A VW entre os fabricantes grandes nacionais, foi praticamente a ultima delas que reformulou seu portfólio e também a forma como interagir com o consumidor.
Isso é ruim?
Depende, se por um lado ela demorou alguns anos para entrar nesse mercado, o que pode ter representado ter perdido uma % de clientes, por outro lado ela pode ver com calma o que seus concorrentes fizeram e deu certo e errado, e criar algo que apesar de não ser único, fez de uma forma mais prática e funcional para o consumidor. Sabe aquela história de ser o primeiro nem sempre é o melhor? Bom eles realmente tiraram vantagem disso.
Pude testar em um evento feito hoje (20) em São Paulo, tanto a navegação pela tela, como pelos óculos virtuais, e achei muito fácil e interativo. Bem melhor do que navegar pelo site, pois ali, na tela, podemos fazer algumas mudanças e ver com mais facilidade, já que temos uma tela de 55 polegadas bem na nossa frente.
depois de escolher o modelo, o cliente pode utilizar um óculos VR, e conhecer o carro por dentro, como se tivesse no carro, de forma fácil apenas apontando a “mira” para os locais pré-determinados, e pode ver cada detalhe do carro, está muito bem montado, e o mais importante, o sistema é rápido, não toma muito tempo do cliente. é simples de usar, funciona bem e é suficiente para o cliente conhecer o carro, as fotos são extremamente fieis ao que você irá encontrar no carro de verdade.
Alem de poder ver os modelos e suas variações na tela, ao mesmo tempo já temos valores e forma de financiamento direto na tela, sem precisar falar com um vendedor, apesar de que o vendedor está ajudando na navegação, ele não precisa interagir o tempo todo com o cliente, deixando mais liberdade para que possamos ver os carros e depois sim, iniciar uma conversa com o vendedor.
Alem dos aplicativos para o celular que ajudam o proprietário encontrar um eventual problema, agendar visitas entre outras coisas.
Achei interessante o aplicativo meu VW, onde através de um receptor BT conectado ao ODBII do carro, temos várias informações do mesmo, e de como estamos dirigindo, e fiz a pergunta sobre os dados, segundo a fabricante os dados ficam apenas no celular e eles não tem acesso. Mas me disse também que alguns dados são coletados para melhorar a experiencia, mas de modo anonimo.
Uma coisa que percebi em 2017, quando fui comprar o carro, era a falta de informação dos vendedores, ok, eu gosto de carros, e escrevo sobre eles, mas muitas coisas eu perguntava e percebia claramente que o vendedor estava enrolando, pois não sabia a resposta.
Hoje, me mostrei interessado no T-Cross (ok eu realmente tinha ficado interessado) Já tinha lido sobre o modelo, e o vendedor aproveitou meu interesse para tentar uma venda, óbvio, já que dei espaço para isso.
Mas fiquei surpreso com a qualidade do atendimento, ele conhecia o carro, ele sabia falar do carro, e não porque leu um papel, mas porque ele realmente teve acesso ao carro e aprender sobre suas funções. Sem contar que foi extremamente atencioso e em nenhum momento tentou me cortar da conversa.
Não fechamos negocio, como sempre o que querem pagar no nosso carro é um valor que até ofende haha, mas gostei do carro, e vou receber um para testes onde eu vou poder satisfazer minhas curiosidades do carro, e poder escrever aqui.
Pensando no novo perfil de consumidor, que busca conveniência e conectividade, a empresa vive um momento especial, de construção de uma Nova Volkswagen. Nesse contexto, foi criada a nova área de Digitalização e Novos Modelos de Negócios, que atua em parceria com diversas áreas da empresa, como TI, Vendas, Pós-Vendas, Engenharia, Qualidade, Finanças, Marketing, entre outras, com a missão de repensar o modo como as pessoas se relacionam com os carros.
“Nosso desafio é trazer soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, seja no momento de compra do seu carro, como no seu relacionamento com o produto no dia a dia”, afirma o Gerente Executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen América do Sul, Fabio Rabelo.
Em sinergia com a área de Estratégia de TI, Processos e Sistemas da empresa, estão sendo desenvolvidas inovações que já foram replicadas em outros países.
“Como se tratam de projetos inéditos, sem base de comparação, trabalhamos em todas as fases do projeto em conjunto com as áreas de negócios envolvidas, assegurando que a solução seja robusta, segura e principalmente intuitiva para o usuário final”, pontua José Roberto Giro, Gerente Executivo de Estratégia de TI, Processos e Sistemas.
Concessionária Digital Volkswagen
O novo formato de Concessionária Digital da marca é um exemplo desta transformação. Até o final de 2019, cerca de 100 pontos de venda no Brasil estarão equipados com ferramentas digitais inovadoras que permitirão ao cliente vivenciar uma nova experiência com a VW. Atualmente em fase piloto, o projeto também será replicado em países da América Latina, como Argentina, Chile e Uruguai ainda no primeiro semestre desse ano.
Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão ‘entrar’ em todos os veículos do portfólio VW. Tótens e tablets mostrarão todos os detalhes e diferenciais dos carros, condições de compra e financiamento no aplicativo Saiba Mais Volkswagen.
No futuro, esse modelo poderá proporcionar concessionárias mais enxutas (a partir de 90 m²) e com a presença da Volkswagen nas regiões mais nobres e altamente valorizadas.
“VW Connect”: plataforma digital que conecta informações do veículo em um aplicativo para smartphone
A plataforma digital “VW Connect” é a primeira a conectar as informações do veículo em um aplicativo na América do Sul. A plataforma que faz parte da série do T‑Cross Highline, também será oferecida como um acessório na rede de concessionárias da marca a partir de junho. O T‑Cross é o primeiro carro a trazer essa tecnologia na América Latina. Para as pessoas que desejarem comprar como acessório, o VW Connect funciona em todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo). Por meio de um DataPlug conectado na porta “OBD2”, o “VW Connect” reconhece a tecnologia e, via Bluetooth, passa a abastecer o app com informações do veículo.
O aplicativo disponibiliza informações de quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível (de cada trajeto). Além disso, monitora o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo, facilita a vida do condutor com a opção “localizar veículo”, mostra a rede de concessionárias no trajeto, controla os períodos de revisão e, em caso de avaria ou de acidente, contata diretamente o VW Service 24h. Ou seja, facilita a vida do consumidor. Inicialmente disponível aos brasileiros, o sistema deve chegar na Argentina em maio e em outros países da América Latina no segundo semestre.
Inteligência artificial: todo o conteúdo dos manuais dos modelos Virtus, Tiguan Allspace, Novo Jetta e T‑Cross
Além do “VW Connect”, o manual cognitivo responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro, além de permitir, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência. Com sistema IBM Watson, a tecnologia está presente no Virtus, Tiguan Allspace, Novo Jetta e T‑Cross e permite uma nova forma de interagir com o veículo e uma nova experiência tecnológica.
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC). Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
O Manual Cognitivo já realizou aproximadamente 110 mil interações e fala português e espanhol, respondendo um total de 13 mil perguntas cadastradas em sua base de dados. Além do Brasil, o sistema está disponível também em 8 países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Chile, entre outros.
Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si durante lançamento da concessionária digital.
Na concessionária digital, por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão ‘entrar’ em todos os veículos do portfólio VW
Nas TVs com tela touch de 55 polegadas contarão com o recurso de “Configurator”, onde o cliente pode montar o carro dos sonhos.
Plataforma digital “VW Connect” é a primeira a conectar as informações do veículo em um aplicativo na América do Sul.