Tempo para Leitura: 2 minutos

A Volvo planeja instalar o Google Maps, o Google Assistente e outros serviços em seus painéis, oferecendo a funcionalidade, independentemente do tipo de smartphone. O novo recurso foi anunciado na véspera do Google I/O 2018, o evento anual de desenvolvedores da gigante de buscas.

O acordo entre a empresa e a montadora terá vários aplicativos e serviços do Google serem colocados no carro de maneira mais integrada. Talvez o mais útil, o Google Maps irá alimentar o sistema de navegação da Volvo.

Ele oferecerá dados de tráfego em tempo real e atualizações de mapas, incluindo as sugestões proativas de mudança de rota com as quais estamos familiarizados no Google Maps em smartphones.

Quanto ao Assistente do Google, isso funcionará como o ajudante virtual dos carros. A interface de voz poderá enviar mensagens e controlar músicas, mas também alterar as configurações de outros recursos do carro, como o sistema de ar-condicionado.

As integrações se baseiam no anúncio de E/S do ano passado de que a Volvo usaria o Android para sua plataforma de infotainment de próxima geração.

O Sensus, como é conhecido o sistema, é executado em uma tela sensível ao toque grande, com aspecto de retrato, incorporada no painel de instrumentos dos carros da Volvo. A versão atual é usada para controlar mídia, HVAC e navegação, bem como acessar um pequeno número de aplicativos.

A Next-gen Sensus, no entanto, vai ter muito mais aplicativos para usar. Além do Maps e do Assistente, a Google Play Store também será carregada. Isso abrirá as portas para milhares de outras aplicações prontas para carros, que aproveitarão a conectividade 4G LTE integrada dos carros. Entretanto, as funcionalidades mais frequentes e as atualizações de segurança ajudarão a fechar a porta a preocupações relacionadas com hackers e software desatualizado.

Ainda assim, não espere receber isso no seu painel em breve. A Volvo fará uma prévia da próxima geração do Sensus esta semana, na I/O 2018, mas não será lançada por algum tempo.

Os primeiros carros com infotainment baseado no Android “serão lançados daqui a alguns anos”, disse a montadora sueca hoje. Não está claro se a atual geração do Sensus suportará atualizações para a nova versão baseada no Android, embora, dada a prática usual da indústria automobilística, suspeitássemos que isso não seria possível.

No momento, então, ficamos com o atual infotainment de smartphones da Volvo. O Sensus existente tem suporte ao Android Auto e ao Apple CarPlay, embora os sistemas baseados em projeção sejam relativamente limitados e dependam de um smartphone conectado em comparação com o que a Volvo e o Google têm em mente para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.