Depois de 1 mês testando o novo celular da Asus, vamos falar um pouco do que achamos do aparelho.

O Zenfone 2 não é novo, no sentido de a gente saber que ele existe, afinal ele foi apresentado na CES 2015 e na MWC deste ano, mas chegou ao Brasil na semana passada, com fama de BBB, Bom Bonito e Barato.

Jpeg
Jpeg

Barato podemos dizer que sim, pelas suas especificações, seu preço de R$ 1499,00 na versão de 32gb de espaço interno, mostra que a Asus resolveu trazer o que todo mundo gostaria, aparelhos tops com preços justos.

A marca Asus para quem não sabe é velha conhecida dos Brasileiros, é líder mundial em placas mães para computador, no mundo dos celulares, a Asus entrou com a linha Zenfone no mercado, e tem agradado, hoje é possível ver aparelhos da marca nas ruas, no metrô, algo que é complicado de se conseguir, em um mercado muito apertado com fabricantes que já estão no mercado faz tempo como Samsung, Motorola e Sony, a Asus conseguiu entrar e se firmar, com aparelhos bem montados e com preços altamente competitivos, veio, entrou e pelo visto gostou haha, e agora com sua linha de aparelhos top de linha pretende ampliar sua fatia, e pelo que tenho acompanhado, não vai ter muito trabalho em ampliar essa fatia.

O Zenfone 2 é o novo queridinho da empresa, não por acaso, no evento de lançamento que posso dizer que foi um dos maiores que o Brasil já teve, apresentou não apenas o Zen2 que enviou para praticamente todos da imprensa poderem testar antes do lançamento, mas uma linha completa de 4 aparelhos, mas por enquanto vamos falar do Zen 2 ok?

O Zen2 veio com um hardware de muito respeito, mostrando que a parceria Asus e Intel deu tão certo que ambos resolveram colocar no novo produto, um novo processador da Intel, o  Atom Quad Core Z3580 2,3 GHz, 2 MB Cache, uma GPU PowerVR G6430, junto com 4gb de ram, fazendo dele um dos únicos aparelhos até o momento no mundo que tenha tanta memória ram.

Então já vamos falar um pouco desse hardware, que roda liso os aplicativos, não travou, não engasgou, mesmo com muitos aplicativos abertos, se manteve sempre estável e rápido, e confesso que forcei a barra para tentar um engasgo, mas o aparelho consegue gerenciar muito bem tudo isso, e se manter firme, claro boa parte disso é graças aos 4gb de ram que a Asus colocou no Zenfone 2, sim, isso faz MUITA diferença, ao contrário do que muita gente pensa e diz, memória nunca é demais, quanto maior a quantidade, melhor o processador vai trabalhar, e hoje em dia nossos aparelhos exigem memória, os aplicativos são pesados, temos muitas coisas abertas ao mesmo tempo, e não adianta colocar um belo processador se ele não tiver memória para gerenciar tudo isso.

ZE551_FR01_R

A Asus percebeu que o custo não seria tão gritante, e seu aparelho iria trabalhar muito mais redondo, e conseguiu, nos testes com todos os aplicativos que a gente usa no dia a dia, mais jogos pesados abertos todos ao mesmo tempo, não tive problemas, posso dizer que é um dos únicos aparelhos que usei por 30 dias direto que em nenhum momento travou, reiniciou ou engasgou, nesse ponto nota 10 para a Asus.

O Zenfone 2 tem bateria não removível, apesar de eu detestar isso já me acostumei outros aparelhos como o S6, MotoMaxx, Z3, top de linha dos outros fabricantes também não tem bateria soltas, isso dá para fazer uma bela economia no tamanho do aparelho, mas por outro lado se o aparelho congelar, mas congelar de até o botão do power não funcionar, e não tiver um botão de reset (Z3 tem), como que iremos fazer? Não tive esse problema ainda, mas confesso que é uma coisa que me preocupa.

Sua bateria é de 3.000 mAh, mas não espere milagres, um aparelho robusto também consome bateria, e tal como o S6 da Samsung, não aguenta o dia de trabalho em uso intenso, para ter uma ideia, no evento de lançamento do aparelho, fui com ele ao meio dia com 100% de carga, as 17 horas eu já estava com 50% e as 20 horas com 20%, não, não é um problema do aparelho isso, é realmente uso intenso, bateria não faz milagres, quanto mais se usa, mais ela gasta, mas no dia comum de uso ele vai bem durante o dia, mas é o máximo que vamos conseguir com ele, 1 dia de uso. Mas quem usa smartphone já está careca de saber que nenhuma bateria aguenta uso extremo.

O Zenfone 2 é dual chip 4g, mas apenas o slot 1 possui conectividade para dados, o slot2 é apenas para voz, segundo a Asus eles priorizaram o recurso de voz, apesar de eu achar que ter dados nos dois slots é mais interessante, principalmente quando viajamos, a Asus entende que quem quer um dual chip quer recursos de voz funcionando simultâneo.

Sua tela é de 5.5 polegadas é full HD, diferente dos concorrentes que a empresa pretende encarar não possui telas com resoluções 2k, mas a Asus na coletiva disse que optou para preservar a bateria, e por ainda não existir conteúdo com quantidade significante que valesse a pena colocar a tela superior no aparelho.

