Fazer review de Webcam, não é algo muito fácil, principalmente escrever né, vídeo seria mais fácil, mas muita gente assiste vídeos com resolução mais baixa, logo não teria sentido eu falar em qualidade, se a pessoa assiste em baixa.

Então resolvi escrever mesmo hahaha.

Como faço lives de jogos de corrida, com um simulador de movimentos, câmeras são importantes, MUITO importantes, pois uso uma no pé, uma para a cabeça, uma para o volante e uma para o simulador, ou seja, 4 câmeras.

Há é simples, só conectar tudo e pronto. É adoraria se fosse tão simples assim.

Para fazer as lives, eu travo o FPS no monitor em 144, e na live em 60 e ai começa os problemas, muitas câmeras são vendidas como Full HD, é até verdade, mas várias, e eu testei, não conseguem nem chegar e manter 30 FPS.

FPS são frames por segundos, ou seja, quantos quadros por segundo a imagem vai transmitir, em jogos de corrida por exemplo, tem o FPS abaixo de 60, causa borrão na tela, o que é péssimo tanto para jogar como para transmitir.

E quando vamos para as câmeras, todas elas precisam estar em sincronia, preciso que todas “falem e mantenham o FPS estável”

Porque?

O que acontece é que se as câmeras tiverem cada uma um fps diferente, ao longo da live por exemplo, as minhas 3 câmeras que mostram o volante, irão mostrar em momentos diferentes.

Se eu viro para a esquerda por exemplo, terei as câmeras virando cada uma no seu tempo e isso prejudica a experiência de quem está assistindo, igual quando você assiste um filme que está fora de sincronia e a boca se mexe diferente do que você está escutando, agora imagina 3 câmeras fazendo isso, cada uma no seu tempo. Não rola.

Testei vários modelos de chinesas até marcas conhecidas, e no meu caso, eu precisava de uma câmera que pudesse acompanhar as minhas outras 2. uma Logitech C920 1080P e a minha Obsbot 4K.

A câmera do pedal é uma chinesa genérica, e por ser apenas para mostrar os pés, ela consegue manter o padrão das duas acima em fps, mas não precisa estar em sync perfeito.

Bom a terceira câmera era um problema, testei várias marcas, e todas que falavam 1080P, os FPS nem chegavam a 15 fps, ou seja, eu fazendo em 60 FPS e a câmera menos da metade, impossível.

Só para esclarecer um pouco mais, como o jogo na transmissão fica em 60 FPS, se a câmera for de 30 para baixo, quando o volante do carro se mexe para uma curva, a câmera ira demorar para fazer o mesmo movimento, o que tira a experiência da pessoa ver o simulador funcionando em tempo real com o jogo, por isso a importância delas todas estarem funcionando igual.

Já estava perdendo a esperança, e pensando, única forma vai ser comprar uma câmera cara, droga, não tô podendo gastar quase 1000,00 em uma webcam.

E ai a Intelbras me mandou a webcam deles, pensei na hora, mais uma que vou tentar e deve ser abaixo de 30 fps em1080P.

Ok, vamos lá. A primeira coisa que gostei foi o acabamento, ela é bonita, simples e com um bom tamanho.

Vem com um cabo micro usb destacável, ou seja enquanto a maioria das câmeras o cabo vem preso ao corpo dela, na da Intelbras eu posso soltar, trocar por um maior, e até para guardar ajuda muito, pois não tem que enrolar o cabo nela.

Bom, vamos aos testes de forma independente, testei no meet, no skype,no Zoom, e ela era ótima, boa qualidade de imagem, de cores e tempo de resposta extremamente alto, fiquei surpreso, vou falar que ela é melhor que a da Logitech que tenho aqui nesse sentido.

o ponto negativo é que ela não da Zoom, e isso seria bacana, pelo menos uns 2x. mas posso falar que é o único ponto negativo que encontrei nela.

Bom vamos testar na live, que é o foco que ela será exigida.

Streanlabs aberto, abro um objeto e coloco ela, como faço com todas as câmeras, deixo o FPS em cravado em 29,9 em vez de 30, deixo apenas o jogo em 60 cravado.

Um detalhe, a transmissão precisa ficar entre 50 a 60 FPS, menos que isso fica travando,  jogo mais 4 câmeras é um belo problema para manter isso. com outras câmeras testadas, o FPS caia para 25 ou menos, e eu descobri que era porque a Câmera que não conseguia fazer em 30, jogava para baixo a transmissão.

Bom botei a coitada da câmera em 29,9, já esperando ela cair para abaixo de 20, depois de 8 modelos testados, eu não botei fé hahaha

E ai meus amigos, a surpresa, ela aceitou os 29,9 FPS e melhor ela MANTEVE e ainda mantem isso todos os dias nas lives, ela não caiu 1x a qualidade, não travou, não picotou imagem, e eu gostei tanto, que eu tirei a c920 como a câmera que estava de frente, e coloquei ela, ou seja, eu tirei a câmera principal, e a da Intelbras virou a principal câmera.

Gostei demais do produto, é melhor que todas as câmeras que eu tenho aqui, só perde para a da Obsbot, mas porque essa é 4K.

Então posso falar sem nem pensar duas vezes, que se você estiver precisando de uma WebCam, boa de verdade, mas com um preço justo, nem perde tempo procurando, a CAM-1080P da Intelbras vai resolver seus problemas.

Áudio com tecnologia Beamforming, Tecnologia que concentra a captação de áudio no ponto focal, proporcionando um som mais nítido e com menos interferência do ambiente.

Eles falam que ela é 30 FPS, mas nos meus testes ela aceitou 59,9 FPS e manteve isso durante as lives, entre 55 a 59,9, algo muito bom, mas não sei se estraga a câmera, mas 30 FPS é o suficiente para tudo que precisa fazer.

O Microfone é limpo, claro e sem ruídos e as cores são bem balanceadas, eu realmente gostei do produto.

Tem janela embutida para que você possa fechar a lente e evitar sem querer ligar a câmera, e ainda tem um led, que vermelho mostra que a câmera está desligada e Azul está funcionando.

E você deve estar falando, e o preço? É a melhor parte, você acha ela por menos de R$ 400,00, achei ela por R$ 329,00 e nessa faixa de preço eu garanto que não vai achar nenhuma webcam que preste.

Bom espero que tenham gostado do post e vou deixar o link para que vocês possam ver na Intelbras.

https://intelbras.com/pt-br/webcam-full-hd-cam-1080p

Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui