Ações voltadas aos desenvolvedores de aplicativos, com foco no BlackBerry 10, possibilitaram acesso a uma série de eventos regionais e, desde novembro, os desenvolvedores podem usufruir do Centro de Tecnologia BlackBerry, o primeiro deles em Maceió, Alagoas.

O road show com 16 eventos com foco no BB10, denominado BBJAM Sessions, que teve início dia 25 de agosto em Recife e terminou em novembro na Cidade do México, possibilitou aos desenvolvedores latino americanos conhecerem o novo sistema da RIM, o BlackBerry 10, que será mundialmente lançado em janeiro de 2013. O tour latino americano do BlackBerry Jam Sessions, que passou por cidades como Rio de Janeiro, Recife, Campinas, Santiago no Chile, Rosario, San Luis e Buenos Aires, na Argentina, Cordoba na Colombia, Cidade do México e San Jose nos Estados Unidos, reuniu mais de 1000 desenvolvedores.

Os eventos foram elaborados a partir de uma série de Hackathons, ou seja, maratonas de programação de apps entre os desenvolvedores. Durante as maratonas, que somadas reuniram mais de 1000 desenvolvedores, as equipes eram formadas por local e tiveram a chance de desenvolver um app em sua plataforma preferida, sem precisar sair de sua zona de conforto (C/C++, Cascades, HTML5, JS, CSS3, Android/Java ou Adobe® Air). Além de concorrerem a prêmios em cinco categorias, como melhor design, melhor jogo ou melhor aplicativo, entre outras, as equipes vencedoras tiveram seus apps ganhadores submetidos na BlackBerry App World. O total de apps produzidos ao longo dos eventos foi de 320.

Para coroar as ações voltadas aos desenvolvedores de aplicativos, a RIM inaugurou seu primeiro Centro de Tecnologia BlackBerry do Brasil, em Maceió, Alagoas, com objetivos de oferecer treinamento contínuo e o espaço e recursos necessários para ajudar estudantes e desenvolvedores e criar e testar novos aplicativos móveis, e segundo, ajudar a criar oportunidades de negócios e fomentar seu empreendedorismo.

“Esse é um marco importante no programa global de Centro de Tecnologia, que começou alguns meses atrás. O Brasil possui uma das comunidades de desenvolvedores mais ativas e comprometidas, e o Centro de Tecnologia BlackBerry é uma oportunidade para estudantes e professores a setornarem especialistas na plataforma BlackBerry 10. Eles terão a oportunidade de oferecer suporte para desenvolvedores do país inteiro e gerar novos negócios focados em desenvolvimento de aplicativos”, disse Demian Borba, Evangelista de Desenvolvedores BlackBerry para a América Latina.

Através do Programa Acadêmico da BlackBerry e dos eventos que vem realizando ao redor do planeta, a RIM assume seu compromisso em fortalecer o setor de tecnologia da informação, aplicando e capacitando as comunidades locais de desenvolvedores. O Centro oferece recursos empresariais, é gratuito e conta com uma equipe de técnicos especializados. A RIM planeja ampliar o numero de Centros como esse, ao longo dos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.