Tempo para Leitura: 3 minutos

A Visa e a Samsung anunciaram hoje uma aliança global que une a expertise em pagamentos da Visa, à liderança em tecnologia para dispositivos móveis da Samsung – uma aliança com potencial para acelerar substancialmente a disponibilização de pagamentos móveis no mundo.

Pelo acordo, as instituições financeiras que estiverem planejamento lançar programas de pagamento móvel poderão usar o Visa Mobile Provisioning Service[1] para baixar, com segurança, as informações da conta de pagamento em dispositivos Samsung equipados com a tecnologia NFC. Além disso, a Samsung se comprometeu a inserir o applet (miniaplicativo) Visa payWave em todos os seus dispositivos móveis com tecnologia NFC. O Visa payWave é o applet de pagamento móvel da Visa que permite que os consumidores façam pagamentos apenas aproximando seus dispositivos móveis de um equipamento de leitura.

“Dispositivos Samsung equipados com a funcionalidade de pagamento Visa serão sem sombra de dúvida um produto poderoso – especialmente em mercados onde pagar com um dispositivo móvel já está se tornando algo comum”, diz Jim McCarthy, diretor global de produtos da Visa Inc., que complementa: “Entretanto o segredo para tornar os pagamentos móveis amplamente disponíveis mundialmente é oferecer às instituições financeiras uma forma segura de munir milhões de smartphones com as informações da conta de pagamento – e é exatamente isso que a Visa e a Samsung estão prontas para entregar.”

“A Samsung tem sido uma pioneira em dispositivos NFC desde 2005, e agora, está liderando a viabilização dos pagamentos móveis. A parceria com a Visa é um passo em direção a uma plataforma de pagamento móvel global”, diz Dr. Won-Pyo Hong, presidente e diretor da unidade de negócios Media Solution Center da Samsung Electronics. “Acreditamos que temos uma proposta de valor de peso para as instituições financeiras; em última análise, ela dará ao consumidor a opção do pagamento via NFC.”

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é um padrão de comunicação global que permite que dispositivos móveis se comuniquem, de forma segura, com um terminal de pagamento. A empresa de pesquisa ABI Research prevê que um total de 1,95 bilhão de dispositivos equipados com a tecnologia NFC serão vendidos em 2017[2]. A aliança global Visa e Samsung é a primeira do gênero entre uma líder na fabricação de celulares com NFC e uma rede de pagamento, e está abrindo caminho para a implementação de programas de pagamento móvel em grande escala. As áreas iniciais do compromisso firmado entre as duas companhias incluem:

  • Aliança Estratégica Global

Visa e Samsung assumiram o compromisso de trabalhar conjuntamente para que a próxima geração de dispositivos móveis Samsung incorpore a tecnologia de pagamento Visa, e de trabalhar em parceria com as instituições financeiras a fim de acelerar a disponibilização de soluções de pagamento móvel globalmente.

  • A Samsung fará a ligação com o Mobile Provisioning Service da Visa

Para que as instituições financeiras tenham a possibilidade de lançar programas de pagamento móvel (NFC) em grande escala, a Samsung oferecerá aos bancos a capacidade de carregar as informações da conta de pagamento em um chip seguro, disponível nos dispositivos da Samsung, utilizando o Mobile Provisioning Service da Visa[3] e o Samsung KMS (Key Management System) – serviço que cria domínios seguros de armazenamento de dados para os emissores.

  • A Samsung terá uma licença global para usar o Visa payWave 

Alguns dispositivos móveis de última geração da Samsung equipados com tecnologia NFC já virão com o applet Visa PayWave para celulares previamente carregado em elemento seguro. Esses dispositivos sairão da fábrica prontos para serem personalizados com as informações da conta de pagamento Visa – um processo fácil que os consumidores conseguirão iniciar utilizando o aplicativo de pagamento móvel fornecido por sua instituição financeira.

Durante o Mobile World Congress 2013, que ocorre em Barcelona de 25 a 28 de fevereiro, a Visa demonstrará o funcionamento do Visa payWave para celulares e como o Mobile Provisioning Service pode ser usado pelas instituições financeiras para carregar, de forma segura, as informações da conta de pagamento nos dispositivos móveis Samsung com tecnologia NFC. Para mais informações, visite o espaço da Visa no Mobile World Congress, no Hall 6, estande 6E40.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.