Tempo para Leitura: 4 minutos

A Tim como todo mundo sabe, está oferecendo em algumas cidades do país, o LiveTim, o serviço de banda larga da empresa, que promete velocidades extremas e agora com um custo baixo.

A Tim está oferecendo o serviço de 30mb por 35 reais, e o de 50 mb por 50 reais até a copa de 2014.

Mas será que é bom ? Será que cumpre o que promete?

Bom, o RichardMaxTech resolveu testar o produto para poder falar para todos.

Instalaram hoje aqui em casa o Livetim de 30mb, ao contrário do que eu pensava, e diferente da telefônica (atual vivo) o cabo ótico não chega até a sua casa. apenas até o ponto principal, no meu caso do prédio. De la pra minha casa, eles utilizam os cabos de telefone comum (aqueles de cor cinza que vem em par) pensei, hummm já começou ruim pois esses cabos não tem uma qualidade lá essas coisas, mas tudo bem, vamos ver até onde isso vai.

Após a verificação dos cabos (que eu já tinha e não foram trocados por nunca terem sido usados) colocaram um modem ZTE VDSL e pronto o serviço estava pronto, então vamos aos testes.

A Tim me deu 30 dias de degustação para testes, e caso eu não queira mais, basta solicitar o cancelamento. Mas vamos ao que interessa.

Contratei o serviço de 30 mb de download, e 20 de upload e nos testes do speedtest, o download foi superior ao que contratei e o upload cravado em 20mb, durante as 5 horas que estou testando fazendo um teste a cada 10 minutos, sem dowloads, e com downloads diversos a velocidade se manteve nos 3omb, o que achei muito legal.

Mas nem tudo é alegria, estranhamente mesmo com essa taxa alta de Down, nos testes eu não consegui nem de longe chegar perto, ok, sabemos que tem vários fatores que podem fazer a taxa ser outra, mas mesmo assim esperava um pouco mais. Mas de qualquer forma está muito acima dos valores que consigo com o Virtua.

Baixei um jogo no superdownloads, para testes, um arquivo de 1.2gb, e a taxa de down ficou em 6.3mb, e testei também torrent e as taxas ficaram na média de 2.9 cada um dos 5 torrents simultâneos que coloquei.

Já para uploads, foi só alegria, enquanto um vídeo de 600mb leva no virtua de 10mb mais ou menos 40 minutos para subir, no livetim subiu em menos de 6 minutos.

Como não desliguei o virtua, resolvi fazer os mesmos testes, com os mesmos arquivos, o resultado:

TIM – Arquivo de 1.2gb, puxado direto, pelo IE, e sem gerenciador de Downloads – Baixou a 6.3mb.

Virtua – Arquivo de 1.2gb, puxado direto, pelo IE, e sem gerenciador de Downloads – Baixou a 0.9 mb.

Tim – Arquivo de 2mb, puxado direto, pelo IE, e sem gerenciador de Downloads – demorou 1 segundo para baixar.

Virtua – Arquivo de 2mb, puxado direto, pelo IE, e sem gerenciador de Downloads – demorou 6 segundos para baixar.

TIM – 5 Torrents de 5.4gb – pelo Utorrent – Baixou com taxa de 2.9 cada um deles ao mesmo tempo.

Virtua – 5 Torrents de 5.4gb – pelo Utorrent – Baixou com taxa de 0.786mb cada um deles ao mesmo tempo.

Testes de velocidades feitos no Speedtest.net:

Tim 30mb  – Down – 37.45mb – UP – 20.75mb

Virtua 10mb – Down – 7.4 (feito 9x para ver se isso melhorava) UP – 0.845mb 

É verdade que o serviço é novo e ainda poucas pessoas usam, mas a diferença é muito alta, tanto no preço como na velocidade, e se o Virtua não mexer nos seus valores, acredito que em pouco tempo muita gente vai migrar se o TIM se mostrar confiável.

Sou usuário do Virtua desde o segundo dia de lançamento do produto, a muiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo, na época que a gente COMPRAVA o modem para poder usar o serviços. Mas de la pra cá, a Net só soube subir os valores, e a qualidade cada vez pior, cada vez mais baixa, cada vez mais difícil de chegar a velocidade contratada, e pior com quedas quase todos os dias.

Ja tem uns bons 3 ou 4 anos que o virtua não chega em sua velocidade nominal contratada, e não importa onde você faça os testes, dificilmente se você pagou por 10, você verá 10mb chegando em seu computador, fora os preços abusivos.

Para se ter uma idéia, o Virtua de 10 MB sai por 59,90 mais taxa de boleto que é proibida, se você fizer um combo de pelo menos 200,00 no valor total.

Enquanto a Tim está oferecendo na promoção 30mb por 35 reais e sem a promoção 89,90, mas com a diferença de pelo menos por enquanto te dar EXATAMENTE o que você comprou, e não um valor nominal.

Ok precisamos de tudo isso de banda?

Para 90% das coisas que fazemos todos os dias não, não precisamos, mas para quem como eu precisa sempre subir arquivos e vídeos, o UP da Tim vai fazer muita diferença, se ele se manter assim. e com a promoção não faz sentido manter o Virtua, com todos os problemas que ele tem, e ainda com o preço absurdo que é vendido.

Bom vamos para mais testes e em breve falo mais alguma novidade, mas por enquanto eu estou aprovando.

 

16 COMENTÁRIOS

  1. Realmente quando o serviço é novo, é mais rápido.. mais agora o bom é que a ANATEL fez a imposição que no minimo a empresa tem que fornecer 60% da velocidade contratada e até em 2014 80%, ou seja, tem que manter o padrão de qualidade..

  2. quando se falam de tim tenho minhas duvidas pq o serviço apesar de ser mais em conta, deixa muito a desejar, estou falando da net 3g e do serviço de voz, mais tomara que fosse boa mesmo a internet live tim pois a tim possui os melhores preços do mercado e tomara que em breve tenha aki no norte de minas pq o serviço de internet que tem aki e muito caro! apesar de ter varios servilos de internet rs

  3. Valeu pelo teste e post. A TIM vai faze plantão segunda e terça no meu prédio pra oferecer esse serviço. Tenho o NET Combo com Net Mais HD (69,90) e NET Virtua 10MB (49,90). Agora estou pensando se vale a pena trocar pela TIM.

    Financeiramente é claro que vale, pois de 50 passarei a pagar 35 e com velocidade mais de 3x maior. A dúvida que tenho é:

    – Primeiro: Por ter entrado num plano coletivo com debito em conta, tenho um bom valor no plano TV HD+Virtua 10MB. Se cancelar o virtua nunca mais volto na mesma faixa de preço.E a NET está louco pra aumentar o valor, eu sinto isso.

    – Segundo:Depois de JUN/2014 a TIM passa pra 90,00 por mês e é acima do que pretendo pagar mensalmente por um sinal de internet. E não tenho necessidade de 35MB, por enquanto. No futuro pode ser que eu precise, por exemplo com a evolução dos serviços de streaming de video como NETFLIX (espero que evolua, como nos USA).

    – Terceiro: Nos ultimos 60 dias tive mtos atritos com a NET. Como sempre eles prejudicam o consumidor sem dó. Se eu pedir pra cancelar o NET Virtua provavelmente eles vão querer aumentar o preço da tv ou me prejudicar de alguma forma. Oh raça.

  4. Meu! Não sei pq mas quando tinha o NetVirtua eu conseguia chegar a 1Mb/s de down de filmes pelo utorrent e agora com o Live Tim fica lerdo não chega a 100kb/s. Me expliquem o porque desse acontecimento já que 35Mb era pra ser mega-fast!

  5. Desde agosto estava disponível aqui na minha rua.

    Hoje foi instalada aqui(São Paulo SP Perdizes Pompeia), mas tenho péssimas impressões.

    Tudo ótimo com sites como Speedtest, testesuavelocidade e outrros teste de internet pela wwweb, baixou a 37 megas de download e 20 de Upload!!

    Mas torrent é péssimo! Agora mesmo estou baixando um arquivo a 66kbs em que no meu ajato(vivo) 10mg baixa a 1mega!!!
    Teve um outro torrent em outra hora que chegou a 2mb, mas no que estou agora ja fiz o teste umas 3 vezes, quando liga o do Vivo ja vai direto la pra casa dos 900, e esses fica a 60kbs, passa um tempo vai no máximo a 200kbs
    (ja configurei as portas, dados encriptados la no torrent e etc…)

    E agora como pediram pra fazer a rota de tal IP gostaria de tirar uma dúvida, sera que por ser novo as rotas da TIM não são optmizadas e futuramente tende a melhorar ou isso não existe?

  6. Achei bem interesante essa comparação, eu moro em Niteroi – RJ, e o pessoal da Live tim já estão fazendo o cabeamento pra cá, aqui já tenho a GVT de 35 MB, mas o UP é de 3MB, já a tim é 20M o que me interesou bastante, com certeza quando chegar aqui vou pedir…

  7. SORTE A SUA PODER TER OPÇÕES, MORO NO CENTRO DE SÃO PAULO, NO EDIFICIO COPAN, E AQUI, PARECE MONOPÓLIO, SOMENTE A “VIVO” (QUE ESTA MORTA A MUITO TEMPO, ANTIGAMENTE ÉRA TELEFÔNICA, OUTRA DROGA), MUDOU A EMPRESA, MAS OS PÉSSIMOS SERVIÇOS E A PESSIMA QUALIDADE, CONTINUAM CADA VEZ PIOR, PAGAMOS CARO POR UM SERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE, SOMOS “OBRIGADOS” A CONTRATAR ESSAS “PORCARIAS” POR NÃO PODER TER OPÇÃO DE ESCOLHA. SOU A FAVOR DA LIVRE CONCORRENCIA. UMA “CIDADE” COMO O COPAN, POSSUIR SOMENTE UMA EMPRESA DE TELEFONIA E DE INTERNET????? POR QUE SERÁ QUE “NUNCA” HOUVE CONCORRENCIA AQUI??? POR QUE NENHUMA OUTRA EMPRESA SE INTERESSOU EM OFERECER INTERNET AQUI?????? DESCONHEÇO ESSA RESPOSTA.

  8. Estou com o mesmo problema! Os arquivos baixam numa velocidade incrivel quando está no navegador, mas estou baixando o torrent numa velocidade de 100k!!! Absurdo! A TIM tem algum bloqueio para torrent?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.