Tempo para Leitura: 4 minutos

Continuando com o tema (aqui a gente demora mas faz viu? Hahaha)

Eu vou usar o exemplo do Cão, porque é o que tenho, mas acredito que boa parte deve ser igual para todos.

Você pegou seu cachorrinho, e feliz da vida leva pra casa, e o que acontece?

Nada!!!

Ele está bem diferente do que quando eu fui buscar, não está alegre, não está pulando, melhor eu levar no médico!!!

Calma!!!

Se eu pegar você hoje e colocar em uma família estranha com uma língua estranha e uma casa estranha como você vai se sentir?

Exatamente o que pensou, e seu cachorrinho está igualmente assustado. Casa nova, ambiente novo, pessoas novas, poxa isso assusta né!!

De tempo ao tempo, não se preocupe se ele não comer ou beber nada no primeiro dia, a Lika demorou 2 dias para comer e beber sozinha, e eu quase enfartando aqui porque ela não fazia nada a não ser se esconder embaixo da pia.

2013-01-04 11.56.22

Aos poucos ele vai saindo, e conhecendo o novo espaço, e é nessa hora que temos que tomar uma atitude, ruim, mas necessária, principalmente se mora em apartamento.

Onde vai ser o espaço para o cocô e xixi? precisa resolver AGORA!!!

Aqui em casa resolvemos que seria na área de serviço e que seria com os tapetes higiênicos, é caro, mas acho mais limpo que jornal. PÔ eu não faço no jornal, porque diabos alguém pensa que ele vai gostar???

2013-01-03 18.55.40

Mas entre você comprar o tapete, colocar no lugar e ele FAZER no lugar meus amigos, tem um abismo enorme hahaha, então precisa de muita paciência.

Vou contar aqui como fizemos:

Depois dela testar a casa e já estar calma e familiarizada com o ambiente e com as pessoas (uns 5 dias) e claro fazer em toda casa xixi e cocô, a gente fechou ela apenas na lavanderia e cozinha, e soltava ela para brincar um pouco com a gente e depois deixava lá de novo.

Pode esquecer essas coisas de Pipi dog, ou qualquer outra coisa que fala que ajuda com o cheiro, nada disso funcionou com a Lika. (E nem com o Luck um Cocker que eu tive anos antes)

Deixa ela lá e ela vai fazer errado várias vezes, se conseguir ver a Hora que ela faz, e isso é muito importante, de bronca, pegue um papel higiênico molhe onde ela fez e passe no tapete e deixe lá. Vai ter que fazer isso muitas vezes hahaha, a gente levou 1 mês e pouco para que ela finalmente usasse o tapete, e quando ela fizer no tapete, de algo pra ela, agrade, faça carinho, e solte ela.

Quando são filhotinhos normalmente fazem de 2 em 2 horas, então se viu ela fazendo agrade e solte, quando for chegando a hora, prenda de novo e se puder fique de olho, se fizer errado de bronca, e agora pegue ela e leve até o lugar certo e fale, mas com firmeza, xixi aqui, coco aqui, ou algo que faça ela associar o lugar.

É algo do tipo repetição mesmo, não tem jeito, mas não se preocupe, vai aprender, e quanto ao fato de deixar preso, é chato, verdade, mas precisa, precisa delimitar um espaço para que ela faça cada vez mais perto até chegar no tapete, Se deixar solta ela as vezes não consegue chegar no lugar. Aos poucos você vai ver que ela passa a fazer somente lá. E ai pode soltar.

A Lika depois de uns 4 meses, resolveu ser rebelde, e destruir as fraldas, pqp isso me deixava puto, e foi um parto para que ela parasse. Como resolvi? Tirei a fralda e deixei ela apenas na lavanderia sem a fralda, e ela começou a segurar, e fazia no chão porque não aguentava, demorou uns 15 dias, e ela percebeu que se estragava a fralda ela tinha que ficar em um espaço que ficava sujo e parou de fazer. Mas não é para deixar o lugar todo sujo viu? É para limpar!!!! Apenas deixe ela um pouco lá, para ver que ficou sem espaço, e com a fralda ela tem espaço. Eles aprendem rápido, não são bobos.

Lembrando de novo, não judie do seu bichinho porque ele faz errado, ele não sabe, ele está aprendendo. Deixar preso como falei aqui, não é judiar, pois você pode ir lá quanto quiser, apenas não solte para que ele entenda que é ali que precisa fazer. Ele ainda vai errar, vai fazer seu xixi e seu cocô na sua sala e quarto, de bronca, mas nunca, nunca bata com força. Eles são muito mais frágeis do que você imagina.

Passada a fase do xixi e cocô, é só alegria, pois ele poderá ficar solto com você. Aqui é apartamento, e a única restrição que temos com a Lika é o Banheiro, e ela normalmente respeita, o resto ela pode andar.

Vamos falar um pouco de comida?

Quem não gosta de comer?

Acho que todo mundo né? E isso inclui seu cão!!!

Se você só der ração para ele, ele jamais irá te pedir comida, mas como sei que isso não vai acontecer hahaha, se prepare para ver um bichinho com cara de pidão toda vez que você for comer.

Eu vou fazer a parte 3 do post sobre comidas, para que saiba pelo menos o que eu descobri do que pode e não pode dar.

Mas vamos por partes, afinal você já escolheu seu Bichinho, e agora já conseguiu fazer ele usar o lugar certo, então o próximo passo é as Comidas, Brincadeiras, Cuidados e a gente vai contar tudo pra vocês.

Enquanto o novo post não sai, brinque bastante com seu animalzinho, eles crescem rápido e são bem curiosos, cuidado com coisas que eles possam por na boca, você vai ficar espantado com a quantidade de coisas que ele achou que você não tem a menor ideia de como aquilo tava ali hahahaha

Abraços

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.