Tempo para Leitura: 4 minutos

Bom já tem uns dias que eu estava pensando com meus miolos para escrever esse post, mas ontem percebi MESMO o quanto precisava escrever hahahahahaha.

Bom vamos lá, o quanto a gente depende da tecnologia e como ficamos sem ela?

Acho que nem percebemos o quanto usamos e dependemos dela, mas no domingo quando a luz acabou, percebi isso, e não sei até que ponto isso é positivo.

A gente não percebe, mas praticamente usamos o tempo todo algo que usa energia, mas quando ela acaba, bom pelo menos comigo é algo muito chato e ruim, pois me sinto perdido hauhauhauhauhau.

Ficar sem luz, sem TV, sem Internet, é algo complicado pra mim, pois como eu praticamente vivo e respiro tecnologia eu dependo da energia para trabalhar, e até se divertir.

Agora o quanto isso é saudável ?

Para a gente tentar entender, vamos voltar no tempo um pouco, ok ok muiiiiiiiito no tempo, vou voltar pelo menos uns 23 anos no tempo, para o ano de 1989, praticamente o ano que as coisas mudaram.

Mas nessa época o que tínhamos?

TV, Video Game, Video Cassete, e no máximo uns walkman para escutar musicas certo ? sendo esse ultimo a pilha.

Quem aqui nao se divertia com um Atari, Odissey, um Super Nintendo ou Mega Drive ? ou assistindo Caverna do Dragão ?

Ou esperava o fim de semana para poder ir brincar com seus amigos de rua. ou brincar com seus COMANDOS EM AÇÕES e para as meninas tinha a BARBIE e o KEN, e qual menino que tinha uma irma, e ela tinha o carro da Barbie, não era doido para pegar esse carro e bater ele para arrumar depois hahaha, sim meninos tinham o habito de quebrar os carrinhos para poder arrumar depois.

Um tempo em que todos eram mais sociáveis  pois queriam estar com pessoas, mesmo porque a tecnologia que tínhamos  não fazia ninguém se isolar do mundo, ir ao cinema significava passear no shopping, ficar na fila para comprar seu ingresso, e correr pra fila para tentar pegar um bom lugar na sala.

O tempo passou e as coisas foram mudando, e vamos também acelerar o tempo afinal esses bons tempos ficaram só na lembrança, infelizmente.

Voltamos para 2012, e o que tempo ?

Internet rápida, Celulares, Tv com internet, GPS, Video Games modernos, Tablets, aplicativos que fazem a nossa compra do ingresso do cinema, inclusive com lugares marcados, aplicativos para pedir comidas, e etc.

A Tecnologia chegou e trouxe com ela algumas coisas, nosso sedentarismo, e também algo cada vez mais comum, o ISOLAMENTO SOCIAL.

Hoje é comum e cada vez mais, a gente estar em algum lugar, cheio de pessoas conhecidas, e todos estão ali, focados em seus aparelhos, e eu mesmo me peguei fazendo isso.

Em um evento recente, estávamos todos sentados em uma sala, e quando percebi, todos, e eramos uns 12, mas todos estavam fazendo a mesma coisa, olhando para suas telas, cada um em seu mundo, e a sala em um silencio total.

Mesmo em casa, muitas vezes me pego sentado ao lado de minha esposa, e estou no celular, as vezes ela também  mas por sorte ela não mergulhou nesse mundo, ainda tem chances de ser uma pessoa normal, que tem uma vida social um pouco mais ativa, sem tanta tecnologia.

Mas a grande maioria, e até mesmo muitos de vocês que neste momento estão lendo aqui o que escrevo, fazem o mesmo que eu e milhares de pessoas, vivem em um mundo diferente, para muitos, somos meio malucos, para nós é algo natural. mas que talvez esteja na hora da gente rever, pelo menos parte disso.

A 20 anos eu pesava 55 kilos, jogava futebol, ia viajar com amigos para passear nos lugares, para jogar mais futebol ou fazer qualquer coisa em turma, hoje 20 anos depois, peso 100 kilos, estou com uma bela barriga, abandonei o futebol, e quando viajo com os amigos, assistimos filmes em boxee, mas pelo menos ainda sentamos e comemos juntos, e conversamos um pouco, ainda temos um pouco de vida social, mas nem de perto o que tínhamos anos atras.

A Tecnologia trouxe muita coisa boa, mas ao mesmo tempo faz um mal enorme, que não percebemos, que chega em silencio. Eu percebi, mas ainda nao tive forças para mudar isso, mas irei tentar, pelo menos reduzir em uns 30% o que faço quando estou fora de casa com tecnologia.

Eu, quando viajo, nunca esqueço, carregadores, celulares, hd externo com filmes, um computador, cabos HDMI, e qualquer coisa que eu ache que possa me fazer quando viajo, sentir um pouco mais de conforto, mas isso me faz ao mesmo tempo me isolar das pessoas, pois acabo preferindo ficar com os brinquedos do que com as pessoas, e nesse Natal, ainda vou levar algumas coisas na viagem, mas vou tentar, mesmo sabendo que é difícil  ficar um pouco mais com as pessoas, afinal o mundo é feito de pessoas e não de máquinas.

A Tecnologia engorda huahauhahau, serio, eu engordei muito por causa dela, pois posso pedir tudo em casa, hoje já temos mercados que entregam em casa, só comprar pela net, mas resolvi que isso não pretendo fazer, pois ai sim posso decretar praticamente o fim da vida social.

Está na hora da gente repensar um pouco o uso da tecnologia, pois cada vez mais estamos cada vez menos interagindo com pessoas, e ficando cada vez mais com as maquinas, cada vez menos escrevemos ou fazemos contas, e se continuar nesse ritmo, como será que nossos filhos ficarão ?

Já irão nascer. alias já estão nascendo em um mundo totalmente diferente, muito anti social, e se a gente não der o primeiro passo, não sei mesmo qual será o futuro dessa garotada, que jamais irão brincar de bola, que nunca ficarão na rua batendo papo com amigos, que não irão planejar uma festa entre amigos apenas pelo prazer de estar com eles.

Vejo um futuro bem chato, de verdade, mas eu irei tentar dar uns passos diferentes em 2013, é uma promessa, não irei abandonar a tecnologia porque amo falar dela, mas irei pelo menos quando estiver fora de casa ou do trabalho, tentar ser um SER HUMANO, independente, e não uma pessoa totalmente dependente de uma tela.  🙂

Bom eu resolvi pelo menos arrancar a barriga na marra hauhaua, e hoje dia 17/12 já estou com 89 kilos, com meta de chegar aos 70 até julho do ano que vem, e se vou conseguir, não tenho ideia  mas confesso que já me sinto bem melhor do que antes.

E vocês??

3 COMENTÁRIOS

  1. Exatamente isso a maioria das pessoas acabaram virando um autista virtual, por que ficam apenas no mundo virtual dele sem interagir com as outras pessoas ate mesmo dentro da família, a tecnologia faz bem e qual o limite de ser prejudicial?

  2. Ótima reflexão, tomei consciência disso há algum tempo e quando saio procuro deixar o smartphone na bolsa para me dedicar as pessoas reais!
    Também engordei neste tempo e já consegui me livrar de 20 kgs.
    Bora lá viver a vida real!

    Bjus

  3. Tem aquele filme com oooooo…. esqueci o nome do ator…. AH Bruce Willis… o SURROGATE !!! Eh bem pra esse lado ai que vc falou ! Recomendo !!!!

    Abcs e parabens pelo otimo trabalho ! Acompanho sempre !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.