No desenho animado “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, Max, Duke e a sua turma aproveitam o “tempo livre” quando os donos saem para trabalhar, cada um de um jeito. Assaltam a geladeira, mexem nas coisas do dono, ouvem heavy metal e até jogam videogame. Ficção à parte, na vida real a história é diferente, e é preciso ter alguns cuidados na hora de deixar os pets sozinhos em casa.

“O importante é proporcionar bem-estar ao bichinho, criando uma rotina para deixá-lo tranquilo e sossegado, sem ansiedade, estresse ou euforia”, afirma a médica veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz. Para isso, ela recomenda dedicação dos tutores ao pet, mesmo que por um curto período do dia. “Em casa, a família deve deixar um pouco o celular de lado e dedicar parte do tempo livre aos bichinhos”. Confira a seguir as orientações da Dra. Karina:

8 dicas para deixar os pets sozinhos em casa

  1. Desde filhote, o dono deve ensinar o pet a ficar sozinho. É assim que se condiciona o comportamento do bichinho. Ele pode chorar no início, mas deve ser educado desde cedo.
  2. No começo, evite despedidas para que o animal não perceba que você está saindo de casa. O ideal é sair sem que ele veja, como se fosse algo comum, e evitar chamá-lo. Também não faça festa ao chegar.
  3. Deixe os brinquedos em local acessível para que ele possa brincar. Além das bolinhas e pelúcias, existem alguns onde é possível esconder a ração ou petiscos, entretendo o pet até que descubra uma forma de conseguir a comida escondida.
  4. Leve o pet para uma caminhada, de preferência, antes de sair para trabalhar. É uma forma de reduzir a ansiedade do bichinho que, cansado, irá aproveitar as horas em que você está fora para dormir e descansar.
  5. Evite deixar o pet confinado em um lugar pequeno demais. Em um espaço maior ele poderá caminhar e se entreter com mais facilidade e conforto.
  6. Alguns cães gostam, assim como os gatos, de passar o dia na janela, observando a rua. Se tiver uma tela de proteção e o espaço for seguro, deixe o bichinho ter acesso a área. Também é uma forma de fazer com que fique menos entediado.
  7. Se for preciso, deixe a TV ou o rádio ligado, pois o som ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade do pet por estar sozinho.
  8. Também é interessante colocar uma peça de roupa do dono perto do pet, para que ele sinta o seu cheiro e fique mais tranquilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.