina, e achei isso muito legal.

 

Farol Apagado
Farol Apagado
Apenas o Farol Ligado.
Apenas o Farol Ligado.
Farol e Farol de Milha ligados.
Farol e Farol de Milha ligados.
Farol, Farol de Milha e luz de Neblina ligados.
Farol, Farol de Milha e luz de Neblina ligados.

Seu computador de bordo é bastante completo e fácil de usar, mas falta um pouco mais de clareza para acessar os comandos, claro que se a gente ler o manual deve ficar mais fácil, mas mexer direto é um pouco complicado no inicio, e achoque poderia ser um pouco mais fácil de acessar os comandos na tela.

Falando um pouco do sistema de estacionamento assistido, ele não é novidade, mas é bem legal de usar, basta apertar um botão, dar seta e andar com o carro devagar, e ele irá procurar, e quando encontrar, começa a te pedir comandos, basta fazer o que ele pede e relaxar, e o carro estará estacionado. o único problema é que o treco estaciona bem e deixa a encrenca de você tirar o carro sozinho depois haha, ele coloca o carro certinho, o que a gente nem sempre consegue, e depois ? bom depois é problema seu tirar, afinal você pediu para que ele fizesse a baliza por você haha.

Veja no vídeo o sistema funcionando:

O carro tem controle de cruzeiro, o que é comum em quase todos os carros automáticos, mas tem também um controle de velocidade, onde podemos determinar a velocidade que queremos o carro, e ele não irá passar dela diferente do controle de cruzeiro onde o carro mantem a velocidade acelerando e brecando sozinho, o sistema de controle de velocidade apenas limita, você precisa controlar o carro, acelerar, brecar, mas por exemplo, em um lugar onde a velocidade é de 60, você ativa o sistema, e continua dirigindo normalmente, mas quando chegar na velocidade definida ele não irá acelerar mais, irá manter mesmo que você continue acelerando o motor ignora. Isso é bem útil, já que podemos limitar na velocidade e não tomar multas, pois sabemos que não irá passar do limite estabelecido, e como a gente ta controlando o carro, não da aquele sono que o controle de cruzeiro costuma dar. Veja o Vídeo abaixo

Vamos falar rápido sobre o sistema multimídia do Focus, tem belos auto falantes, coisa difícil em carro de série, o sistema possui DVD que funciona apenas se o carro estiver parado, GPS, Bluetooth e é de marca de respeito, o carro vem com todo o conjunto da marca Sony e sistema Sync para comando de voz e para sincronizar seu celular com o carro, nos vídeo abaixo mostro o GPS.

Para fechar, resolvi fazer um vídeo mostrando como é fácil conectar o celular ao sistema do carro, fiz o vídeo sem usar o manual, e é muito simples e intuitivo.


Segue as fotos do novo Ford Focus

 

Abraços a todos.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Richard, eu já havia “zoado” a Ford por essa aberração da “artificialeza”. Isso não faz jus ao nome “Focus”, não se compara aos anteriores. Está mais para um Fiesta vitaminado do que para um Focus. O que importa mesmo, depois que retiramos as firulas tecnológicas e os “botõezinhos no painel”, é um motor beberão que anda menos que o Duratec 2.0L original (o da versão gasolina pura, de 2007-2010, nada de Flex) e um interior apertado e desconfortável, além de que com falhas de acabamento. E o carro é feio, e tirando minha opinião pessoal, os meios de comunicação têm divulgado que o projeto dele é sim de gosto duvidoso. A Ford tem me decepcionado constantemente, como consumidor, como cliente e como fã.
    O Fusion (de fato, Mondeo, porque Fusion não existe mais. não entendo porque a Ford do Brasil comete essas gafes idiotas) é muito melhor em projeto externo, qualidade de materiais, motorização/consumo, conforto e tudo mais, mas é estupidamente caro, para um carro que vem do México sem imposto de importação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.