Seus botões foram parar na parte de trás do aparelho, no início é bem incomodo isso, sai da zona de conforto que estamos acostumados, com os botões na lateral, e seu botão de ligar e desligar o aparelho fica na parte de cima do aparelho, é preciso alguns dias de uso para se acostumar com o posicionamento novo, mas nada que com o uso nossa mão não aprenda. Para facilitar (e muito) a Asus colocou o sistema de 2 toques na tela para que ela ative. Faltou apenas um sensor de biometria para desbloquear o aparelho, que não seria nada ruim ter.

ZE551_AG19_B

Falando no acabamento do aparelho, ele é todo feito de plástico, está muito bonito, bem acabado e mantem um pouco o formato da primeira leva dos Zenfones, mas agora ligeiramente mais curvo, dando boa pegada no aparelho, eu perguntei para o Marcel Campos sobre o aparelho ser de plástico, enquanto seus concorrentes diretos (em hardware) usam vidro e metal, e a resposta foi que com o plástico as antenas trabalham muito melhor ser perder intensidade, pois no vidro com metal o sinal “se perde” no aparelho tendo o fabricante repensar a forma de colocar as antenas e nem sempre dá certo, bom eu acho que aparelhos top de linha deveriam ter um acabamento superior, mas se a gente pensar que o Zenfone custa 1499,00 e vem com hardware para brigar com o S6 e iPhone, acho que dá pra encarar o fato dele ser de plástico, pois ele custa menos da metade que o S6, com um hardware muito parecido e com 1gb de ram adicional, pois o S6 tem 3gb de ram.

Uma coisa que acho muito legal é o fato dele mesmo tendo opção de 16, 32, 128 e 256gb de espaço, sim 256gb de espaço interno na edição especial, ele ainda assim tem entrada para cartão de memória, ponto pra Asus, que não retirou do aparelho algo que pode parecer besteira mas faz muita falta nos aparelhos que não tem esta opção.

Em breve temos um comparativo entre aparelhos ok?

Mas nem tudo são flores no Zenfone 2, afinal não existe aparelhos perfeitos, ainda bem senão não teríamos produtos novos sendo lançados certo?

Enquanto seu Hardware potente esnoba facilidade em abrir aplicativos sem engasgar, sua câmera falha em situações de pouca luz, se em Ambientes com muita luz ela trabalha muito bem, de noite ela granula muito as fotos, mesmo com o HDR sua câmera não consegue oferecer uma foto de boa qualidade. Esse talvez seja um dos poucos pontos negativos do aparelho, sua câmera sofre muito em lugares com pouca luz, no próprio evento da Asus quando fomos para um lugar mais escuro, acabou ficando impossível de usar sua câmera que não conseguia trabalhar. mas como disse não existe aparelhos perfeitos, para usar de dia OK, ela atende bem nossas expectativas, mas de noite esquece, não tem como usar se tiver pouca luz no ambiente, o Flash que é DUAL no aparelho, sendo um amarelo e um branco que ajuda para suavizar, não faz milagres, mas a Asus parece ter percebido isso e no próprio evento, lançou o ZenFlash, um Flash de Xênon, que conectado ao aparelho pode resolver esse problema nas fotos noturnas, a câmera tem muitos recursos, e não posso deixar de falar que no modo manual eu consegui tirar algumas fotos noturnas, mas nem todo mundo sabe mexer no modo manual e a opção automática falha nessas horas.

Falando rapidamente sobre a interface, a Asus usa sua própria, a ZenUI, ela é leve, e fácil de usar, está muito bem montada e ocupa pouco espaço tanto de armazenamento como de RAM, ponto pra Asus, ela roda em cima do Android 5.0, ao contrário de outros fabricantes a Asus não vai atualizar para a 5.1 ou variações, ficara sempre na 5.0, mas isso não significa que o aparelho não vai ser atualizado, pelo contrário desde que estou com ele foi atualizado 3x. E vamos explicar como funciona essa parte da Asus que é bem interessante.

Ao contrário de praticamente todos os fabricantes, onde a ROM é única, ou seja tudo que está no seu celular vem embarcado em um único arquivo, a Asus “Quebrou” sua Rom em diversos arquivos, desta forma ela pode por exemplo soltar atualizações de recursos de seu celular, sem ter que mexer na estrutura do sistema, por exemplo, se a Asus solta uma atualização de Câmera e de novos recursos de desempenho por exemplo, ela pode fazer sem ter que esperar para fazer uma atualização do sistema completo, e quando o Google solta algo ela pode fazer muito mais rapidamente, pois ela não precisa novamente atualizar o aparelho inteiro, basta soltar um Pack, como a Microsoft faz no Windows, isso da agilidade e estabilidade ao sistema, tanto que quando se soube da falha grave no Android, a Asus foi a primeira em 2 dias, em soltar a atualização para resolver a questão. Por este motivo o Android do Zenfone sempre será o 5.0, com todas as atualizações devidas, mas como não foi feita uma compilação completa do sistema, não existe a necessidade de ter que mudar a versão. Outra coisa bem legal que normalmente só conseguimos fazer com ROOT no sistema, é seu gerenciador de inicialização, com ele podemos decidir quem é iniciado quando o sistema é ligado, sempre temos um monte de coisas que nem precisamos que sejam ativadas e isso consome memória, com esse recurso podemos desativar e ganhar mais velocidade e espaço de ram, mas convenhamos que com os 4gb de ram do aparelho praticamente não precisamos fazer isso.

Tal como o S6, a Asus tem suas variações de temas para sua aparência, e desta forma podemos mudar a aparência deixando o aparelho ainda mais com a nossa cara.

A Asus também garante pelo menos 1 update de sistema em todos os seus aparelhos, então a linha nova de Zenfones 2 está garantida,  que ela irá para o novo Android quando ele sair. Mais uma vez ponto para a Asus nesse sentido.

Para finalizar podemos dizer que o Zenfone roda jogos pesados, de maneira extremamente satisfatória, da conta do recado e mostra que veio para brigar com os tops de linha do mercado, se vai superar, se vai fazer fã de iPhone e S6 trocar por ele é outro papo, mas ele tem condições de brigar de frente com eles.

Bom os pontos positivos deste aparelho são:

Preço – Seu preço é imbatível, nenhum aparelho do mercado tem suas especificações com um preço abaixo de 2500,00 e ele vem por 1499,00

Memória Ram – Novamente apenas mais 2 aparelhos no mercado o Note 5 e Edge+ tem 4gb de ram, mas com valores bem acima do Zenfone 2

Entrada para cartão de memória – Eu acho isso um baita diferencial, e item obrigatório em qualquer celular de qualquer faixa de preço.

Opção de ter até 256gb de espaço interno, é nem vou comentar esse fato hahahahaha

Ótimo conjunto de Hardware – Processador + GPU + memoria, fazem dele um dos melhores hardwares do mercado

Pontos Negativos:

Apenas um slot de Chip ser 3G, 4G

Câmera muito fraca em ambientes escuros

Faltou um leitor de biometria.

Resumo:

O Zenfone chegou para atender um mercado Top, mas com preço que o consumidor pode pagar, nos últimos tempos, a gente tem visto os aparelhos passarem de 2500,00 chegando a até 4500,00.

Se a gente pensar que a vida útil de um aparelho é entre 1 e 3 anos, o valor do Zenfone pode fazer muita gente migrar para Asus, pois tem Hardware top, e preço que as pessoas podem pensar em pagar. Tem problemas? Tem como todo aparelho, seu ponto fraco como os da maioria é sua câmera.

Vale a pena?

Sim, seu conjunto foi bem pensado, foi bem montado e vale a pena dar uma olhada antes de escolher.

Se eu compraria?

Sim, apesar de eu não ter 2 chips de celular, é um aparelho que me chamou muito a atenção pelo Hardware, e pelo preço, está bonito e gostei do que vi no produto, é um aparelho que eu iria pensar na troca de celular.

Recomendo?

Sem dúvida, se você está pensando em trocar de celular, é a chance de ter um aparelho top de linha por menos de 1500,00. Recomendo FORTEMENTE que vá testar, veja o aparelho na mão teste, e depois decida, se essa é a sua margem de preço posso falar que esse é o melhor aparelho que tem no mercado, e mesmo se tenha 3000,00 ou mais para gastar, ainda assim vale olhar para o Zenfone, pois 4gb de ram mostrou que faz muita diferença no desempenho do sistema, e o processador Intel mostrou que ta redondo, e da conta de sobra do recado.

Em que patamar ele se encontra?

Bom vou tirar o iPhone da parada, por não ter competência para falar do produto, afinal não uso, e não seria justo comparar com algo que não mexo.

Mas posso colocar o Zenfone 2, logo abaixo do S6 da Samsung.

O Zenfone 2 ganha no preço sem a menor sombra de dúvida, mas perde no quesito acabamento, é indiscutível que o S6  com seu acabamento em vidro é metal é mais bonito, mais charmoso. O Zenfone 2, sendo de plástico, mesmo sendo bem acabado e bonito perde tanto para o iPhone como para o S6 que possuem acabamento superior.

O Zenfone 2 perde também no quesito câmera, onde o S6 é muito superior tanto de dia como de noite.

E falta um leitor de biometria, quem usa iPhone ou o S6, já se acostumou com a facilidade, e isso pode pesar também na escolha de um futuro aparelho.

Sendo assim hoje essa seria minha lista de TOP celulares

1 – Samsung Galaxy S6 e Edge

2 – iPhone 6

3 – Asus Zenfone 2

4 – Motorola Moto X Style

5 – Motorola Moto X Play

6 – Lg G4

7 – Sony Z3

Se a gente colocar os novos Note 5 e Edge + e se basear na memória ram

1 – S6 Edge+

2 – Note 5

3 – Zenfone 2 (que fica em terceiro apenas por causa do acabamento e câmera.

Resolvi fazer esse post sem fotos, pois estou preparando o outro post com as fotos do aparelho com detalhes.

 

Abraços a todos.

 

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.